segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Algoz de Mayra Aguiar em Londres avisa: 'MMA pode estar no futuro'

Campeã olímpica, Kayla Harrisson elogia Ronda Rousey, primeira mulher no UFC, mas ainda busca novos desafios nos tatames, pelo menos até 2016

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
Comente agora
Campeã olímpica de judô na categoria meio-pesado (78kg), a americana Kayla Harrisson foi algoz da brasileira Mayra Aguiar nos Jogos de Londres 2012. Mas antes de se tornar um dos grandes nomes da modalidade, Kayla, ainda garota, treinou com a ex-judoca Ronda Rousey, que no fim do ano passado se tornou a primeira campeã de uma divisão feminina do UFC, maior organização de MMA do mundo. Apesar de garantir que ainda tem desafios para concluir dentro do seu esporte, a medalhista olímpica de 22 anos considera uma mudança de ares após os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
- Tenho muitas ideias para esse ano, para me desafiar no judô. O MMA pode estar no futuro, mas definitivamente não até o Rio. Eu vou voltar para a ''minha prancheta'' e decidir a partir deste ponto - disse Kayla, em entrevista por email ao GLOBOESPORTE.COM.
kayla harrison judô ronda rousey  MMA (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)A Judoca Kayla Harrisson e a amiga Ronda Rousey, do MMA (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Mesmo considerando a hipótese de um dia subir no octógono, Kayla ainda tem algumas ressalvas quanto ao MMA. Depois de elogiar a amiga Ronda Rousey, que quebrou barreiras dentro do esporte, ela fez um paralelo entre o lado ''showbiz'' das artes marciais mistas e a cultura do judô.
- Estou muito feliz pela Ronda. Acho que se alguém pode fazer o MMA feminino crescer é ela. Acho que vai ser um trabalho duro. Nossa sociedade prega contra isso constantemente. Mas eu sou uma fã da ideia de termos mulheres sendo fortes, confiantes e duronas. Mas espero que isso também ajude a crescer o judô, onde a cultura do respeito faz parte do jogo. Quero dizer que o MMA é um negócio e um entretenimento. O trabalho do lutador é entreter e fazer ''trash talk'' (provocações). Humildade, ética de trabalho e outros atributos são esquecidos algumas vezes por conta disso - completou.
Primeira mulher da história do UFC, Ronda Rousey estreia pela organização no UFC 157, dia 23 de fevereiro. A ex-judoca coloca o cinturão da divisão feminina peso-galo em jogo diante de Liz Carmouche. Nos tatames, Rousey foi medalha de bronze nos Jogos de Pequim 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário