domingo, 13 de janeiro de 2013

Preocupado com Zóio, Joaninha não liga para derrota inédita no motocross

Hexacampeão perde invencibilidade na Copa Brasil, fala da preocupação com o colega que sofreu acidente grave no sábado, e deve treinar fora do país

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro
Comente agora
O reinado de Gilmar Flores, o Joaninha, na Copa Brasil de Motocross Freestyle chegou ao fim. Após vencer as últimas seis etapas, o mato-grossense não conseguiu repetir o bom desempenho dos anos anteriores e ficou com a medalha de bronze na sétima edição da competição. O título ficou com o paulista Fred Kyrillos. Ainda abalado pelo acidente com Henrique Balestrini, o Zóio, que sofreu uma forte queda durante o aquecimento para o treino oficial no sábado e está internado em estado grave no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Joaninha admitiu que o resultado final ficou em segundo plano.
Durante a festa, o clima ainda era de apreensão com o estado de saúde do piloto de 20 anos. O boletim médico, divulgado na manhã deste domingo, apontou que ele tem tido uma boa reação, mas que a situação ainda é grave.
- Nossa preocupação hoje não é com classificação. É com o Henrique. Estamos torcendo para que ele se recupere logo e volte às pistas - afirmou o hexacampeão da Copa Brasil.
Joaninha Motocross (Foto: AGIF)Joaninha voa alto na hípica do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor ao fundo (Foto: AGIF)
O desempenho não foi o esperado, mas também não faltaram elogios aos rivais. Joaninha se impressionou com a melhora dos pilotos e afirmou que a nova geração tem apresentado ótima evolução nos últimos anos. Para ele, o único empecilho para uma melhor exibição foram as rampas, principalmente a da direita, mais próxima à arquibancada. No dia anterior, os pilotos se juntaram após os treinos e, eles mesmos, foram fazer alguns reparos. Melhorou, mas não o suficiente, segundo Gilmar.
Joaninha Motocross (Foto: Leandro Garrido / Globoesporte.com)Joaninha tira fotos com os fãs que lotaram as
arquibancadas (Foto: Leandro Garrido)
- Eu estava com dificuldade desde o começo. Nunca gostei muito desse tipo de rampa. Como esse ano mudou tudo, acabou me prejudicando bastante.
O terceiro colocado ficou quatro pontos atrás do campeão, Fred Kyrillos. Joaninha elogiou o desempenho do paulista de 26 anos, apontou o início da segunda volta como fator determinante para vitória e aproveitou para traçar planos para o resto da temporada.
- Os dez segundos iniciais fizeram a diferença. Somente o Fred não estourou esse tempo, e assim ele conseguiu realizar dez saltos, ao contrário dos outros, que fizeram só nove. Meu objetivo em 2013 é ir para o exterior, para ver como são as pistas. Nós já temos uma pista muito boa, mas queremos aprimorá-la - finalizou.
* Leandro Garrido, estagiário, sob supervisão de Raphael Andriolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário