sexta-feira, 20 de abril de 2012

Marin promove mudança para reduzir número de pessoas no gramado

A partir do Campeonato Brasileiro, apenas jornalistas credenciados pela CBF poderão ficar ao redor do campo de jogo durante as partidas

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
11 comentários
O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou nesta sexta-feira mudanças na cobertura da imprensa nas partidas do futebol brasileiro. A partir do Brasileirão, que começa em maio, apenas jornalistas credenciados pela entidade poderão ficar em torno do campo de jogo, diminuindo assim o número de pessoas no gramado.
- Já em 2012, a CBF irá adotar em todas as sedes do Brasileiro o credenciamento de todos os profissionais de imprensa nos moldes da Fifa. Temos desde já que nos adaptar a isso. É mais para colocar ordem no gramado. Não vamos discriminar ninguém. A CBF vai entrar em contato com os veículos. Não haverá prejuízo para ninguém. Tudo será dentro dos padrões Fifa - disse Marin.
A medida visa a organizar a cobertura esportiva brasileira, que passará a seguir o padrão de grandes competições internacionais. Alguns exemplos são a Copa do Mundo, a Eurocopa, a Liga dos Campeões da Uefa e os grandes torneios nacionais da Europa. Na América do Sul, a Conmebol também usa o mesmo padrão nos jogos da Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.
entrevista jogadores dentro do campo rogério ceni neymar santos (Foto: Globoesporte.com)Neymar é cercado por jornalistas na saída de campo (Foto: Globoesporte.com)
A proibição de dezenas de jornalistas no campo de jogo também evitará que atletas e treinadores sejam cercados pela imprensa após as partidas. Não é incomum confusões começarem por esse motivo.
Em 2010, por exemplo, o técnico Emerson Leão, então no Goiás, foi agredido com um microfone por um radialista baiano, em um jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Vitória no Barradão. Na mesma partida, o atacante Rafael Moura trocou agressões com um repórter em campo.
No mesmo ano, na reta final do Brasileirão, Ronaldo reclamou da atitude da imprensa na saída de campo, em um jogo em Campinas, contra o Guarani. Cercado por vários jornalistas, o ex-camisa 9 do Corinthians interrompeu os repórteres e abandonou entrevista.
- Vocês ficam me encoxando, p... – chiou Ronaldo. Após a partida, o Fenômeno criticou o amontoado de jornalista no campo de jogo.
entrevista jogadores dentro do campo tite (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Dezenas de repórteres tentam falar com Tite em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário