sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Espanhol e Rony Gomes lideram 1º dia, e lendas dão show no Rio Bowl Jam

Outros sete atletas se classificaram para as semifinais de sábado no bowl do Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde irão encontrar Bob Burnquist e cia.

Por Rio de Janeiro
Altos voos, manobras complexas, algumas quedas no meio do percurso e muitas "marretadas" - a forma como os skatistas se referem à performances intensas nas quatro rodinhas - tomaram conta do bowl do Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. Skatistas brasileiros e estrangeiros de todas as idades se reuniram para o início das disputas do Rio Bowl Jam. Dos 16 participantes das duas baterias do dia, nove se classificaram para as semifinais no sábado. Foram eles, Iago Magalhães, Caique Silva, Alan Resende, Dan Cezar, Ítalo Penarrubia, Marcos Gabriel, Jaime Mateo, além do espanhol Danny Leon e do paulista Rony Gomes, os melhores do dia, com notas 83,67 e 81,00 respectivamente (confira todas as notas no fim da matéria). Apesar de não avançarem, os lendários Jorge Zunga e Marco Aurélio Jeff, de 49 e 48 anos, respectivamente, deram show e arrancaram aplausos do público.
Mundial de Skate Bowl Rony Gomes  (Foto: Gabriel Fricke)Rony Gomes foi um dos destaques do primeiro dia do Rio Bowl Jam (Foto: Gabriel Fricke)
- Eu estou bem feliz, cara, porque é muito tempo dedicado, ando de skate todo dia. É muito bom chegar na pista na hora que está valendo e acertar as manobras. O nível estava alto, a galera mandando super bem. Estou feliz e acho que o fim de semana será bom - disse o vice-colocado Rony Gomes, acrescentando que, no sábado, vai enfrentar seu ídolo Bob Burnquist na pista.

- É legal demais, é um cara que já encontrei outras vezes, já assisti muito, então é demais poder competir contra ele, ver o que ele faz na competição para poder usar isso contra ele e usar para ajudar a mim mesmo também. Espero poder conseguir fazer o rolê que fiz hoje e sair daqui feliz amanhã - disse Rony.
Rony Gomes comemorou a classificação (Foto: Gabriel Fricke)Rony Gomes comemorou a classificação no Rio de Janeiro
(Foto: Gabriel Fricke)
Outro brasileiro classificado, Ítalo Penarrubia também festejou.

- Graças à Confederação Brasileira de Skate (CBSk) está tendo essa festa, é um grande evento que reúne os melhores atletas, ídolos, lendas. Estou grato de estar presente ir para a semifinal amanhã. É bom demais poder ajudar a aumentar o nível do skate - relatou.

Os competidores tiveram duas voltas de 45 segundos para mostrar suas melhores manobras ao público e, principalmente, ao corpo de jurados formado por membros da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Só a melhor volta contou para cada participante. De acordo com o regulamento, quedas automaticamente invalidaram a respectiva volta. 

Os nove classificados de sexta-feira vão se juntar a outros sete pré-classificados na semifinal (Bob Burnquist, Filipe Foguinho, Vi Kakinho, Nilo Peçanha e Murilo Peres, além do Ivan Federico e do americano Josh Borden). O americano Alex Sorgente, que já estava na semi, cancelou sua participação e, por isso, Jaime Mateo, da Espanha, ficou com a nona vaga das classificatórias. Dono de seis títulos mundiais, o veterano Sandro Dias, de 41 anos, machucou o joelho e está fora da disputa. 

A competição vale pontos para o ranking da World Cup Skateboarding (WCS), e a premiação do campeonato é de 120 mil reais. O evento, que abre a temporada do Mundial de Skate Bowl em 2017, faz parte da programação do Verão Espetacular. No sábado, quando continua a fase classificatória, há transmissão do SporTV. Já no domingo, a decisão pode ser acompanhada ao vivo dentro do Esporte Espetacular, na TV Globo.
Lendas do "old school" participam e arrancam aplausos do público
Dentre os 16 participantes das duas baterias desta sexta-feira, dois certamente chamaram a atenção do público presente. Não só pelo show que deram na pista, mas também por sua idade. Com 49 e 48 anos respectivamente, os lendários Jorge Zunga, do Rio de Janeiro, e Marco Aurélio Jeff, de São Bernardo do Campo, representaram a "old school" (velha geração do skate) e foram festejados, apesar de não seguirem para as semifinais. Ambos foram reverenciados pela nova geração, que reconhece a importância de Zunga e Jeff para o cenário do skate.

- Meu, eu pretendo andar de skate até a idade deles, 45 para cima. Tentarei me manter pronto para andar. É incrível vê-los no gás, andando, com a maior vontade ao nosso redor, praticando desde que o skate começou. O skate é o que é hoje graças ao "old school". É um prazer estar junto com eles - falou Ítalo Penarrubia. 
Mundial de Skate Bowl Jorge Zunga  (Foto: Gabriel Fricke)Mundial de Skate Bowl Jorge Zunga (Foto: Gabriel Fricke)
- Acho maneiro demais, eles são a maior "vibe", estão sempre na sessão e com vontade de andar. Às vezes o corpo não aguenta, mas a vontade fala mais alto. Vejo os caras desde que comecei e são nota mil. A gente se espelha neles - completou Rony Gomes.
As notas dos classificados:

1) Danny Leon - 83,67
2) Rony Gomes - 81,00
3) Iago Magalhães - 80,33
4) Caique Silva -79,67
5) Alan Resende - 77,33
6) Dan Cezar - 75,67
7) Ítalo Penarrubia - 75,00 
8) Marcos Gabriel - 74,67
9) Jaime Mateo - 73,67

Entenda abaixo como funciona o Rio Bowl Jam e a programação do evento:

SÁBADO – 28 de Janeiro / Semifinais
Treino Bateria 01 - 15h00 às 15h40
Treino Bateria 02 - 15h45 às 16h25
Semifinal Bateria 01 - 16h30 às 17h25 (ao vivo no SporTV – 16h30 às 18h30)
Semifinal Bateria 02 - 17h30 às 18h25
Divulgação de resultados - 18h30
Competição de manobras - 18h30 às 18h45
*Treinos finalistas - 18h45 às 19h30

DOMINGO – 29 de Janeiro / Finais
Treino Oficial - 9h30 às 10h00
Final - 10h00 às 10h50 (ao vivo na TV Globo)
Premiação - 11h00
Atenção: Cronograma sujeito a alterações conforme as condições climáticas 

FORMATO SEMIFINAL / SÁBADO – 28 de Janeiro
- 02 baterias de 08 skatistas (8 pré-classificados + 8 melhores das Eliminatórias);
- 03 voltas alternadas;
- Tempo máximo de cada apresentação será de 45 segundos;
- Para efeito de classificação valerá a melhor volta;
- Os 08 melhores avançam para a Final.
- Se o competidor errar alguma manobra antes dos 45 segundos, sua volta acaba ali.

FORMATO FINAL / DOMINGO – 29 de Janeiro
- 01 bateria de 08 skatistas;
- 03 voltas alternadas. Vale a melhor volta;
- Tempo máximo de cada apresentação será de 45 segundos;
- Vale a melhor volta;
- Se o competidor errar alguma manobra antes dos 45 segundos, sua volta acaba ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário