domingo, 4 de dezembro de 2016

Joseph Benavidez bate Henry Cejudo em luta equilibrada no TUF 24 Finale

Duelo entre o número um e o número dois da categoria dos pesos-moscas é disputado com muita velocidade e agressividade, e é decidida nos detalhes

Por Las Vegas, EUA
Em uma luta movimentada e disputada com muita velocidade e agressividade, o co-evento principal do TUF 24 Finale entre os pesos-moscas Joseph Benavidez - número um da categoria - e Henry Cejudo - número dois -, o primeiro levou a melhor por decisão dividida dos juízes (27-29, 30-26 e 29-27).
Joseph Benavidez Henry Cejudo TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Joseph Benavidez Henry Cejudo TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores partindo para a luta aberta, com trocação franca. Benavidez encurtou a distância e Cejudo aplicou dois golpes duros de direita e esquerda que abalaram o rival, e em seguida conseguiu um cruzado de esquerda que o derrubou. Benavidez tentou revidar, mas perdeu o equilíbrio e errou o chute.Após acertar dois chutes seguidos na área genital de Benavidez, Cejudo teve um ponto retirado pelo árbitro Yves Lavigne. Benavidez passou a fintar muito bem seus golpes, e conectou seguidamente contra o rosto de Cejudo. A luta segui equilibrada até o intervalo.
Os dois lutadores voltaram para o segundo round mostrando a mesma agressividade do primeiro, mas Benavidez apresentava uma movimentação melhor, tomando mais a iniciativa da luta e conectando melhor os golpes.  Cejudo golpeava com mais força, mas era mais atingido do que atingia. Após uma longa troca de chutes de ambas as partes, o round terminou com ambos buscando o ataque.
O terceiro e último round trouxe Cejudo perseguindo Benavidez e tomando a iniciativa da disputa. Já Benavidez atacava entrando e saindo do raio de ação do rival, se movimentando bastante. Os dois lutadores tinham praticamente a mesma estratégia, o que deixou a luta igual. Benavidez conseguiu acertar golpes limpos, mas sem poder de nocaute. Cejudo acertou mais golpes e foi mais agressivo até o fim do duelo.
Jake Ellenberger prende o pé na grade e é derrotado por Jorge Masvidal
Uma luta que vinha sendo muito disputada acabou sendo interrompida por uma infelicidade de Jake Ellenberger. O meio-médio prendeu o dedão do pé esquerdo na grade após a tentativa de aplicar um chute e acabou nocauteado por Jorge Masvidal aos 4m05s do primeiro round.
Jorge Masvidal Jake Ellenberger TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Jorge Masvidal festeja a vitória enquanto Jake Ellenberger olha o dedo lesionado na grade (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores apostando nos chutes, e Masvidal incomodou Ellenberger com um chute baixo. Provocador, Masvidal acertou dois socos e chamou Ellenberger para a luta, no que foi atendido. Com uma potente joelhada, ele derrubou o rival, e passou a desferir uma série de golpes. Ellenberger se defendeu e conseguiu voltar a lutar de pé. 
Após uma intensa troca de golpes, Ellenberger tentou um chute e ficou com o dedão do pé esquerdo preso na grade. Masvidal aplicou uma sequência de golpes e o árbitro Herb Dean interrompeu a luta. Inicialmente não se soube se ele havia encerrado o combate ou se havia parado a disputa para que o lutador voltasse a ficar de pé. Mas, após chamar o médico, Dean decidiu confirmar a interrupção da luta e declarou Masvidal o vencedor por nocaute técnico.
Jared Cannonier vence batalha contra Ion Cutelaba por unanimidade
Em uma luta movimentada e com muitos momentos de perigo para ambos os lutadores, o meio-pesado americano Jared Cannonier venceu o moldávio Ion Cutelaba por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28).
Jared Cannonier Ion Cutelaba TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Jared Cannonier acerta um duro golpe de direita em Ion Cutelaba no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)

A luta começou com Cutelaba partindo para cima de Cannonier e acertando um chute baixo que desequilibrou o americano. Os dois atletas trocaram golpes na altura da grade, e Cutelaba conseguiu uma derrubada de judô, ficando por cima, na meia-guarda, e tentando aplicar o "ground and pound". Cannonier segurou o calcanhar do moldávio e o empurrou com os pés no peito, conseguindo levantar-se. Mas Cutelaba mais uma vez conseguiu a derrubada, e ficou por cima do americano até o intervalo.
No segundo round Cutelaba mais uma vez começou dominando na trocação, conseguindo deixar Cannonier por baixo. O americano conseguiu se levantar e acertar dois bons golpes, mas o moldávio mais uma vez o levou para o solo. A estratégia não era bem-sucedida porque Cannonier fazia a defesa usando bem as pernas, impedindo que Cutelaba o alcançasse com seus socos. No fim do round, o americano conseguiu ficar por cima no chão, na meia-guarda, mas não conseguiu ser efetivo nos golpes sobre o moldávio.
Já bastante cansados, os dois lutadores voltaram para o round final buscando um golpe que decidisse a luta. Ambos soltavam "bombas" um no outro, mas já sem muita precisão. Melhor no round, Cannonier acertou dois bons golpes no rosto de Cutelaba, que sentiu. O moldávio recuou e o americano, ao invés de continuar a golpear, encurtou a distância e foi para a luta agarrada. Cannonier baixou a guarda e passou a andar para cima de Cutelaba, provocando-o e buscando aplicar golpes que decidissem a disputa. O moldávio resistiu e levou a decisão para os pontos.
Sara McMann finaliza Alexis Davis com um katagatame no segundo round
Na segunda luta feminina da noite, a peso-galo americana Sara McMann finalizou a canadense Alexis Davis com um katagatame aos 2m52s do segundo round após quase ser finalizada no fim do round inicial com um triângulo.
Sara McMann Alexis Davis TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Sara McMann festeja a vitória sobre Alexis Davis no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
A luta começou com as duas lutadoras buscando a trocação aberta, e McMann, após uma sequência de quatro golpes seguidos contra Davis, derrubou a rival e ficou por cima no chão. Davis tentava escalar a guarda enquanto McMann não conseguia agredí-la, principalmente com os cotovelos, como seu córner pedia. Alexis Davis aproveitou um erro de posicionamento da rival e encaixou um triângulo, e aplicou cotoveladas na sua cabeça até o intervalo. No córner, McMann disse que não sentia o lado esquerdo do rosto por conta dos golpes aplicados por Davis.
No segundo round, após uma troca rápida de golpes no centro do octógono, Sara McMann aplicou um golpe de judô derrubando Davis, que já iniciou o ataque por baixo à rival. McMann, no entanto, trabalhou no chão e encaixou o katagatame. Davis tentou resistir e se defender do golpe, mas não conseguiu e teve de desistir do combate.
Brandon Moreno vence duelo de estilos contra Ryan Benoit
Na luta que abriu o card principal do TUF 24 Finale, o peso-mosca mexicano Brandon Moreno derrotou o americano Ryan Benoit por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). O duelo foi muito movimentado, e trouxe um duelo de estilos, com Moreno sendo oriundo da luta agarrada, enquanto Benoit tem origem na trocação.
Brandon Moreno Ryan Benoit TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Brandon Moreno desfere um soco de esquerda contra Ryan Benoit no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
Ryan Benoit começou melhor na luta em pé, mas Moreno levava a melhor quando a luta ia para o chão. Após aplicar duas quedas seguidas no rival, Moreno teve dificuldades com os golpes precisos desferidos por Benoit no fim do round, que o acertaram com força. 
No segundo round, Moreno aceitou a disputa em pé com Benoit, e levou a pior, sofrendo um knockdown e não conseguindo acompanhar o ritmo do rival. Na segunda metade do assalto, percebendo que estava em desvantagem, Moreno partiu para a luta agarrada, derrubando Benoit duas vezes e, em ambas, ficando por cima no chão, se mantendo nessa posição até o intervalo.
No terceiro round Moreno desistiu da trocação e iniciou a disputa com a luta agarrada. No entanto, percebendo que Benoit já estava cansado, ele mudou a estratégia e voltou a trocar golpes com o rival. Dominando melhor as ações, o lutador tinha mais facilidade de encurtar a distância e travar Benoit na grade. Após trocar mais alguns golpes e dominar o rival nos instantes finais, Moreno terminou a luta em melhores condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário