terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em lua de mel com a bola, futebol do Rio festeja fase dos quatro grandes

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, Vasco, Botafogo, Fla e Flu disputam juntos o título na reta final. Corinthians é o 'intruso'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Diego Souza no treino do Vasco (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET )Diego Souza tem sido o destaque do Vasco na boa
campanha (Foto: Maurício Val / Fotocom.net)
Na década passada, o Rio de Janeiro passou por anos de instabilidade no Campeonato Brasileiro. Ao ver Vasco e Botafogo rebaixados, o futebol carioca assistiu a poucas boas participações dos clubes da cidade na competição nacional. Flamengo e Fluminense não caíram neste período, mas passaram perto. Os tempos, no entanto, são outros. E, mesmo que seja impossível prever como será o futuro de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a temporada atual mostra que os quatro estão em lua de mel com a bola. Pela primeira vez na história do Brasileirão, os gigantes da Cidade Maravilhosa disputam a taça na reta final. Prova disso é que nunca três times cariocas disputaram a Libertadores ao mesmo tempo, o que agora tem boas chances de acontecer: 73% de probabilidade, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia.
Posição dos cariocas faltando 8 rodadas - 3 (Foto: arte esporte)
Durante muitas temporadas já na era dos pontos corridos, o futebol carioca foi visto como exemplo de desorganização. Mas os times passaram a investir e a se planejar melhor, como opina Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense.
O Rio manteve investimento em grandes estrelas, mas passou a entender que é importante ter elenco e saber jogar sem a bola"
Caio Ribeiro, ex-Fla, Flu e Botafogo, hoje comentarista
- Os clubes cariocas passaram por um processo de profissionalização recentemente. Houve ainda redução na troca de treinadores e investimentos nas categorias de base. Sem falar em patrocinadores fortes. É um somatório de coisas. O próximo passo é todos terem estrutura. Quando essa etapa for concluída, a boa fase carioca vai ser recorrente - diz o dirigente tricolor.
As estrelas são importantes
Na era dos pontos corridos, que começou em 2003, o único campeonato que terminou com os quatro cariocas entre os dez primeiros foi em 2007, com Flamengo em terceiro, Flu em quarto, Botafogo em nono e Vasco em décimo. Mas a campanha somada fica muito distante da atual, quando os quatro aparecem entre os cinco melhores da competição após a 30ª rodada. Para Lédio Carmona, duas coisas pesam para a boa campanha.
Montagem Fred e Ronaldinho (Foto: Reprodução)Fred e Ronaldinho brilham no Rio (Foto: Divulgação)
- Os times cariocas se reforçaram bem e contrataram bons treinadores. Fred, Deco, Loco Abreu, Ronaldinho... São vários jogadores de nome. Além disso, os adversários se enfraqueceram demais, basta ver a campanha dos mineiros - opina Lédio, que tem a opinião compartilhada pelo também comentarista Renato Maurício Prado.
- Essa boa campanha combina com o péssimo momento dos mineiros. Além disso, os times do Rio aprenderam a disputar pontos corridos, o que não sabiam antes.
'Não é de hoje que o futebol carioca vem crescendo', lembra Léo Moura
Para o ex-jogador Caio Ribeiro, que teve passagens por Botafogo, Flamengo e Fluminense, há também uma mudança na cultura tática do futebol carioca.
- Os times do Rio passaram a jogar sem bola. Antes tinham um futebol mais clássico. No Rio de Janeiro se pensava apenas em contratar atacantes para fazer gols. Chegou um determinado momento que o Rio manteve investimento em grandes estrelas, mas passou a entender que é importante ter elenco e saber jogar sem a bola.
botafogo x são paulo loco abreu (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Loco Abreu é a estrela do Botafogo, que pode assumir a ponta nesta quarta (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Campeão em 2009 com o Flamengo e em 2010 com o Fluminense, o Rio pode emplacar o tri em 2011. Segundo o matemático Tristão Garcia, a chance de um carioca ser campeão é de 65%.
- A gente fica feliz. Há um tempo, todo mundo falava que o futebol do Rio era desorganizado, não tinha comando... Todos os times estão se acertando. O Botafogo, hoje, cumpre tudo que promete. Isso dá força para entrarmos em campo mais tranquilos. O planejamento dos clubes tem sido bem montado - diz o zagueiro Antônio Carlos, do Botafogo.
O volante vascaíno Nilton mostra que os jogadores têm sentido a boa campanha conjunta.
Ano Clube e posição final
2003 – 24 clubes Fla - 8º; Vasco - 17º;
Flu - 19º; Botafogo - Série B
2004 – 24 clubes Flu - 9º; Vasco - 16º;
Fla - 17º; Botafogo - 20º
2005 – 22 clubes Flu - 5º; Botafogo - 9º;
Vasco - 12º; Fla - 15º
2006 – 20 clubes Vasco - 6º; Fla - 11º;
Botafogo - 12º; Flu - 15º
2007 - 20 clubes Fla - 3º; Flu - 4º;
Botafogo - 9º; Vasco - 10º
2008 - 20 clubes Fla - 5º; Botafogo - 7º;
Flu - 14º; Vasco - 18º (rebaixado)
2009 - 20 clubes Fla - 1º; Botafogo - 15º;
Flu - 16º; Vasco - Série B
2010 - 20 clubes Flu - 1º; Botafogo - 6º;
Vasco - 11º; Fla - 14º
- Os quatro grandes do Rio estão representando muito bem o estado. Não tem o que discutir. O Fluminense é o atual campeão e está na briga assim como Vasco, Flamengo e Botafogo. Nós ainda conquistamos a Copa do Brasil e já estamos na Libertadores. Imagina como seria fantástico se os outros também conseguissem chegar lá? Seria inédito.
Para o lateral-direito Leonardo Moura, do Flamengo, a boa fase do futebol carioca não é nenhuma novidade.
- Não é de hoje que o futebol carioca vem crescendo no cenário nacional. O Flamengo foi campeão brasileiro em 2009. No ano passado, foi a vez do Fluminense. Nesse ano o Vasco ganhou a Copa do Brasil. Isso é bom para o estado, que há alguns anos estava desacreditado, ninguém levava a sério. Agora isso mudou. É bom para todo mundo, valoriza jogadores, clube - afirmou o jogador rubro-negro.
Fred destaca a variedade dos quatro elencos:
- Em 2009, o campeão foi o Flamengo. Em 2010, o Fluminense. Este ano, o Vasco foi campeão da Copa do Brasil. O futebol carioca tem se organizado bem, feito um planejamento bacana, se reforçado com grandes jogadores... Não são apenas 11 jogadores em cada time. Você vê o elenco dos quatro grandes clubes lá, são todos jogadores de qualidade. Fora a força, a tradição que tem. Com essa organização, esse planejamento, o futebol carioca conseguiu trazer aquele brilho do Rio de anos atrás.
Na lua de mel com a bola, os clubes cariocas sabem que o casamento só acontece com o título. E há apenas uma taça em disputa. O que hoje é satisfação geral, em oito rodadas pode marcar as lágrimas de três ou até dos quatro. Apesar do funil que é o futebol, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco têm curtindo os louros da vitória. E os torcedores sonham que essa fase seja eterna enquanto dure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário