'Especialistas' na SuperFinal contam os segredos para triunfar na decisão
Sorte, estratégia de pit stops e até ajuda do companheiro de equipe são os fatores destacados pelos pilotos com mais participações nas fases decisivas
Campeão de 2008, Ricardo Maurício participou de todas as edições da SuperFinal (Foto: Duda Bairros)
- Nesta fase, você precisa estar bem preparado mentalmente, fazer bons pits, boas estratégias, e contar com a sorte também. Ano passado, estourou um pneu na penúltima prova e meu campeonato praticamente acabou ali. Classificar na frente ajuda muito, deixa um leque mais aberto de estratégias. Estamos com os dois carros na SuperFinal, e isso dá mais gana a todos no time, para buscar sempre o melhor acerto, o melhor resultado – analisa o campeão de 2008, que corre com o carro 90 da equipe RC.Juntos, Cacá e Ricardinho somam quatro títulos na Stock Car, todos conquistados nos últimos cinco anos. O quinto campeonato desta série pertence a Max Wilson, que em 2011 disputará a fase decisiva pela terceira vez. O piloto do carro 65, atual campeão da categoria, pertence a outro grupo: o dos que marcaram presença na fase decisiva desde sua primeira temporada completa, caso também de Marcos Gomes e Átila Abreu. O piloto da Full Time, que foi vice-campeão em 2008, admite que á preciso sangue frio para alcançar bons resultados, e que a ajuda do companheiro pode ser fundamental.
Marcos Gomes, à direita, conta com a ajuda de seu
parceiro Xandinho Negrão (Foto: Miguel Costa Jr.)
- Para mim sempre foi a mesma coisa: fazer o melhor na classificação e sem assumir riscos que possam tirar da corrida. Mas é fundamental chegar entre os quatro ou três primeiros. Até o Xandinho Negrão, meu companheiro de equipe, está consciente disso e vai ajudar no que for possível. A equipe sempre tem um motor melhor e ele certamente irá para o carro de quem está brigando pelo título. No ano passado, perdi as chances depois das duas primeiras corridas dos playoffs e depois disso procurei dar uma força para o Allam Khodair, então meu parceiro de equipe – confessa o piloto do carro 80, que já marcou duas poles e detém a melhor posição média de largada desta temporada.parceiro Xandinho Negrão (Foto: Miguel Costa Jr.)
Já o líder do campeonato, Thiago Camilo, só não entrou uma vez na SuperFinal. Foi justamente no ano passado, e por apenas um ponto. Em 2011, no entanto, a situação foi bem diferente. Ele chegou ao fim da primeira fase com tanta vantagem que o descarte de seus dois piores resultados equivaleria, em pontos, à 16ª posição no campeonato. Vencedor de três provas nesta temporada, ele encara com tranquilidade a queda de sua vantagem para apenas cinco pontos nesta fase final.
- Daqui em diante, começa um campeonato novo. Estamos muito bem, mas o trabalho em equipe, no acerto do carro, ainda pode evoluir. Se não tivesse a SuperFinal, a esta altura estaríamos administrando a diferença rumo ao título. Mas, neste sistema, é como se tivéssemos vencido apenas uma corrida, antes de encarar as quatro decisivas. Vencemos a primeira, entramos com a maior vantagem possível dentro desta regra. Agora é trabalhar para mantermos o nível de competitividade – frisa o piloto da RCM, vice-campeão da temporada 2009.
Vencedor de três provas na temporada,Thiago Camilo tenta seu primeiro título (Foto: Fernanda Freixosa)
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