segunda-feira, 22 de setembro de 2014

STJD confirma para sexta julgamento do recurso do Grêmio contra exclusão

Julgamento em segunda instância no Pleno pode levar clube de volta à Copa do Brasil do qual fora excluído por injúrias raciais de torcedores

Por Porto Alegre
stjd gremio julgamento (Foto: Diego Guichard)Julgamento em 3 de setembro excluiu Grêmio da Copa do Brasil (Foto: Diego Guichard)
O julgamento do recurso do Grêmio contra a exclusão da Copa do Brasil, após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em 3 de setembro, pelas injúrias raciais proferidas por torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, tem data oficializada. O departamento jurídico do Tricolor volta ao pleno na próxima sexta-feira, 26 de setembro, para tentar reverter a sentença.
A data inicial era de 19 de setembro, na última sexta. No entanto, o STJD teve dificuldades em reunir todos os auditores mais experientes, o que só ocorreu nesta semana. A denúncia foi feita pela procuradoria do STJD, baseada no artigo 243-G (e seus parágrafos) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Por isso, o clube decidiu recorrer ao Pleno.
O pedido de efeito suspensivo do Grêmio foi atendido parcialmente pelo relator do processo do Grêmio no Pleno do STJD, o auditor Paulo César Salomão Filho. Foi concedido apenas o efeito referente à multa aplicada pela Terceira Comissão Disciplinar, totalizada em R$ 54 mil. Assim, a tabela do torneio não foi "congelada", mantendo-se o Santos como rival do Botafogo nas quartas de final, que começam em 1º de outubro.
Diretor jurídico do Grêmio, Thiago Brunetto evita criar expectativas, mas acredita em nova postura do STJD no Pleno:
- Nossa expectativa não é positiva nem negativa. Vai ser um julgamento mais técnico e menos sujeito à repercussão midiática. Antes, era como se estivessem querendo dar satisfação. O Pleno é mais experiente, o julgamento é técnico.
Relembra o caso
O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, em 28 de agosto, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O goleiro registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.
A maior repercussão recaiu sobre uma jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN. Patrícia Moreira, 23 anos, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Em 4 de setembro, prestou depoimento à polícia e, na sexta, pronunciou-se à imprensa, pedindo desculpas a Aranha e ao Grêmio, sob forte comoção. No total, dez pessoas já foram ouvidas pela polícia, que ainda não concluiu o inquérito.

Aranha e Grêmio se reencontraram pelo Brasileirão, no dia 18 de setembro. Não foram registradas injúrias raciais, e o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, declarou que o ambiente hostil sobre o goleiro não deve ser levado em conta no Pleno.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário