sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bernard diz que punição a Cielo foi muito leve, mas Bousquet apoia TAS

Principais rivais do brasileiro, franceses comentam sobre julgamento

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
natação Alain Bernard em coletiva antes do Mundial de Xangai   (Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)Alain Bernard acredita que decisão do TAS foi leve
(Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)
Cesar Cielo foi um dos assuntos mais comentados da última entrevista dada pelos nadadores franceses antes do início do Mundial de Xangai, marcado para a noite deste sábado (horário de Brasília). A decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) de manter apenas uma advertência para o campeão olímpico brasileiro após julgamento de doping dividiu a opinião de dois dos seus principais rivais. Enquanto Alain Bernard considerou a punição “branda”, Frédérick Bousquet disse confiar na decisão do tribunal.
- Eu não tinha tomado nenhuma posição. Eu tinha dito apenas que achava a pena muito leve. E, agora, eu acho que ela é ainda mais leve. É tudo o que tenho a dizer. Não tenho nada a ver com essa decisão. Prefiro não julgar ninguém sem conhecer todos as partes do dossiê. Então, prefiro não perder minha energia nisso e me concentrar no que tenho para fazer neste Mundial – disse Alain Bernard, medalhista de bronze ao lado de Cesar Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Fredérick Bousquét, ex-companheiro de treino de Cielo, em Auburn (Estados Unidos), preferiu colocar panos quentes na polêmica.
- Eu não acho que devo fazer algum tipo de julgamento, se a decisão é justa ou não. Eu não tenho todos os detalhes do dossiê, mas confio na decisão do Tribunal Arbitral do Esporte – afirmou Bosquet, que usava um par de chinelos com a bandeira do Brasil.
natação Frédérick Bousquet em coletiva antes do Mundial de Xangai (Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)Frédérick Bousquet disse confiar na decisão do TAS
(Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)
O vice-campeão mundial dos 50m livre ficou satisfeito por o TAS ter tomado sua decisão sobre o caso antes do início das competições na China. Bousquet, que este ano também foi punido por doping após usar uma pomada que continha uma substância proibida, evitou comparações.
- São dois casos totalmente diferentes. Eu concordei com a minha punição e concordei com a decisão de agora – disse o francês, suspenso por dois meses.
Não foram só os atletas que comentaram sobre o resultado do julgamento. Técnicos franceses também opinaram sobre o caso. O treinador de Alain Bernard, Denis Auguin, ressaltou que outros atletas já foram pegos com a mesma substância e receberam dois anos de suspensão. Já Lionel Horter, diretor da equipe da França, destacou que este assunto não deve parar por aqui.
natação Frédérick Bousquet com chinelo brasileiro (Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)Par de chinelos do francês tem a bandeira do Brasil
(Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)
- É verdade que ainda tem muita coisa a se falar sobre isso. Mas não agora. Mais tarde – afirmou Lionel Horter.
Na quinta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte anunciou a decisão de manter apenas uma advertência de Cielo, Henrique Barbosa, e Nicholas Santos. Os três nadadores, além de Vinícius Waked, foram flagrados em exame antidoping com a sustância proibida furosemida. Waked, por ser reincidente, levou um ano de suspensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário