quinta-feira, 10 de março de 2011

Médico da Renault-Lotus afirma que é impossível prever retorno de Kubica

Ricardo Ceccarelli diz que recuperação está boa, mas ainda sem prazos

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Kubica sofre acidente grave durante rali (Foto: EFE)Kubica sofreu acidente grave em rali (Foto: EFE)
Ricardo Ceccarelli, médico da Renault-Lotus, disse que é impossível prever quando Robert Kubica poderá retornar aos cockpits após o grave acidente no rali "Ronde di Andora", em fevereiro. O polonês está se recuperando bem e já disse que planeja retornar à Fórmula 1 neste ano, mas o italiano disse que não há como saber o quanto vai durar a reabilitação.
- Esta é obviamente uma pergunta que não podemos responder. Ninguem pode dizer como ou quando. Só podemos afirmar que os cirurgiões fizeram um grande trabalho. Robert é muito forte e está se recuperando bem. Mas o terceiro fator é a natureza: como ela será com ele? Boa ou não? Rápida ou não? É algo que não podemos prever. Pensamos apenas em dois aspectos positivos: o trabalho feito pelos médicos e Robert, que é forte. O que podemos dizer? Neste ano, no próximo ou em três? Não faz sentido falar isso agora. Não sou mágico. Honestamente, não consigo dizer mais nada além disso - diz Ceccarelli.
Ceccarelli, no entanto, admitiu que está satisfeito com a recuperação após seu acidente, ocorrido há aproximadamente um mês. Os médicos do hospital italiano estão surpresos com a evolução.
- Robert melhora a cada dia. Consigo vê-lo se recuperando fisicamente e psicologicamente muito rápido. Não é uma surpresa para nós, mas para os médicos do hospital em Pietra Ligure é. Isto é uma boa notícia, porque eles estão satisfeitos com a forma que ele está reagindo às cirurgias e às lesões que ele teve. Estamos felizes. São coisas positivas em uma situação traumática.
Apesar de Kubica já estar mexendo os dedos de sua mão machucada, Ceccarelli admitiu que ainda não dá para saber se ela recuperará todas as suas funções. Ele acredita que o polonês não precisará passar por mais cirurgias, mas não afasta a possibilidade.
- Robert está mexendo os dedos, o pulso. Isto é bom, mas não dá para prever mais nada. É impossível dizer se ele terá de passar por novas cirurgias. Ele está indo bem no momento e nenhuma complicação apareceu. Por isso, não estamos planejando nenhuma operação no momento. Não há motivos para pensarmos nisso agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário