domingo, 1 de maio de 2011

As soluções da Ferrari para a Turquia



Massa com a Ferrari em Maranello
É enorme a expectativa para o GP da Turquia, daqui a uma semana, que marca o início da temporada europeia da Fórmula 1 em 2011. Mas acho que a expectativa maior fica por conta do desempenho da Ferrari, decepcionante até agora no ano. A equipe italiana promete novidades no 150º Italia já para Istambul que proporcionariam uma melhora de até um segundo por volta. O foco do time vermelho está na parte aerodinâmica do carro, que causou os principais problemas para Felipe Massa e Fernando Alonso.
Para isso, a equipe italiana se vira como pode e usa até mesmo as atividades para filmagens promocionais, permitidas por regulamento. Entretanto, nenhuma peça nova poderia ser usada nestas ocasiões. Na sexta-feira, Felipe Massa andou em Fiorano, pista particular da Ferrari com o modelo, que tinha algumas diferenças para o 150º Italia que andou nas três primeiras corridas do ano. A maior delas estava na parte traseira, mais alta do que o normal. A solução foi lançada por Adrian Newey no RB7 e deu muito certo na Austrália, China e Malásia.
O site italiano Omnicorse teve acesso às fotos da atividade, que coloquei no post. As modificações na suspensão traseira, que tem o sistema push rod (ligada ao resto do carro desde o trapézio inferior até o superior, no amortecedor), foram realizadas para melhorar o fluxo do ar quente saído do escapamento para aumentar a aderência nesta área do carro, mesmo com a altura maior do novo conjunto. Além disso, a equipe italiana levará novas asas dianteira e traseira, similares às usadas pela RBR nesta temporada, e terá as laterais do carro redesenhadas para aumentar a eficiência aerodinâmica do carro.
Massa com a Ferrari em Maranello
Tudo isso foi desenvolvido no túnel de vento da Toyota Motorsport, em Colônia, na Alemanha, um dos mais modernos da Europa. A Ferrari tem muitos problemas com o equipamento dela na fábrica de Maranello, o que colaborou para os problemas do carro em 2011, fato esse já admitido pelos dirigentes da equipe italiana. No fim de 2010, o time reformou o túnel e aumentou a escala de 50% para 60%. Com isso, ele acabou ficando descalibrado e os engenheiros não notaram a falha a princípio. Ela só foi descoberta quando o 150º Italia foi à pista e as novidades testadas não surtiram o efeito esperado pela equipe italiana.
Dois nomes são muito citados pela imprensa italiana como os culpados dos problemas: Aldo Costa, diretor-técnico, e Nikolas Tombazis, projetista do carro. De acordo com as últimas informações vindas da Europa, os cargos de ambos estariam sob ameaça forte, principalmente após as reclamações do presidente Luca di Montezemolo. É essencial para eles, portanto, que a Ferrari reaja em um curto espaço de tempo. Ainda há tempo: basta repetir a reação da segunda metade do ano passado, quando Alonso perdeu o título apenas em Abu Dhabi depois de estar muito atrás. É ver, agora, como será o desempenho na Turquia.
Massa com a Ferrari em Maranello

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