sábado, 14 de abril de 2012

Brasileiros tentam estragar a festa dos europeus no primeiro UFC Suécia

SPORTV.COM exibe duas preliminares e acompanha em Tempo Real evento inédito no país escandinavo, com Thiago Silva, Paulo Thiago e Diego Nunes

Por SporTV.com Estocolmo, Suécia
Comente agora
Os lutadores do Brasil têm uma missão duríssima pela frente neste sábado, em Estocolmo. No primeiro UFC Suécia da história, os três brasileiros no card enfrentarão atletas com raízes locais, que terão o apoio da torcida a seu favor. No evento principal, o paulista Thiago Silva tem a missão mais difícil do trio: derrotar o sueco Alexander Gustafsson, que luta em seu país e é considerado uma das promessas da categoria meio-pesado. O canal Combate transmite ao vivo a partir das 13h (horário de Brasília) e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real, além de exibir em vídeo ao vivo as duas últimas lutas do card preliminar: Papy Abedi x James Head e Cyrille Diabate x Tom DeBlass.
FRAMe - mma pesagem gustafsson thiago silva (Foto: Reprodução)Alexander Gustafsson encara Thiago Silva na pesagem de sexta-feira (Foto: Reprodução)
A primeira incursão do Ultimate pela Suécia teria de destacar um lutador local, e Alexander Gustafsson se encaixou perfeitamente como atração do evento principal. Com apenas 25 anos de idade, o sueco vem se estabelecendo na organização com performances dominantes. Seu cartel tem 13 vitórias e apenas uma derrota, e o sueco vem de quatro triunfos consecutivos, incluindo um nocaute contra o veterano Vladimir Matyushenko no UFC 141, em dezembro do ano passado. Muitos o consideram um possível futuro desafiante ao cinturão de Jon Jones.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Seu adversário, Thiago Silva, já esteve em posição semelhante na categoria. O paulista estreou no Ultimate com quatro vitórias seguidas e não perdeu nas 13 primeiras lutas de sua carreira. Todavia, perdeu para Lyoto Machida em 2009, iniciando sua queda. Os dois últimos anos foram especialmente ruins: após sua segunda derrota, para Rashad Evans, em janeiro de 2010, o brasileiro sofreu com lesões que o mantiveram longe do octógono por um ano. Quando retornou, venceu Brandon Vera no UFC 125, mas teve o resultado anulado quando admitiu uso de substância proibida para tratar de dores nas costas. Silva foi suspenso por um ano e faz contra Gustafsson seu primeiro combate em mais de 15 meses. Agora, o brasileiro se diz curado das lesões e pronto para o combate.
- Eu tentei usar esse tempo para tirar alguma coisa positiva de tudo de negativo que aconteceu. E o positivo foi que eu consegui consertar o meu corpo, consegui curar minhas lesões. Tinha três hérnias de disco na região lombar. Fui aos melhores médicos dos Estados Unidos e, de cinco especialistas, quatro queriam me operar. A cirurgia era um risco, eu corria o risco até de ter que parar de lutar. Mas fui num quinto médico que disse "não, vamos fazer tratamento, fisioterapia, musculação". Hoje minhas costas estão 100%. Estou no melhor shape da minha vida e nessa luta vou mostrar que estou de volta - prometeu Thiago Silva, em entrevista ao SPORTV.COM.
"Caveira" experimenta outro lado da moeda
Outro brasileiro em posição desagradável é Paulo Thiago. O lutador e policial do Batalhão de Operações Especiais de Brasília (Bope), que levantou o público no UFC Rio quando entrou no octógono ao som de "Tropa de Elite", música-tema do filme homônimo sobre a história de seu batalhão, desta vez estará em território inimigo: o afegão Siyar Bahadurzada treina na Holanda e terá a torcida a seu favor. O adversário é estreante no Ultimate, mas o "Caveira" prevê uma guerra.
- Ele tem um cartel de 25 lutas, está acostumado a defender cinturão, é muito experiente e agressivo. Nasceu no Afeganistão, mas vem de uma escola holandesa de muay thai. Não acho que ele vai sentir. Vai levar quem estiver melhor preparado - afirmou Paulo Thiago.
Assista a vídeos de lutas
O terceiro brasileiro no card é Diego Nunes, que dará as "boas-vindas" ao alemão Dennis Siver à categoria pena. Em seu primeiro teste, na pesafem de sexta-feira, Siver já teve problemas: ficou uma libra (cerca de 450g) acima do limite permitido de 66,2kg, e precisou de um tempo extra para bater o peso. O tamanho do alemão, que lutava no peso-leve anteriormente, não assusta o lutador gaúcho.
- Acho que ele é realmente um lutador forte. Não é muito alto, é do meu tamanho, mas é um cara marombado, tem força. Só que eu tento aliar a força à velocidade. Isso sempre vai sair na frente da ignorância, digamos assim, da força. Só a força em si não é tão efetiva quanto a força e a velocidade. Acho que a minha velocidade vai fazer diferença contra a força dele - previu Nunes.
Confira o card completo do UFC Suécia:
UFC Suécia
14 de abril de 2012, em Estocolmo (Suécia)
CARD PRINCIPAL
Alexander Gustafsson x Thiago Silva
Brian Stann x Alessio Sakara
Paulo Thiago x Siyar Bahadurzada
Dennis Siver x Diego Nunes
DaMarques Johnson x John Maguire
Brad Pickett x Damacio Page
CARD PRELIMINAR
Papy Abedi x James Head
Cyrille Diabate x Tom DeBlass
Francis Carmont x Magnus Cedenblad
Simeon Thoresen x Besam Yousef
Jason Young x Eric Wisely

Nenhum comentário:

Postar um comentário