sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ricardo Zonta é o mais rápido no treino extra; Villeneuve fica em sexto

Com diferentes condições de pneus para cada piloto, piloto da RZ faz o melhor tempo desta quinta, na primeira sessão para a Corrida do Milhão

Por Alexander Grünwald e Alfredo Bokel São Paulo
Graças à nova chicane da Curva do Café e ao convidado especial para a Corrida do Milhão, Jacques Villeneuve, os pilotos da Stock Car tiveram direito a um treino extra na tarde desta quinta, em Interlagos. O mais rápido foi Ricardo Zonta, da equipe RZ, com 1min41s667. O canadense e ex-campeão de Fórmula 1 terminou na sexta colocação, com 1min42s762, melhorando em 0s5 o tempo que marcou pela manhã, quando teve um treino exclusivo só para ele.
Villeneuve acelera seu Stock Car 27 pela primeira vez, em Interlagos (Foto: Carsten Horst)Villeneuve acelera seu Stock Car 27 pela primeira vez, em Interlagos (Foto: Carsten Horst)

À tarde, todos os pilotos foram para a pista, divididos em dois grupos. Zonta, que integrou o primeiro grupo, cravou o tempo mais rápido da sessão. Ninguém do segundo grupo, que contava com o líder da temporada Thiago Camilo, o vice-líder Cacá Bueno e o próprio Villeneuve, entre outros, superou a marca.
- Acho que ainda posso melhorar um segundo. O carro é diferente do que eu imaginava, diferente do que guiei na Nascar - analisou o canadense.
Vale ressaltar que os carros foram para a pista com diferentes condições de desgaste de pneus. Villeneuve, por ser estreante, teve pneus zero à disposição. Zonta usou pneus quase novos, de duas ou três voltas. Já Cacá Bueno afirmou que andou com pneus que já haviam completado 40 voltas.
- Esse treino não serve de comparativo entre os carros. O Villeneuve andar em sexto não é surpresa pela melhor condição de pneus que ele tinha. Mas imagino que a posição real dele seja de 15o a 22o, o que seria até bom pela falta de experiência que ele tem nesse carro - declarou o piloto da RBR.
Foi a primeira vez também que os pilotos experimentaram a chicane recém-construída na Curva do Café, que deixou os tempos cerca de três segundos mais altos. Como comparação, o tempo da pole de Ricardo Maurício na última corrida da Stock Car em Interlagos foi de 1m38s806.
- A chicane não ficou ruim, ficou até gostosa de fazer, mas preferia que tivessem construído uma área de escape e o traçado original fosse mantido. O perigo não é a curva, mas a falta de área de escape - disse Cacá.
carro Zonta Stock Car (Foto: Fábio Oliveira)Ricardo Zonta, do carro 10, crava o melhor tempo desta quinta, em Interlagos (Foto: Fábio Oliveira)
Mais rápido do dia, Zonta também aprovou a chicane, mas fez uma sugestão para o dia da corrida.
- Deveria ser feita uma pintura na parte mais alta da zebra para alertar o piloto e não passarmos por cima para não danificarmos o carro - opinou.
Zonta disse que ficou surpreso com o desempenho de Villeneuve, seu ex-companheiro de BAR na Fórmula 1 em 1999 e 2000.
- Me impressionou porque a gente sabe como o carro da Stock é difícil. Mesmo ele tendo jogos de pneus novos para usar, ele virou um tempo de respeito.
Nesta sexta, os carros voltam à pista para mais dois treinos livres. A Corrida do Milhão, que terá a duração de 70 minutos, será realizada neste domingo, às 11h, com transmissão da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário