segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasileiros já sabem as pedreiras que terão pela frente no Mundial de judô

Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Leandro Cunha serão os primeiros a brigar por medalhas nesta terça, em Paris. Competição vai até o próximo domingo

Por Alfredo Bokel Direto de Paris, França
O imponente Hotel de Ville abriu as portas do seu salão de festas nesta segunda-feira para o sorteio das chaves do Mundial de judô, que será disputado em Paris desta terça até o próximo domingo. Os 19 integrantes da seleção brasileira – 11 homens e oito mulheres – já sabem as pedreiras que terão pelo caminho na briga por medalhas e por pontos fundamentais na busca da vaga para as Olimpíadas de Londres.
Mundial de judô em Paris Sorteio Chaves (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)O sorteio das chaves foi na suntuosa sede da prefeitura de Paris (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)
Os quimonos deram lugar a ternos, gravatas, sapatos, e um tatame modernizou a decoração renascentista da sede da prefeitura de Paris na primeira atividade oficial do Mundial. O resultado do sorteio agradou aos elegantes Ney Wilson, coordenador técnico da seleção brasileira, e Rosicleia Campos, técnica da equipe feminina.
- Será pedreira. Uns caíram em boas chaves, outros nem tanto. O caminho mais duro é o do (peso-pesado) Daniel Hernandes, que vai pegar o campeão Teddy Riner - admitiu Ney.
Mundial de judô em Paris coordenador ney wilson rosicleia campos (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Ney e Rosicleia brindam pelo sucesso da seleção
brasileira (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)
- Gostei do sorteio. Nesse Mundial, que é o mais forte da história do judô, até que as meninas não pegaram as piores adversárias de cara. Vim para o sorteio já com espírito de competição, porque tudo começa aqui - disse Rosicleia.
Nesta terça, o Brasil briga por medalhas em três categorias: na ligeiro, com Sarah Menezes e Felipe Kitadai, e na leve, com Leandro Cunha. As eliminatórias começam às 9h (4h de Brasília) e as finais serão disputadas a partir das 15h30 (10h30 de Brasília).
- A Sarah é forte candidata ao pódio por ser cabeça de chave e ter, teoricamente, o caminho menos difícil. O Felipe é novo na equipe, ainda lhe falta força física e experiência. Esse ainda não é Mundial dele, mas pode surpreender. Ele já ganhou inclusive do japonês Tadahiro Nomura, ícone do judô mundial, tricampeão olímpico. Já o Leandro terá uma primeira luta difícil, mas ele é o vice-campeão mundial, é o cara. Passando dessa primeira, ele ganha um gás. É luta para abrir as portas – analisou Ney.
Técnica e 'costureira'
Rosicleia costura quimono de Flavio Canto (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)Rosicleia dá um trato no quimono de Flavio Canto
(Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)
Pela manhã, dezenas de atletas do mundo todo dividiram o mesmo tatame do Palais Omnisport Paris Bercy, num treino que já deu para sentir o clima de competição. Entre golpes, alongamentos e toda aquela movimentação frenética de judocas, Rosicleia, sentada num cantinho, atacava com uma tesoura de costura. Ela estava ajeitando o quimono de Flávio Canto, mostrando que não basta ser técnica.
- Sou pau para toda a obra. Costurei também o quimono da Mariana (Silva) e furei meu dedo. Melhor acontecer comigo que com ela, não é? – brincou.
No palco principal, onde vão acontecer as lutas para um público de 17 mil pessoas, uma banda passava o som tocando clássicos do rock, enquanto funcionários davam os últimos retoques para que tudo esteja pronto nesta terça. Aí será para valer. A competição, que vai receber 880 atletas – 524 homens e 356 mulheres – de 132 países, será transmitida ao vivo pelo SporTV.
Confira quando cada brasileiro luta no Mundial de Paris:
23 de agosto: (60kg/66kg/48kg - Felipe Kitadai / Leandro Cunha / Sarah Menezes)
24 de agosto: (73kg/52kg/57kg - Bruno Mendonça / Erika Miranda / Rafaela Silva e Ketleyn Quadros)
25 de agosto: (81kg/63kg - Leandro Guilheiro e Flávio Canto / Mariana Silva)
26 de agosto: (90kg/70kg/78kg - Tiago Camilo e Hugo Pessanha / Maria Portela / Mayra Aguiar)
27 de agosto: (100kg/+100kg/+78kg - Luciano Correa e Leonardo Leite / Daniel Hernandes e Rafael Silva / Maria Suellen Altheman)
28 de agosto: Campeonato Mundial por equipes
Mundial de judô em Paris técnico luiz shinorara lean (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)Leandro Guilheiro treina em Paris com o técnico Luiz  Shinohara (Foto: Alfredo Bokel/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário