sábado, 8 de setembro de 2012


Joinville vira para cima do Botafogo 
e volta à semifinal após cinco anos

Precisando de uma vitória no tempo normal e outra na prorrogação, time carioca chega a ficar na frente, mas permite reação dos donos da casa

Por SporTV.comJoinville, SC
4 comentários
Estreante na Liga Futsal, o Botafogo lutou até onde pode, mas está eliminado da edição 2012 da competição. Precisando vencer o Joinville no tempo normal e na prorrogação para ir à semifinal, o Alvinegro chegou a abrir 2 a 1, mas permitiu a reação dos donos da casa, que triunfaram por 4 a 2 (assista aos gols no vídeo ao lado), neste sábado, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Com o resultado, o Tricolor Catarinense vai à semifinal depois de cinco anos sem chegar à penúltima etapa da competição. O adversário será o Carlos Barbosa, que eliminou o Jaraguá, na última segunda-feira.
O outro confronto da semi será entre Orlândia e Corinthians. Os duelos decisivos começam na próxima semana. Dentre os semifinalistas, apenas o Carlos Barbosa já levantou o troféu mais cobiçado do futsal brasileiro - é o maior vencedor da competição, ao lado do Jaraguá, com quatro conquistas.
O jogo
O Joinville adotou uma postura cautelosa no início da partida. Somente aos quatro minutos, o time da casa chegou ao ataque pela primeira vez, quando Vander Carioca chutou cruzado e Leandrinho concluiu dentro da área, para a defesa de Diogo. Aos cinco, Leco arrancou pela esquerda e soltou uma bomba. Mais uma vez, o goleiro alvinegro conseguiu salvar.
Ricardinho comemora o primeiro gol do Joinville sobre o Botafogo (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)Ricardinho comemora o gol que iniciou a reação do
Joinville  (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)
O Botafogo só foi finalizar aos seis, em chute de Bruninho, que passou à esquerda de Tiago. Segundos depois, porém, o Glorioso tiraria o primeiro zero do placar. Depois de receber na direita do ataque, Pelé tocou entre as pernas do goleiro joinvilense para fazer 1 a 0. O gol desarticulou o Joinville, que passou a errar muitos passes. Quando o time da casa parecia perdido em quadra, Neto fez bonita jogada pela direita e chutou cruzado. Keke desviou para o gol e Ricardinho ainda tocou na bola antes de ela cruzar a linha: 1 a 1.
O Botafogo não se abateve e, aos 11, Mancha foi lançado sozinho na frente e finalizou no travessão. Um minuto depois, Bruninho se livrou de dois marcadores e bateu com perigo, à direita de Tiago. Vendo o rival crescer em quadra, o Joinville fechou-se ainda mais nos minutos finais da primeira etapa, levando para o vestiário o empate que lhe dava a classificação.
- Todos os jogos aqui nós saímos na frente e deixamos o Joinville virar. Temos que voltar mais preparados para o segundo tempo, porque precisamos da vitória - comentou Bruninho, em entrevista ao SporTV, no intervalo.
O Alvinegro seguiu pressionando no segundo tempo e, logo no primeiro minuto, Sakai chutou com perigo, errando a meta por pouco - na jogada, Pixote sofreu contusão muscular na coxa e precisou ser substituído. De tanto insistir, os cariocas chegaram ao segundo gol no minuto seguinte, com Bruninho, que estufou a rede após tabelar com Pelé.
Joinville vence o Botafogo pela Liga Futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)Mancha criou algumas boas chances, mas não conseguiu evitar a derrota (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)
Mesmo em vantagem, o Botafogo continuou comandando as ações ofensivas. Aos cinco, Mancha dominou no peito e chutou de virada, obrigando Tiago a fazer grande defesa. O Joinville só foi acordar aos sete, quando Leco avançou pela esquerda e bateu cruzado. Livre, Vander Carioca desperdiçou a oportunidade. Aos 10, Vander teve nova chance ao entrar na área tabelando com Café. A finalização foi em cima de Diogo.
A oito minutos do fim, o pivô finalmente conseguiu fazer o que tanto perseguia. Após receber na referência, o camisa 41 girou para a cima da marcação e empatou a partida. Foi o 14º gol de Vander Carioca na Liga Futsal 2012. O Joinville poderia ter virado aos 13. Em contra-ataque rápido, Neto saiu na cara do gol, mas tocou em cima de Diogo.
Aos 16, o técnico Fernando Malafaia lançou Pábrio como goleiro-linha. Foi o golpe de misericórdia do time carioca. No primeiro erro de passe alvinegro, o goleiro Tiago chutou de sua área e fez 3 a 2. Segundos depois, Neto marcou o quarto, em lance parecido, batendo da esquerda do setor defensivo do Joinville. O Botafogo ainda teve uma chance com Sakai, porém já era tarde. O Joinville é o quarto semifinalista da Liga 2012.
Joinville: Tiago, Julio, Leco, Leandrinho e Vander Carioca. Entraram: Ricardinho, Neto, Pixote, Café, Keke e Murilo. Técnico: Fernando Ferretti
Botafogo: Diogo, Sakai, Pelé, Bruninho e Mancha. Entraram: Caue, Pábrio, Maçarico e Sacon. Técnico: Fernando Malafaia
Joinville vence o Botafogo pelas quartas de final da Liga Futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)Jogadores do Joinville festejam a classificação após o apito final (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário