sábado, 5 de abril de 2014

'Musa' no muay thai, brasileira viaja em busca do terceiro título mundial

Tainara Lisboa embarcou na última segunda-feira, rumo à Tailândia, onde luta por mais um cinturão. Santista fala sobre a trajetória no esporte e da vida em família

Por Santos, SP
Tainara Lisboa (Foto: Tainara Lisboa / Arquivo pessoal)Bela e batalhadora, santista Tainara Lisboa busca o terceiro título mundial (Foto: Arquivo pessoal)
"Amor à primeira vista". É assim que a campeã mundial de muay thai, Tainara Lisboa, de 23 anos, define sua identificação com o esporte em que a atleta da Thai Center/Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) é a número um do planeta. Na última segunda-feira, a santista embarcou para a Tailândia atrás do terceiro título mundial, de 23 a 26 deste mês.
- Meus dois títulos mundiais foram conquistados na Tailândia, o primeiro em 2009, e o segundo no ano passado. Agora luto pelo cinturão do WBC (Conselho Mundial de Muay Thai) A preparação está a todo vapor. A diferença de fuso horário é enorme, e por conta disso, viajamos mais cedo. Não conheço a minha oponente, mas eu estou preparada para enfrentar seja quem for - afirma.
No esporte desde os 13 anos, Tainara preferiu não seguir os passos do pai, triatleta. Ela queria lutar.
 - Comentei com meu pai que gostaria de fazer um esporte focado em lutas. Ele me levou para conhecer a Thai Center (academia onde treina), e passei a acompanhar os treinos. Quando vi o Sandro (treinador) e aqueles marmanjos "chorando" no limite, pensei: 'Preciso passar por isso e sentir essa sensação' - conta.
O começo não foi fácil. Única garota a treinar na academia na época, Tainara sofreu preconceito tanto dentro como fora dos ringues. As adversidades, porém, ajudaram-na a crescer no esporte.
- No começo, não só eu como o meu treinador sofremos preconceitos. Muitos questionavam por que ele treinava uma mulher e onde isso ia dar. Ele absorveu essas criticas, transformou em trabalho. E o resultado esta aí. Sou duas vezes campeã mundial. Dou palestras sobre muay thai para muitas mulheres no estado de São Paulo. Estou orgulhosa não só pelas minhas conquistas no ringue, mas por saber que abri portas para outras mulheres - lembra.
Por conta das viagens e do número grande de compromissos, Tainara não pôde dar sequência aos estudos. Mas ela não se arrepende e valoriza o conhecimento que adquiriu no muay thai.
- Entendo que o esporte é a minha faculdade, vivo intensamente para ele. A modalidade teve uma boa evolução de um ano para cá. Muitos competidores e donos de academias brigam para o esporte ser divulgado e praticado da maneira correta - diz, destacando Santos como uma das forças do muay thai no Brasil.
- As pessoas estão buscando muito as academias de muay thai, principalmente, em Santos, que hoje em dia pode ser considerada a Bangkok do Brasil. A cidade é uma das pioneiras em abrir o canal para os atletas conhecerem o berço do esporte, a Tailândia. Muitos lutadores da região têm viajado para lá - conta.
Tainara Lisboa (Foto: Antonio Marcos)Tainara luta há quase dez anos. Hoje, consegue viver apenas do muay thai (Foto: Antonio Marcos)

VAIDADE

Tainara não esconde que fora dos períodos de treinos e lutas, é bastante vaidosa. Mesmo em meio às lutas, a santista garante: sempre há tempo para cuidar do visual.
Tainara Lisboa (Foto: Arquivo Pessoal)Entre uma luta e outra, Tainara aproveita para cuidar do visual (Foto: Arquivo Pessoal)
- Acho que a mulher sempre carrega uma escovinha na bolsa, uma xuxinha colorida, blusinha rosa, entre outras coisas. Nós (mulheres) sempre levamos algo para deixar o ambiente mais feminino, pois a presença feminina é cada vez mais constante nos campeonatos - conta.
- É óbvio que na hora de treinar e lutar as coisas devem ser levadas à sério, mas, depois, eu passo no salão para cuidar da beleza (risos) - completa.
Apesar da beleza, Tainara é solteira. Ela diz que o fato de lutar muay thai não espanta os possíveis pretendentes, mas admite: traz responsabilidades aos que desejam concorrer por seu coração.
- Acho que existe um certo respeito, até mesmo pela minha postura séria, mas depois que me conhece de verdade, acaba enxergando uma pessoa meiga e carinhosa. É claro que não pode bobear, porque aí é problema (risos).
UFC À VISTA?

Com dois títulos mundiais e uma carreira consolidada no muay thai, Tainara já estuda até mudar para o MMA. Tanto que um eventual confronto com a campeã do UFC, Ronda Rousey, que está em sua categoria, deixa a santista animada.
- Eu e meu treinador já conversamos sobre isso (mudar para o MMA). No momento esse não é o foco. Um confronto contra a Ronda seria muito interessante, mas não é simples como parece. A parte em pé para o MMA é muito diferente do muay thai, fora que teria que aprender a lutar no solo, mas seria muito bom colocar duas campeãs mundiais frente a frente. Uma grande luta. Mas, quem sabe no futuro? - conclui.
Tainara Lisboa (Foto: Arquivo Pessoal)Consolidada no muay thai, Tainara não descarta eventual mudança para o MMA (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário