quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ex-jogador de futebol, rival de Rodrigo Damm renasceu nas lutas

Antonio 'Pato' Carvalho enfrenta o brasileiro no card preliminar do UFC 154

Por Ana Hissa Rio de Janeiro
Comente agora
A poucos dias de sua terceira luta pelo UFC, o canadense de origem portuguesa Antonio ''Pato'' Carvalho não mostra tensão alguma para o encontro com o brasileiro Rodrigo Damm. Apesar de ter nascido no sul do Canadá, o peso-pena é filho de portugueses e chegou a viver em Portugal por sete anos. Em um bate-papo com o SPORTV.COM, Pato se mostrou tranquilo e revelou que por pouco não seguiu a carreira de jogador de futebol, afirmando que a transição para as artes marciais foi um como um ''renascimento''.
antonio carvalho e felipe sertanejo ufc rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Pato (à esquerda) na luta com Felipe Sertanejo no UFC Rio II (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Tinha uns nove ou 10 anos quando fui para Portugal com os meus pais. Vivi lá durante sete anos. Jogava futebol e era ‘’guarda-redes’’ (goleiro) em um time chamado Sport Viseu e no Benfica. Até que eu era bom. Aos 13 fui convidado para fazer testes em um dos maiores clubes de Portugal, o Sporting Clube. Acho que fui bem, mas acabei não ficando. Queria estar perto dos meus pais. O futebol ficou na minha vida até os 20 anos, quando já estava de novo no Canadá. Queria ser policial, mas conheci um amigo que treinava artes marciais, judô e jiu-jítsu. E ele me convenceu a experimentar. Quando fiz minha estreia foi uma sensação reveladora. Senti que era isso que queria fazer da minha vida - disse o lutador, com seu português fluente.
O duelo contra Rodrigo Damm será o segundo encontro do canadense com um atleta brasileiro pelo Ultimate. Em janeiro, Pato foi derrotado por Felipe Sertanejo na segunda edição do UFC Rio. Entretanto, ele garante que não tem apenas lembranças ruins do evento carioca.
- Foi uma boa experiência, apesar da derrota. Foi a primeira vez que estive no Brasil e fiz muitos amigos. Gostaria de voltar de novo. Lutar no Brasil foi um dos meus sonhos. Só o fato de conseguir isso me deixa orgulhoso. A parte que mais gostei foram os fãs. Torcem muito por seus lutadores, mas, ao mesmo tempo, têm muito respeito pelos estrangeiros. Quando entrei no octógono foi uma experiência que nunca esqueço - relembra o atleta, que treina em Oshawa, no Canadá. Por coincidência, ele é aluno do mestre Sylvio Behring, que trabalha com Rodrigo Damm na academia XGym, no Rio.
UFC Pesagem - Antonio Carvalho (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com) Antonio Carvalho durante a pesagem do Rio
(Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
Antnio Pato explicou o motivo de seu apelido. Segundo ele, a brincadeira começou por conta de uma discussão com seu treinador de judô, que não gostava que ele também praticasse jiu-jítsu.
- Ele me disse que eu estava querendo nadar com os patos e não voar com águias, que eram, para ele, os judocas. Respondi que, se ele era uma águia, preferia ser um pato – conta. - completou.
Elogios ao oponente
Sobre o duelo contra o ex-TUF Brasil Rodrigo Damm o canadense não sabe exatamente o que esperar. Ao mostrar respeito pelo brasileiro, Pato não quis projetar o que pode acontecer no octógono de Montreal.
- Ele é bom de chão e também em pé. Eu acho que Rodrigo é um lutador completo e tenho muito respeito por ele. Sinceramente, não sei o que esperar. E isso que é muito interessante nesta luta. Eu não sei onde estarei melhor que ele; no chão ou em pé. Só na noite da luta e que vou descobrir isso - completou.
Damm e Pato se enfrentam no card preliminar do UFC 154, neste sábado, em Montreal, no Canadá. A luta principal do evento será o encontro entre o campeão dos meio-médios Georges St-Pierre e o interino Carlos Condit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário