quinta-feira, 14 de abril de 2011

14/04/2011 17h54 - Atualizado em 14/04/2011 18h42

Inter de Falcão marca no 4-4-2, em linha, e ataca no 4-3-3

Quando defende, time forma uma linha com os meio-campistas. Ao atacar, D’Alessandro vira quase ponteiro

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Falcão no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Andrezinho pinta entre os titulares no time montado por Falcão (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
Falcão prometeu inovações táticas no Inter. E começa a cumpri-las. No primeiro treinamento aberto do novo técnico colorado, ficou evidente a mudança estratégica promovida por ele na comparação com os tempos de Celso Roth. Agora, o time vermelho marca no 4-4-2 e ataca no 4-3-3.
O meio-campo de Roth tinha cinco homens: dois volantes e três meias. Agora, são quatro, e eles ficam em linha. No treino desta quinta-feira, ficou assim a ordem, da direita para a esquerda: Andrezinho, Bolatti, Guiñazu e D’Alessandro. Mas isso acontece quando a equipe defende. Na hora de atacar, o camisa 10 parte em disparada pelo lado esquerdo. Vira quase um ponteiro. Leandro Damião atua centralizado, e Rafael Sobis cai pela direita.
Falcão no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Falcão dá orientações quase no ouvido dos atletas
(Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
A mudança tática aumenta a exigência sobre D’Alessandro. O raio de ação dele é bem mais amplo. Vai do campo de defesa, onde compõe a linha de quatro meias, até a ponta do campo, onde atua como atacante.
- Ele pediu para nós, sem a bola, não dar espaço entre ataque, meio e defesa. Todos têm que estar próximos. O meio-campo tem que estar próximo do ataque, e a defesa próxima do meio-campo, para não deixar buraco. Com a bola, ele pediu muita posse. Ele não gosta de chutão, não gosta que nosso time saia com jogadas longas - disse o meia Andrezinho.
No treino desta quinta, Falcão mostrou ser um treinador de voz tranquila, bem diferente do que acontecia com Roth. Ele orienta o time de tempos em tempos, mas prefere falar quase no ouvido dos atletas, sem grandes gritos.
O time titular do Inter no treino teve Lauro, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Andrezinho, Bolatti, Guiñazu e D’Alessandro; Rafael Sobis e Leandro Damião. Depois, Zé Roberto entrou no lugar de Andrezinho.
Índio virou reserva. No início do treino, ele levou uma pancada e deixou a atividade. Nada sério, porém. Oscar, por dores no tornozelo, também não treinou. Rafael Sobis fez um bonito gol de falta no treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário