terça-feira, 18 de outubro de 2011

Grupo gremista vende faixa a R$ 5 para protestar contra Ronaldinho

Astro rubro-negro será recebido com a palavra 'pilantra'. Partida entre Grêmio e Flamengo em Porto Alegre será no dia 30 de outubro

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Tão logo assinou contrato por quatro anos e meio com o Flamengo, Ronaldinho transformou o jogo contra o Grêmio, no Olímpico, em um dos mais aguardados do Campeonato Brasileiro. A data do duelo – 30 de outubro – se aproxima e os gremistas magoados com o que julgam “traição” do jogador revelado no clube mobilizam-se para protestos.
Pensando em formas pacíficas de clamar contra Ronaldinho Gaúcho, um grupo de torcedores quer canalizar esta revolta coletiva. No blog Grêmio Libertador, os tricolores comercializam a R$ 5 pequenas faixas brancas com a palavra "Pilantra" escrita em preto. A ideia é fazer com que o maior número de pessoas leve estas faixas ao jogo.
Protesto de gremistas contra Ronaldinho Gaúcho (Foto: Blog Grêmio Libertador/Divulgação)Torcedor gremista esconde o rosto e mostra modelo da faixa de protesto a Ronaldinho
(Foto: Blog Grêmio Libertador/Divulgação)
Os organizadores do protesto reforçam que não é intenção realizar qualquer outro ato de repúdio - principalmente com o arremesso de moedas ao campo, como alguns gremistas cogitaram nas redes sociais. Eles tentam evitar que o Olímpico sofra interdição caso as provocações a Ronaldinho ultrapassem os termos pacíficos propostos pela mobilização das faixas.
Há dois problemas mal resolvidos retidos nos corações dos gremistas e direcionados a Ronaldinho Gaúcho. Criado no clube, aonde chegou acompanhando o irmão Assis - à época um promissor meia-atacante tricolor - o craque do Flamengo deixou o clube em 2001 para jogar no PSG em transferência que envolveu até a Fifa.
Dez anos depois houve a chance da reconciliação, com Assis - agora empresário - e R10 negociando seu retorno ao estádio Olímpico. Mas, após dirigentes gremistas precipitarem-se em praticamente anunciar sua contratação, Ronaldinho Gaúcho vestiu a camisa rubro-negra. Desde então, o perdão prometido pelos gremistas transformou-se em mágoa ainda maior.
Decisivo no primeiro turno
No primeiro turno, o reencontro entre Ronaldinho e Grêmio não acabou nada bem para os gaúchos. O craque foi o personagem principal da vitória do Flamengo por 2 a 0, no Engenhão, no dia 30 de julho. Além do passe para o primeiro gol, marcado por Thiago Neves, o R10 anotou o segundo, após tomar a bola do goleiro Victor, que tentou sair jogando com o pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário