quinta-feira, 15 de março de 2012

Conmebol confirma: Adriano não vai poder jogar pelo Fla na Libertadores

Atacante foi inscrito pelo Corinthians e, mesmo sem sequer ter ficado no banco, não pode ter inscrição por outra equipe nesta edição do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Flamengo e Adriano ainda nem iniciaram oficialmente uma reaproximação, mas clube e jogador já saberão, de antemão, que não será possível ver o Imperador em campo na edição de 2012 da Taça Libertadores. O atleta foi inscrito pelo Corinthians e, mesmo sem ter sequer ficado no banco nos jogos do Timão pelo torneio continental, não poderá ter inscrição por outro clube, confirmou a Conmebol.
O regulamento da Libertadores se limita a dizer que "um jogador não poderá atuar por mais de um clube no mesmo torneio", mas a entidade vai publicar uma nota oficial informando que a proibição se estende aos atletas que foram simplesmente inscritos por outros clubes.
- Falei há pouco com Francisco Figueiredo Brítez, secretário-executivo da Sul-Americana (Conmebol). Ele me confirmou que se o jogador foi inscrito por um clube, não pode ser por outro. No meu entendimento, ele poderia ser inscrito, mas eu precisava da confirmação e por isso liguei para lá. Não pode. Amanhã vão divulgar uma nota sobre o assunto - explicou, por telefone, Ildo Nejar, brasileiro que integra o conselho técnico da Conmebol.
Regulamento da Libertadores (Foto: Reprodução)Regulamento da Libertadores só fala que atleta não pode 'atuar' por mais de um clube (Foto: Reprodução)
Vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro informou que o clube, caso de fato venha a contratar Adriano, pode estudar uma estratégia para conseguir a inscrição do atacante.
- Se de fato houver interesse no jogador, aí é possível pensar numa medida, tentar recorrer e reverter esse quadro. Não sei se isso vai de alguma forma esmorecer o interesse do clube nele. Estamos falando em hipótese. Se isso vai acontecer amanhã (o anúncio da Conmebol), é uma informação relevante. A princípio não teríamos o Adriano para a Libertadores. Fizemos um estudo aprofundado do regulamento e entendemos que ele poderia jogar a partir da segunda fase, já que ele foi inscrito pelo Corinthians, mas não jogou e sequer foi relacionado. O regulamento fala em atuar. E isso ele não fez. Essa é a nossa interpretação - disse De Piro.
Especialista acredita que Adriano poderia ser inscrito
Na opinião do advogado Marcos Motta, especilista em casos de futebol na esfera mundial, o Flamengo teria condição de inscrever Adriano.
- O regulamento da competição segue o estatuto da Fifa, que visa à regularidade. Isso é feito para impedir que um jogador dispute a semifinal por um time e a final por outro. Analisei a documentação, as atas da Conmebol e, a não ser que haja uma interpretação absurda e alargada do termo atuar, que consta no regulamento, não há risco para que ele jogue por outra equipe. Agora, a penúltima palavra é do advogado e a última é do órgão competente. Se eles quiserem invalidar... Mas, do ponto de vista jurídico, não há impedimento - disse Motta, antes de saber que a Conmebol havia batido o martelo.
A entidade já invalidou um caso parecido em 2009. Inscrito pelo São Paulo, o lateral Joilson foi impedido de atuar pelo Grêmio, clube para o qual foi transferido na segunda fase da Libertadores. A diferença para o caso de Adriano é que Joilson havia sido relacionado para três jogos, tendo ficado no banco em um deles, contra o Independiente Medellín.

Nenhum comentário:

Postar um comentário