sábado, 14 de abril de 2012

Thiago Silva perde para Gustafsson, e Brasil fica sem vitória no UFC Suécia

Paulo Thiago e Diego Nunes também não foram bem neste sábado. Sueco vence a sexta de forma consecutiva e se aproxima de chance pelo cinturão

Por SporTV.com Estocolmo, Suécia
7 comentários
Ao cogitar recentemente uma mudança para a divisão peso-pesado, o fenômeno Jon Jones disse que ainda lhe restam alguns desafios entre os meio-pesados: Rashad Evans, Dan Henderson e, possivelmente, Alexander Gustafsson. Palavras dele. Pois neste sábado, diante de sua inflamada torcida, o sueco justificou o pensamento do atual campeão na Ericsson Globe Arena, em Estocolmo, e venceu de forma convincente o brasileiro Thiago Silva na luta principal do UFC Suécia, por decisão unânime dos juízes. A chance de uma disputa de cinturão ficou ainda mais próxima. Do outro lado, a derrota serviu para encerrar um evento terrível para o Brasil, que também teve Paulo Thiago e Diego Nunes derrotados.
Alexander Gustafsson Thiago Silva mma UFC (Foto: Getty Images)Alexander Gustafsson acerta chute em Thiago Silva: sueco bem no combate (Foto: Getty Images)
Foi a 14ª vitória de Gustafsson, sexta no UFC, em 15 lutas na carreira. A única derrota dele foi diante de Phil Davis, por finalização, em abril de 2010. O sueco já acumulava triunfos consecutivos sobre Cyrille Diabaté, James Te-Huna, Matt Hamill e Vladimir Matyushenko. Além disso, essa foi apenas a segunda de suas vitórias por decisão dos jurados. Todas as outras foram por nocaute ou finalização.
Thiago Silva, por sua vez, nem estava escalado inicialmente para encarar Gustafsson. Ele substituiu o lesionado Rogério Minotouro meses antes e perdeu pela terceira vez até hoje. Foi a primeira luta do paulista de 29 anos após cumprir suspensão de um ano por ter falsificado um exame de urina depois de vencer Brandon Vera, no início de 2011. Como consequência, aquele duelo virou "no contest" (luta sem resultado).

A luta: Gustafsson domina do início ao fimOs dois lutadores partiram para a trocação logo de início, e o brasileiro levou a pior. Gustafsson acertou uma direita no rosto do rival e aproveitou o momento para aplicar uma sequência de golpes. Mas Thiago se defendeu bem e voltou para o combate, que deu uma esfriada nos minutos seguintes. O sueco passou a tentar chutes altos, mas não foi eficiente.
No segundo round, Gustafsson conseguiu uma boa queda bem no começo, mas preferiu ficar em pé e chamou Thiago Silva para a luta. Ele utilizou bem a envergadura para manter uma distância segura do brasileiro, que pouco conseguiu fazer. Faltando cerca de dois minutos para o fim do assalto, Thiago tentou fazer pressão e encularrar o sueco, que se movimentou rapidamente e voltou a controlar as ações.
Dennis Siver diego nunes  ufc mma (Foto: Getty Images)Dennis Siver (à esquerda) derrotou Diego Nunes na
decisão dos juízes do evento (Foto: Getty Images)
Gustafsson usou muito bem a esquiva para manter o domínio no terceiro e último round. A revelação atacava o brasileiro como queria e mostrava segurança quando era ameaçado. No fim, alternou tentativas de socos e joelhadas para manter Thiago longe. E obteve retorno, uma vez que os juízes deram vitória a ele de forma unânime (30-27, 30-27 e 29-28).
Home do Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Para o Brasil, um sábado trágico. Além da derrota de Thiago SIlva, o soldado do Bope Paulo Thiago foi "apagado" pelo afegão e estreante Siyar Bahadurzada, enquanto o gaúcho Diego Nunes perdeu para o russo naturalizado alemão Dennis Siver na decisão dos jurados.
Siyar Bahadurzada paulo thiago ufc mma (Foto: Getty Images)Siyar Bahadurzada observa Paulo Thiago 'apagado' após golpe certeiro (Foto: Getty Images)
Outros resultados do UFC Suécia:
Brian Stann venceu Alessio Sakara por nocaute no primeiro round
Siyar Bahadurzada venceu Paulo Thiago por nocaute no primeiro round
Dennis Siver venceu Diego Nunes por decisão unânime dos juízes
John Maguire venceu DaMarques Johnson por finalização no segundo round
Brad Pickett venceu Damacio Page por finalização no segundo round
James Head venceu Papy Abedi por finalização no primeiro round
Cyrille Diabate venceu Tom DeBlass por decisão majoritária dos juízes
Francis Carmont venceu Magnus Cedenblad por finalização no segundo round
Reza Madadi venceu Yoislandy Izquierdo por finalização no segundo round
Simeon Thoresen venceu Besam Yousef por finalização no segundo round
Jason Young venceu Eric Wisely por decisão unânime dos juízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário