terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Com olhos voltados para RBR, Bahrein recebe 2ª semana de testes da F-1

Equipes chegam ao circuito de Sakhir para a segunda bateria de avaliações do ano. Fora das atividades de Jerez, Lotus enfim dá as caras. Crise política gera apreensão

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Daniel Ricciardo Jerez de la Frontera RBR (Foto: Getty Images)Após sofrer com problemas em Jerez, RBR avalia se conseguiu se recuperar (Foto: Getty Images)
A menos de um mês para a corrida de abertura da temporada 2014, o circo da Fórmula 1 ainda estátomado por dúvidas e incertezas. Algumas delas começam a ser decifradas a partir desta quarta-feira, com o início da segunda bateria de avaliações da pré-temporada. Depois de quatro dias de testes em Jerez de la Frontera, na Espanha, os novos carros da categoria desembarcam agora na pista do circuito de Sakhir, no Bahrein. 
As atenções devem estar voltadas para a tetracampeã RBR, que precisou correr contra o tempo para tentar resolver os inúmeros problemas verificados no RB10 durante os testes de Jerez. O carro que será guiado pelo prodígio alemão Sebastian Vettel e seu novo companheiro, o australiano Daniel Ricciardo, chega ao arquipélago do Golfo Pérsico com um dos piores retrospectos da nova safra: apenas 21 voltas completadas até agora. Nas últimas semanas, o mago da aerodinâmica Adrian Newey comandou uma força-tarefa para ajustar o chassi ao propulsor V6 turbo 1.6 litro da Renault e solucionar falhas de superaquecimento.   
A fabricante francesa também equipa o E22, que fará sua estreia oficial na pista de Sakhir. Única equipe a se ausentar dos testes de Jerez, a Lotusutilizou os 100 km de filmagens promocionais para ter uma pequena amostra do desempenho de seu novo bólido, que será pilotado pelo francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado. Mas as primeiras conclusões sobre o modelo de bico duplo assimétrico só aparecerão mesmo em Sakhir. No “shakedown” realizado na Espanha, o time inglês garantiu que o motor funcionou perfeitamente. No entanto, a Renault continua sendo alvo de desconfianças nos bastidores.  
Lotus faz piada com "crise na RBR" (Foto: Divulgação/twitter)Após filmagens na Espanha, Lotus do bico duplo vai para a pista 'para valer' em Sakhir (Foto: Divulgação/twitter)

Todas as escuderias que utilizam os propulsores da fornecedora francesa enfrentaram dificuldades em Jerez. Juntas, RBR, STR e Caterham completaram apenas 151 voltas na pista andaluza, contra 857 voltas dos carros com motores Mercedes e 444 dos monopostos equipados pela Ferrari. A crise deu origem ao rumor de que a equipe de Vettel já estaria até mesmo cogitando trocar de motor em 2015, mas o time austríaco logo tratou de negar a especulação. A Renault aproveitou o intervalo entre os testes para consultar os engenheiros e reunir informações sobre as prováveis causas do mau funcionamento do propulsor.   
O cenário que antecede os testes de Sakhir é completamente diferente para as equipes que utilizam o motor da Mercedes. A confiabilidade do propulsor alemão foi o grande destaque em Jerez, ofuscando o desempenho da Ferrari de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, e colocandoMcLarenWilliams e, claro, o time mantido pela fábrica, entre os favoritos para vencer as primeiras corridas do ano. Felipe Massa, que deixou a Ferrari após oito anos como titular, foi apontado comoo piloto que melhor explorou o potencial do V6 produzido em Brixworth, na Inglaterra. O brasileiro atingiu a maior velocidade (307,6 km/h) e registrou o segundo melhor tempo dos quatro dias (1m23s700s).  
Confira a programação para os testes da Fórmula 1 no Bahrein (Foto: Arteesporte)Confira a programação para os testes da Fórmula 1 no Bahrein (Foto: Arteesporte)


Conflitos políticos deixam F-1 sob alerta  
Protestos gp do bahrein (Foto: Agência EFE)Crise política que conturbou últimos GPs ainda continua no país (Foto: Agência EFE)
Os equipamentos da Fórmula 1 já estão alinhados no paddock do circuito de Sakhir, mas as novidades da categoria estão, mais uma vez, em segundo plano. As notícias que chegam do arquipélago do Oriente Médio destacam os problemas de segurançacausados pelos protestos por reformas democráticas, que acontecem na região desde 2011. Na última semana, os manifestantes celebraram os três anos do início do movimento com novos protestos. Três policiais ficaram feridos em uma explosão que culminou com a morte de um deles posteriormente. O incidente aconteceu a apenas 30 quilômetros do autódromo.  
Os protestos contra o governo provocaram o cancelamento do GP do Bahrein em 2011. À época, os manifestantes ressaltaram a insatisfação com a realização de uma corrida de F-1 em meio a uma crise política de tamanha proporção. O movimento social continuou, mas as etapas de 2012 e 2013 foram realizadas após garantias de que a segurança dos pilotos e do público seria intensificada. O circuito bareinita recebe uma etapa da principal categoria do automobilismo mundial desde 2004. Fernando Alonso é o maior vencedor, tendo triunfado em 2005, 2006 e 2010. No calendário deste ano, o país recebe a terceira etapa, marcada para o dia 6 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário