segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FIA confirma proibição de uso da asa móvel na Eau Rouge durante treinos

Entidade temia que sistema de redução de arrasto, liberado nos treinos livres e no classificatório, aumentasse risco de acidentes no trecho

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a proibição do uso da asa móvel na Eau Rouge, no circuito de Spa-Francorchamps, em razão das preocupações de segurança relatadas por diversos pilotos durante a semana. A curva é considerada uma das mais famosas do automobilismo.
Na Eau Rouge, os pilotos encaram um trecho de subida a aproximadamente 300 km/h sem tirar o pé do acelerador. Havia o temor de que o sistema de redução de arrasto (DRS, sigla em inglês), liberado nos treinos livres e no classificatório, pudesse aumentar o risco de acidentes no trecho.
Eau Rouge - GP da Bélgica (Foto: Getty Images)Eau Rouge é uma das curvas favoritas da maioria dos pilotos de Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Outro fator que influenciou a decisão foi que alguns pilotos confessaram durante a temporada que, em algumas ocasiões após o acionamento do DRS, não tinham certeza se suas asas fechavam corretamente na curva seguinte, o que poderia ser perigoso no trecho em questão. Além disso, o sistema à prova de falhas nos carros, que fecha a asa quando o piloto pisa nos freios, poderia não funcionar corretamente na Eau Rouge devido a sua natureza de alta velocidade.
Este é o segundo trecho em que o uso da asa móvel foi proibido pela FIA na temporada. O primeiro foi no túnel do circuito de Monte-Carlo, em Monaco.
Na corrida, a FIA confirmou que a única zona onde será permitida a utilização da asa móvel em Spa será localizada na reta logo após a Eau Rouge.
Horários GP Bélgica 2011 (Foto: ArteEsporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário