segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Radar da Copa: Dani Alves e Hulk se machucam e viram dúvida na Seleção

Lesões tiram jogadores dos próximos compromissos de seus clubes. Luiz Gustavo, Paulinho e Neymar fazem estreia oficial em competições nacionais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
177 comentários
header radar da copa (Foto: arte esporte)
MACHUCADOS_#01 (Foto: Infoesporte)

O lateral-direito Daniel Alves e o atacante Hulk até marcaram dois belos gols nas vitórias do Barcelona (7 a 0 sobre o Levante) e do Zenit (3 a 0 no Anzhi) no fim de semana. Porém, os jogadores tiveram problemas físicos e passaram a preocupar o técnico Luiz Felipe Scolari, que vai divulgar nesta quarta-feira, às 12h30m (de Brasília), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a lista de convocados para os amistosos contra a Austrália, no dia 7 de setembro, no Mané Garrincha, em Brasília, e Portugal, no dia 10, em Boston, nos Estados Unidos.
Esses são os principais destaques do "Radar da Copa". Semanalmente, o GLOBOESPORTE.COM mostra o desempenho dos atletas normalmente convocados para a Seleção e potenciais destaques que podem ser lembrados por Felipão até a Copa do Mundo de 2014. Hulk sentiu um problema na coxa e foi logo substituído no triunfo do Zenit. Já Daniel Alves ficou em campo durante os 90 minutos da vitória do Barcelona. Na reapresentação, os médicos constataram uma lesão no joelho esquerdo do lateral-direito.
Além dos problemas físicos, as aberturas dos principais campeonatos da Europa contaram com as estreias oficiais de Neymar (Barcelona), Paulinho (Tottenham) e Luiz Gustavo (Wolfsburg). Todos com destaque da imprensa mundial. Por outro lado, Bernard, recém-contratado pelo Shakhtar Donetsk, sequer foi relacionado para a rodada deste fim de semana. Fernando entrou no intervalo do jogo da equipe ucraniana.
EM-ALTA_#01 (Foto: Infoesporte)
Enquanto Neymar entrou no segundo tempo da goleada do Barcelona por 7 a 0 sobre o Levante, no Camp Nou, e teve atuação apenas razoável, Luiz Gustavo e Paulinho foram titulares e arrancaram elogios na Alemanha e na Inglaterra. O jogador do Tottenham, inclusive, foi eleito pelo principal patrocinador da Premier League o destaque do triunfo dos Spurs por 1 a 0 sobre o Crystal Palace, no Selhurst Park.
Quem ainda preocupa a comissão técnica da Seleção é o goleiro Julio César. Sem atuar desde a Copa das Confederações, o arqueiro ainda não definiu a sua situação no Queens Park Rangers. A equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão da Inglaterra e o jogador não foi relacionado para nenhuma partida do time londrino. Vale lembrar que a janela de transferências do futebol europeu se encerra no próximo dia 2 de setembro.
Outro a não entrar em campo neste fim de semana foi o zagueiro David Luiz, do Chelsea. Após ter ficado fora do amistoso da Seleção contra a Suíça, na última quarta-feira, o defensor dos Blues desfalcou a equipe na abertura do Campeonato Inglês. No triunfo por 2 a 0 sobre o Hull City, o jogador assistiu à partida atrás do banco de reservas. Oscar e Ramires se destacaram na partida: o ex-colorado marcou um dos gols do triunfo do time de Londres, enquanto o volante foi o líder das estatísticas de roubadas de bolas (quatro vezes) e passes certos (66 certos, de 72 feitos).
Após se destacar em amistoso do Real Madrid na semana passada, Kaká não saiu do banco de reservas na vitória dos merengues por 2 a 1 sobre o Betis, pelo Campeonato Espanhol. Por outro lado, o lateral-esquerdo Marcelo teve uma ótima atuação e deu assistência para o gol da vitória marcado pelo espanhol Isco.
Dos atletas que não foram lembrados por Felipão para a Copa das Confederações, os destaques ficaram por conta dos meias Philippe Coutinho, do Liverpool, e Diego Costa, do Atlético de Madri. Enquanto o primeiro se destacou na vitória do Liverpool por 1 a 0 sobre o Stoke City, o outro marcou duas vezes na vitória do time espanhol por 3 a 1 sobre o Sevilla.
Pelo Brasil...
EM-BAIXA_#01 (Foto: Infoesporte)
Dos três goleiros convocados por Felipão para a Copa das Confederações, Jefferson continua sendo o mais regular. O arqueiro do Botafogo foi fundamental na vitória de sua equipe por 3 a 1 sobre a Portuguesa, em jogo válido pelo Brasileirão.
Convocado por Felipão para a vaga de Leandro Damião na Copa das Confederações, Jô teve atuação apagada no empate do Atlético-MG por 0 a 0 com o Internacional. E o atacante colorado perdeu um gol inacreditável diante de Victor.
Quem foi bem no mesmo duelo entre Galo e Colorado foi Ronaldinho Gaúcho. Apesar de não ter aparecido na parte ofensiva, R10 foi a principal válvula de escapa do Atlético-MG.
Por outro lado, o meia Jadson, convocado para as Confederações, perdeu uma ótima chance de acabar com o jejum do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O jogador perdeu um pênalti no empate por 0 a 0 com o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília.
Agora é esperar para ver quem Felipão aprovou ou desaprovou após a rodada do fim de semana. Na próxima quarta-feira, manutenção da base ou novidades pontuais na Seleção para os dois compromissos de setembro. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário