segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Guia do título: Flu tem 89% de chance de ser tetra em até duas semanas

Na disputa pela Taça Libertadores, outros dois times tricolores estão praticamente certos: Grêmio, com 99,99%, e São Paulo, com 98%

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
262 comentários
A quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está a um ponto percentual de se sagrar campeão brasileiro pela quarta vez. Após o empate por 1 a 1 com o São Paulo, domingo, no Morumbi, o Tricolor contou com a derrota do Atlético-MG para o Coritiba por 1 a 0, em Curitiba, para abrir nove pontos de vantagem e ver suas chances de título pularem de 97% para 99%, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. O Galo agora tem apenas 0,7% de chances de impedir a consagração tricolor. O Grêmio ainda aparece com possibilidades mínimas de 0,3%.
Ainda de acordo com Oswald de Souza, há 89% de chances de o campeão brasileiro de 2012 ser conhecido nas duas próximas rodadas, quando o time de Abel Braga encara, respectivamente, o Palmeiras, em Presidente Prudente, e o Cruzeiro, no Rio. Assim, se o Flu vencer o Alviverde neste domingo, no Prudentão, e o Atlético-MG não ganhar do Vasco em São Januário, o Tricolor conquistará o Brasileirão com três rodadas de antecedência. Mesmo em caso de empate, o time carioca poderá levantar a taça. Mas, neste caso, precisa também que o Grêmio não vença o São Paulo no Olímpico.
Independentemente de o título sair ou não na 35ª rodada, o Fluminense já igualou a melhor campanha de uma equipe na era dos pontos corridos. Assim como o São Paulo em 2007, o time chegou a 73 pontos após a 34ª rodada, com os mesmos 71,6% de aproveitamento. E o time das Laranjeiras tem a chance de superar esta marca, uma vez que naquele ano o Tricolor paulista conquistou apenas quatro pontos (uma vitória e um empate) nas últimas quatro partidas.
classificacao_2012_G4-34-2 (Foto: infoesporte)
Libertadores: só uma vaga em disputa
E por falar em São Paulo, o time paulista ficou bem perto de confirmar a classificação para a Libertadores do ano que vem. Após o empate com o líder, o Tricolor paulista chegou a 59 pontos, ganhou um ponto percentual e agora aparece com 98% de chances, de acordo com Oswald de Souza.
Com a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta no Olímpico, o Grêmio, que já tinha 98% de chances, agora tem nada menos do que 99,99% - a probabilidade de ficar sem a vaga é de uma em 10.000. Ou seja, a Libertadores já é um fato na vida dos gremistas, que somam 63 pontos na classificação. Vale lembrar que Fluminense e Atlético-MG já estão matematicamente classificados.
Assim, com os quatro primeiros praticamente garantidos na América, resta a Botafogo, Internacional e Vasco chances ínfimas de classificação. O time alvinegro segue aparecendo com 1%. O Internacional - cujos pontos conquistados na 33ª rodada com a vitória sobre o Palmeiras encontram-se sub judice - tem 0,96% de chances, e o Vasco, somente 0,05%.
- É de apenas uma em 2.000 a chance de o Vasco se classificar para a Libertadores - ressalta o matemático.
De acordo com Oswald de Souza, apenas a última vaga na Libertadores ainda está em aberto. Para ele, o time que alcançar os 63 pontos atuais do Grêmio estará 84% garantido. Já com os 59 pontos do São Paulo ao fim do Brasileirão, a probabilidade de ir à competição internacional em 2013 seria de apenas 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário