domingo, 7 de fevereiro de 2016

"Luta do Século" completa cinco anos. Relembre duelo entre Spider e Belfort

Em fevereiro de 2011, no UFC 126, lutadores brasileiros protagonizaram em Las Vegas, nos EUA, um combate que entraria para a história do MMA mundial

Por Las Vegas

Há cinco anos, dois brasileiros protagonizavam em Las Vegas, capital mundial da luta, um combate que entraria para a história do MMA. De um lado, o então campeão peso-médio do UFC,Anderson Silva, que vinha de sete defesas de título bem-sucedidas e 13 triunfos consecutivos na carreira, além de ser recordista de vitórias e defesas de cinturão no Ultimate. Do outro, Vitor Belfort, ex-campeão da organização em duas categorias de peso diferentes, conhecido pela explosão e agressividade dos golpes. (Veja no vídeo acima reportagem com imagens exclusivas do histórico confronto).
O duelo já havia sido marcado para o UFC 108, em 2 de janeiro de 2010, mas acabou transferido para o UFC 109 por conta de uma lesão de Anderson. Reagendado para o UFC 112, também não chegou a acontecer por conta de lesão, desta vez do “Fenômeno". Quando foi finalmente confirmado para o dia 5 de fevereiro de 2011, gerou tanta expectativa que foi até batizado de “Luta do Século”. 

Quem não gostou muito do casamento do embate, no entanto, foi Spider. Ele e Belfort haviam sido parceiros de sparring e companheiros de treino em 2005, época em que o “Fenômeno” treinou diversas vezes na Black House e na Team Nogueira, equipes de Anderson.

- Faço parte de um time, uma família, que é o Team Nogueira. O Vitor foi muito bem recebido dentro desse time. A gente tem um código de honra que é inquebrável: ninguém luta com ninguém de dentro da equipe - explicou aos jornalistas na época.
Anderson Silva; Vitor Belfort; UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva e Vitor Belfort na primeira encarada em Las Vegas, na semana do UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)


A rivalidade entre os dois lutadores cresceu tanto, que a semana que antecedeu o duelo levou mais de 30 jornalistas da imprensa brasileira para os Estados Unidos.

- Eu nunca vi tantos veículos da imprensa brasileira em Las Vegas. Aliás, nunca vi tantos jornalistas brasileiros em um card do UFC. Não há dúvida de que esse é um evento histórico para o país - disse Ariel Helwani, jornalista do site americano “MMA Fighting”, em entrevista ao SporTV.
PROVOCAÇÕES E CLIMA PRÉ-LUTA
Vitor Belfort; UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort disse antes da luta que Anderson vestia uma "máscara" devido a uma suposta insegurança (Foto: Evelyn Rodrigues)
A torcida brasileira também invadiu a cidade americana e os mais de 10 mil ingressos da arena do Mandalay Bay Hotel e Cassino já estavam esgotados duas semanas antes do evento. A euforia em cima da “Luta do Século” cresceu ainda mais depois da primeira coletiva de imprensa realizada na semana do UFC 126. 
Spider surgiu de óculos escuros e jaqueta de couro e não perdeu a oportunidade de cutucar o rival:

- Se você me perguntar qual é a luta do século, seria eu contra o meu clone. Seria engraçado - disparou.

Belfort só respondeu à declaração no dia seguinte. Após participar dos treinos abertos do evento, ele foi questionado por um jornalista sobre os pontos fortes e fracos do adversário:

- Acho que o Anderson tem muitos pontos fortes, mais pontos fortes do que fracos. Mas ele veste uma máscara daquilo que ele não é. Essa insegurança dele o leva a fazer coisas assim - retrucou.
Anderson treina com o filho Kalyl Silva; treino aberto UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson treina com o filho Kalyl Silva antes do UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)


Spider se apresentou no treino aberto depois de Vitor e roubou a cena ao fazer sparring com seu filho Kalyl, então com 12 anos. No intervalo de um treino e outro, no entanto, o campeão foi abordado por um membro da imprensa brasileira, que perguntou o que ele tinha achado da afirmação de Vitor, de que ele estaria vestindo uma máscara por insegurança. Visivelmente incomodado, o lutador preferiu se desvencilhar da pergunta.
MÁSCARA

Anderson só iria devolver a provocação na pesagem oficial do evento, quando apareceu com uma máscara branca e partiu com tudo para cima de Vitor, dizendo que iria enchê-lo de porrada no dia seguinte.
UFC - Encarada de Anderson Silva e Vitor Belfort (Foto: Getty Images)Anderson usou máscara de grupo de dança em encarada com Belfort (Foto: Getty Images)
- Um dia antes da pesagem, nós fomos assistir a um show do Jabbawockeez, que é um grupo de dançarinos filipinos que são muito fãs do Anderson lá em Las Vegas. Depois da apresentação, eles nos receberam nos bastidores. E eles usam aquela máscara no show, né? Como o Vitor tinha dito que o Anderson era mascarado e eles tinham presenteado o Anderson com duas máscaras, então o Anderson decidiu usar uma delas na pesagem - revela Paulo Bananada, ex-companheiro de treinos de Spider.
O olho no olho entre Anderson e Vitor foi tão tenso que impactou até funcionários antigos da organização, já estavam acostumados com encaradas intrigantes.

- Aquela foi uma das encaradas mais empolgantes, senão a mais empolgante que eu já vi. Foi uma mensagem direta: era uma guerra, mesmo sendo de Brasil contra Brasil - lembra Bruce Buffer, announcer do UFC.

Com a encarada perfeita, a euforia em cima da “Luta do Século” se tornou ainda maior. Mais de 725 mil pacotes de pay per view foram vendidos para o evento, que trouxe até celebridades brasileiras a Las Vegas, como os cantores Sandy, Xororó e Zezé di Camargo.
CHUTE DO SÉCULO
ufc anderson silva vitor belfort (Foto: Agência Getty Images)Chute de Anderson em Vitor Belfort entrou para a história dos melhores nocautes do MMA (Foto: Agência Getty Images)


Com um card que incluía estrelas em ascensão como Demetrious Johnson, Donald Cerrone e Chad Mendes, o UFC 126 chegou ao ápice no momento da luta principal. Pouco antes, a então promessa Jon Jones havia derrotado Ryan Bader com uma guilhotina no segundo round (na coletiva pós-luta, ele seria anunciado como o substituto de Rashad Evans para enfrentar o então campeão meio-pesado Maurício Shogun).

A “Luta do Século” durou exatos 3m25s e acabou com Spider acertando um chute frontal impressionante que explodiu no queixo de Belfort. A imagem, repetida à exaustão em veículos de imprensa do mundo todo, se transformou em um símbolo do esporte e continua influenciando atletas até os dias de hoje.

- Aquela luta entrou para a história, com certeza. Foi um duelo de dois grandes nomes do UFC, dois veteranos. O Vitor com aquele jogo de sempre ir para a frente e usar a velocidade para nocautear seus oponentes, mas o Anderson foi muito mais inteligente, enganou bem olhando para o chão e deu um frontal que ficou para a história com certeza, que aparece até em várias propagandas e nos melhores momentos de qualquer vídeo de MMA. Foi um chute lindo, uma obra de arte daquelas que não tem como esquecer mesmo - afirma Fabricio Werdum, campeão peso-pesado do UFC.
Sandy, Lucas Lima, Noely e Xororó; UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)Sandy, Lucas Lima, Noely e Xororó compareceram ao UFC 126 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apesar de parecer um golpe de sorte, o chute foi muito treinado por Anderson, conforme releva Rodrigo Minotauro, mentor e amigo do brasileiro.

-  Ele realmente treinou, não foi um golpe de sorte, a gente viu que ele treinou muito. Os golpes que o Anderson Silva utiliza nas lutas ele faz no treinamento, faz no vestiário, e realmente conseguiu acertar um lindo golpe que ficou na história como um dos golpes mais assistidos da história do esporte. A importância que essa luta teve para a divulgação do nosso esporte no Brasil foi imensurável. Por isso eu a considero uma das maiores lutas de todos os tempos no MMA - declara o ex-campeão peso-pesado do Pride e do UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário