segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Guga no topo: no Havaí, coragem de número 1 para enfrentar o tow in

Logo no primeiro dia, 'surfista do saibro' é levado para encarar onda gigante

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro
Gustavo Kuerten ficou pouco tempo em Portugal depois de conquistar o título da Masters Cup do ano 2000. Na segunda-feira, quando a ATP oficializou o brasileiro com número 1 do mundo, o catarinense já estava a caminho do Havaí, onde curtiria suas férias ao lado de amigos.
Tênis Guga Havaí Gustavo KuertenGuga e amigos se preparam para pegar onda no Havaí (Foto: Divulgação)
Era a primeira viagem de Guga ao local, e seria necessária uma boa dose de coragem. Logo no primeiro dia nas ondas havaianas, o tenista foi levado para fazer tow in, modalidade em que os surfistas encaram ondas muito grandes, com o auxílio de um jet ski.
  •  
Tênis Guga Havaí Gustavo KuertenFoi a primeira visita de Guga ao Havaí (Divulgação)
- No dia que eu cheguei lá, eu falei: "Tô torcendo pro mar crescer, eu vim para surfar Waimea. Eu me preparei três meses para isso, o Masters nem tinha tanta importância". E foi aí que eu me arrombei. Aí disseram: "Então tá, amanhã vamos passar aí às 6h para te pegar". Aí não dava mais para recuar e fui parar nesse tow in. Uns 4m de onda, e eu lá embaixo, nervoso pra caramba. Acho que só o ímpeto de atleta fez eu, na última hora, tentar encarar isso aí - lembrou, com um sorriso, em bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM na sede de sua empresa, em Florianópolis.
Guga conta que foi a todas praias famosas da região, como Sunset, Haleiwa e Pipeline. Só não encarou a última. "Pipeline, não. Eu não ia me arriscar nem a pau lá!". O novo número 1 do tênis afirma, porém, que não faltou diversão naqueles dias e que a descontração da viagem foi essencial para sua sequência na liderança do ranking (Guga ficaria 43 semanas no topo da lista da ATP).
- Aquela semana parecia filme. Chega lá, tem essa situação de onda gigante, toma caldo, fica apavorado, e você acha que vai acabar morrendo no Havaí. Que coisa incrível. E aí que é bacana. Isso era de legal de curtir para sair um pouco do pragmatismo de estar no personagem. Ali eu voltava com a minha energia para o dia a dia, a minha pessoa, que sempre foi algo fundamental.
Tênis Guga Havaí Gustavo KuertenGuga filma a paisagem durante sua passagem pelo Havaí (Foto: Divulgação)
Durante a semana que antecede o aniversário de dez anos da chegada de Gustavo Kuerten à posição mais alta do ranking, o GLOBOESPORTE.COM publica a série de reportagens "Guga no topo", lembrando e revelando casos daquela semana histórica.
No dia 11, Guga e Andre Agassi se enfrentarão em uma partida comemorativa, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o Tênis Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário