Palco de 13 decisões de título, Japão pode coroar tetra de Vettel no domingo
Terra do sol nascente viu de perto tri de Piquet, disputas polêmicas entre Senna e Prost, decisão de taça que virou filme, além de bi do piloto da RBR
Comente agora
Sebastian Vettel pode conquistar o tetracampeonato neste domingo (Foto: Getty Images)
Com 77 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso restando cinco corridas
para o fim do campeonato, Vettel tem chances de liquidar a fatura neste
domingo, válido pela 15ª etapa. Para isso, o alemão precisa vencer e
torcer para o espanhol da Ferrari não passe da nona posição. A
TV Globo transmite todas as emoções do GP do Japão a partir das 3h
(horário de Brasília) da madrugada deste domingo. O GLOBOESPORTE.COM
acompanha em Tempo Real, com vídeos.Porém, no treino classificatório deste sábado, ele sofreu com problemas no KERS (sistema de recuperação de energia cinética) e ficou com o segundo lugar no grid. O tricampeão terá que superar seu companheiro de equipe e desafeto Mark Webber se quiser sonhar com o tetra antecipado. Vice-líder do campeonato, Fernando Alonso teve um sábado pouco inspirado e larga em oitavo, posição limite para adiar a decisão do título em caso de vitória de Vettel. Com remotíssimas chances de título, Lewis Hamilton (Mercedes) começa em terceiro e Kimi Raikkonen (Lotus), em nono. Em suas últimas corridas pela Ferrari, Felipe Massa parte do quinto lugar.
A seu favor, Vettel conta com a experiência de já ter assegurado um título em Suzuka. Em 2011, ele faturou a taça com quatro rodadas de antecedência, história que busca repetir neste domingo. Quem sabe o prodígio alemão possa se inspirar também nas outras decisões em terras nipônicas.
Relembre todas as decisões de título no Japão:
Hunt encarou a tempestade que atingiu Fugi e
alcançou seu único título (Foto: Getty Images)
1976 - Decisão que virou filmealcançou seu único título (Foto: Getty Images)
Após sobreviver a um terrível acidente durante a temporada, quando ficou preso em sua Ferrari em chamas na Alemanha, Niki Lauda protagonizou uma surpreendente recuperação e voltou às pistas no mesmo ano, na tentativa de impedir a virada de seu rival, o polêmico e irreverente James Hunt. Na decisão do campeonato, uma chuva torrencial atingiu o circuito de Fuji. Traumatizado com o drama vivido no mesmo ano, o austríaco decidiu se preservar e deixou a prova. Já o “bom vivant” Hunt decidiu encarar a tempestade, seguiu na pista, alcançou o terceiro lugar e assegurou a taça por apenas um ponto.
Após a coroação, um cigarrinho e uma cerveja para comemorar (Foto: Divulgação)
1987 - Batida de Mansell, tri de PiquetE 1987, na estreia do circuito de Suzuka, mais um campeão coroado: Nelson Piquet. E dessa vez não precisava nem ter a corrida. Após uma temporada de batalha dentro e fora das pistas na Williams, Nigel Mansell tentava reverter a vantagem do brasileiro. Mas o "Leão" bateu forte após rodar durante os treinos e foi vetado pelos médicos. Com isso, Piquet confirmou o tri antes mesmo de ser dada a largada.
Nelson Piquet em ação na temporada 1987 (Foto: Getty Images)
1988 a 1990 - Senna x Prost à flor da peleNos três anos seguintes, os nipônicos assistiram incrédulos aos maiores capítulos da implacável rivalidade de Senna e Prost. Em 1988, a jovem promessa brasileira, em sua primeira temporada na McLaren, tinha a chance superar o badalado francês e faturar sua primeira taça. Senna começaria na pole position, mas ficou parado no grid de largada e caiu para 16º. A partir daí, protagonizou uma recuperação histórica, deixando todos para trás, inclusive Prost, vencendo a corrida e confirmando o título.
Já em 1989 foi a vez da famosa e polêmica batida na chicane. A poucas voltas do fim, Senna tentou uma ultrapassagem sobre o francês, que liderava a prova, e os dois colidiram. Se ambos abandonassem, o título seria de Prost. Porém, só o “Professor” deixou a prova. Após receber a ajuda de fiscais, o brasileiro voltou à pista, trocou o bico e ultrapassou Alessandro Nannini para vencer. Mas antes da cerimônia do pódio, Senna foi desclassificado pela direção de prova. A alegação: o brasileiro cortara a chicane na hora da batida. Prost campeão.
Alain Prost e Ayrton Senna se enroscaram no GP do Japão de 1989 (Foto: Getty Images)
Senna ficou com a decisão da FIA presa na garganta. O destino, irônico,
fez com que, um ano depois, ambos chegassem a Suzuka em situação
inversa. Agora, se ninguém marcasse ponto, Senna é quem seria o campeão.
Era a vez da doce e inconsequente vingança do brasileiro, que logo na
largada não se preocupou em pisar no freio e acertou a Ferrari de Prost.
Fim de prova para os dois, bicampeonato para Senna.
Um ano depois, Senna acertou Prost, os dois abandonaram e o brasileiro foi campeão (Foto: Getty Images)
1991 - Rodada de Mansell, tri de SennaEm 1991, o rival do brasileiro era Mansell. Enquanto Berger abria na ponta, Senna preocupava-se em segurar o britânico. Foi então que o “Leão” se afobou e rodou sozinho. Com o título garantido, o piloto da McLaren foi à caça do companheiro e assumiu a liderança. Porém, a poucos metros da bandeira quadriculada, deixou seu fiel escudeiro Berger passar e vencer a prova.
1995 - Bicampeonato de Schumacher
A partir daí o Japão ficou três anos sem decidir o campeonato. Em 1995, o país sediou duas corridas. Além de Suzuka, o circuito de Aida recebeu o GP do Pacífico. E foi lá que Michael Schumacher conquistou seu segundo título com a Benetton, com duas corridas de antecipação, ao vencer e ver o rival Damon Hill chegar em terceiro.
Schumacher sagrou-se bicampeão em Aida, no GP do Pacífico (Foto: Getty Images)
1996, 1998 e 1999 - Título de Hill e bi de HakkinenNos anos seguintes, Suzuka retomou sua vocação para decidir mundiais. Na última etapa de 1996, Hill confirmou o favoritismo sobre Jacques Villeneuve, venceu e levou a taça. Após um hiato de um ano, a pista viu o finlandês Mika Hakkinen assegurar seus dois títulos, com direito a duas vitórias. Em 1998, levou a melhor sobre Michael Schumacher. No ano seguintes, seu rival era Eddie Irviene, já que o alemão perdeu muitas provas em razão de uma perna quebrada em Silverstone.
Hakkinen assegurou seus dois títulos mundiais com vitórias em Suzuka (Foto: Getty Images)
2000 e 2003 - Mais duas taças para SchumiEm 2000, Schumacher finalmente superou Hakkinen e alcançou sua primeira taça pela Ferrari. O palco da definição: Suzuka. Três anos depois, o alemão voltou a gritar “é campeão” no circuito, com um oitavo lugar suado após um campeonato brigado ponto a ponto com Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya.
Michael Schumacher finalmente conquista sua primeira taça pela Ferrari, em 2000 (Foto: Getty Images)
2011 - A vez de VettelNos anos seguintes, a pista japonesa experimentou um longo jejum de decisões. Até que Vettel, em uma temporada avassaladora, assegurou seu bicampeonato com quatro provas de antecedência. E neste fim de semana, o alemão da RBR quer repetir a história e levantar a quarta taça, com a mesma antecipação. O próximo capítulo é neste domingo, a partir das 3h (horário de Brasília).
Vettel se tornou bicampeão no mesmo palco onde pode se tornar tetra neste domingo (Foto: Getty Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário