sábado, 14 de dezembro de 2013

St-Pierre anuncia pausa por tempo indeterminado e abre mão do título

Canadense diz que não suporta mais lidar com pressão e assédio por ser
campeão. Johny Hendricks e Robbie Lawler disputam cinturão no UFC 171

Por Rio de Janeiro
215 comentários
Georges St-Pierre cumpriu o que prometeu logo após a contestada vitória sobre Johny Hendricks no UFC 167: vai dar uma pausa na carreira por tempo indeterminado. Com isso, aos 32 anos, ele abriu mão do cinturão dos meio-médios (até 77kg) do UFC, que agora está vago. O anúncio foi feito por GSP e pelo presidente da organização, Dana White, durante teleconferência de imprensa na tarde desta sexta-feira. A informação havia sido revelada pouco antes pelo site do canal de TV canadense "RDS".
- Falei com Dana e Lorenzo sobre isso. Luto há muito tempo, são 21 lutas no UFC. Estou lutando em alto nível há muito tempo, lidando com muita pressão e muitas críticas. Sim, decidi que preciso de um tempo "off". Estou deixando vago meu cinturão. Um dia eu posso voltar, mas agora preciso de uma pausa - disse Georges St-Pierre.
George ST-Pierre Coletiva UFC 167 (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre abdicou do cinturão do UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Os fatores que mais têm incomodado St-Pierre, segundo amigos próximos e parceiros de treino, são a pressão e o assédio por ser campeão do UFC e conhecido mundialmente. Ele não tem ficado à vontade mais para dar autógrafos e tirar fotos com fãs o tempo todo, assim como para lidar com a responsabilidade e o peso de ser um dos maiores ídolos do povo canadense.
Durante o anúncio, Georges St-Pierre explicou quando foi tomada a importante decisão e deixou claro que a dificuldade encontrada no UFC 167, dia 16 de novembro, em Las Vegas (EUA) contra Johny Hendricks, não tem relação com a renúncia ao cinturão.
Essa decisão foi tomada antes da luta. Fisicamente estou 100%, mas mentalmente sinto que não posso entrar em outro camp agora, e não sei quando estarei pronto"
Georges St-Pierre
- Essa decisão foi tomada antes da luta. Para toda luta você tem muita pressão nos ombros. Fisicamente estou 100%, mas mentalmente sinto que não posso entrar em outro camp agora, e não sei quando estarei pronto. Tenho que manter o equilíbrio mental. Não quero que o UFC espere por mim, por isso abdiquei do meu título. Um dia vou me sentir bem de novo, aí poderei ser o desafiante. Preciso ter uma vida normal por um tempo. Agora vou seguir treinando, ficando melhor. Muita coisa tem que mudar. Vou poder viver mais a vida normal. A questão é que minha maior qualidade é também um grande problema: fico completamente obcecado por uma coisa. É uma coisa louca. Vou focar mais em coisas normais agora. Se eu voltar um dia, voltarei muito melhor e mais forte - declarou.
Johny Hendricks x Robbie Lawler pelo cinturão da categoria
Com o cinturão dos pesos-meio-médios agora vago, Dana White anunciou durante a teleconferência que Johny Hendricks e Robbie Lawler irão buscar no UFC 171, dia 15 de março de 2014, em Dallas (EUA), o título da categoria até 77kg. Com isso, Jon Jones x Glover Teixeira, que seria a luta principal do card, foi transferido para o UFC 172, ainda sem data e local certos.
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)GSP afirmou que decisão foi tomada antes da luta contra Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Concordo com Georges 100%. Ele disse que tem muitos problemas pessoais com os quais está lidando. Isso está deixando Georges louco. Eu concordo. Se você não estiver dentro disso, tem que ficar um pouco de lado. Acho que foi uma boa decisão - disse Dana, que afirmou ainda acreditar na volta de St-Pierre e contou como foram as reações de Hendricks e Lawler à notícia de que disputarão o cinturão:
- Como eles reagiram a essa notícia... Johny Hendricks foi absolutamente à loucura, e Robbie Lawler foi ao nível de loucura ao qual Robbie Lawler pode ir (risos).
Dana acredita que St-Pierre vai voltar a lutar, mas não pensa que, se o resultado contra Hendricks tivesse sido a derrota em vez da vitória, a decisão do canadense seria outra:
- Eu acho que a decisão seria a mesma. Não tem nada a ver com lutar. São problemas pessoais com os quais ele está lidando.
St-Pierre dá uma pausa na carreira com um cartel de 27 lutas, sendo 25 vitórias e apenas duas derrotas. No UFC foram 21 combates, com 19 triunfos. Ele está invicto há 12 lutas, sendo que as nove últimas foram defesas de cinturão, o qual conquistou pela segunda vez em abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário