quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vôlei de praia: Pedro Solberg é pego no antidoping e suspenso pela FIVB

Federação Internacional enviou comunicado à CBV sobre a presença de um esteroide exógeno no exame do jogador, feito no dia 30 de maio pela Wada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Cotado para representar o Brasil no vôlei de praia das Olimpíadas de Londres-2012, Pedro Solberg foi flagrado no antidoping, pelo uso de esteroide. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou nesta quarta-feira ter recebido um comunicado da Federação Internacional (FIVB), que suspendeu o atleta provisoriamente. A substância encontrada é o esteroide exógeno androstane, que pode ser usado para ganhar massa muscular, dependendo da quantidade no organismo. O exame foi feito pela Agência Mundial Antidoping (Wada), no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio.
Pedro Solberg vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)O exame de Pedro Solberg mostrou a presença de um esteroide exógeno (Foto: Divulgação / CBV)
- A CBV espera que o assunto seja resolvido da melhor maneira e que o Brasil possa contar com o atleta nas competições futuras - diz a nota oficial enviada pela Confederação nesta quarta. O caso será julgado pela própria FIVB, num painel com data ainda a ser definida.
O esteroide anabólico encontrado foi o 5a-Androstane-3a, 127bdiol, da categoria S1B, com concentração de 104,27mg/ml. Quando tem origem exógena, significa que foi consumido de alguma forma pelo atleta – ao contrário da endógena, que é produzido pelo próprio corpo. O androstane geralmente é considerado endógeno, mas em casos de doping é feito um novo exame no laboratório para verificar se a substância foi produzida ou consumida, como alega a FIVB.
Pedro, que faria dupla com Ricardo a partir do Grand Slam da Polônia, daqui a duas semanas, não está inscrito na competição. Em seu lugar, está Pedro Cunha, seu antigo parceiro.
Cunha e Ricardo não quiseram comentar o assunto. Mais cedo, Solberg afirmou ao SporTV.com que não gostaria de falar sobre a questão, pelo menos por enquanto.
- É um problema pessoal meu. Não quero comentar agora, mas pode ser que eu volte a ser inscrito - disse o atleta.

Pedro Solberg é um dos atletas do vôlei de praia cotados para representar o Brasil em Londres. Em 2008, venceu o Circuito Mundial ao lado de Harley. Na semana passada, ele anunciou a troca de parceiros, deixando Pedro Cunha e iniciando um projeto pensando nos Jogos Olímpicos. Pedro é filho de Isabel, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei de quadra, e irmão de Maria Clara e Carolina, que jogam juntas na praia.
O de Solberg foi divulgado 12 dias após o episódio que envolveu quatro nadadores, incluindo o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo. Eles foram flagrados pelo uso de furosemida, que pode ser consumida tanto para perda de peso quanto para mascarar outros dopings. Cielo alega que houve uma contaminação num suplemento alimentar feito por uma farmácia de manipulação em Santa Bárbara D'Oeste, no interior paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário