quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Massa relembra trauma de Cingapura 2008: 'Resultado estava manipulado'

Brasileiro diz que corrida, decisiva para a perda do título, não foi autêntica

Por GLOBOESPORTE.COM Cingapura
Felipe Massa Ferrari GP de Cingapura (Foto: AFP)Felipe Massa relembra Cingapura-2008 (Foto: AFP)
O GP de Cingapura sempre tem um assunto recorrente em suas entrevistas desde a temporada 2009: o "Cingapuragate", ocorrido em 2008, quando Nelsinho Piquet jogou seu carro no muro para beneficiar Fernando Alonso. Atual companheiro do espanhol na Ferrari, Felipe Massa é sempre um dos mais críticos do ocorrido, já que acabou prejudicado diretamente na luta pelo campeonato daquele ano, perdido para o inglês Lewis Hamilton na última curva do GP do Brasil, em Interlagos.
Nesta quinta-feira, na entrevista coletiva para a imprensa espanhola, o brasileiro voltou a tocar no assunto. Massa disse que o resultado da corrida de 2008 foi manipulado.
- Tive um problema na Hungria naquele ano, algo completamente diferente de Cingapura. Foi uma falha nos boxes causada por um safety car inexistente, como soubemos depois. Mas o passado é passado. Já respondi mais de 45 mil vezes o que me pareceu esta corrida. Todos vocês viram e têm experiência. Todos sabemos que o resultado estava manipulado. O GP de Cingapura de 2008 foi falso. Não foi um resultado autêntico - disse o brasileiro.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM em outubro de 2009, o brasileiro classificou o que aconteceu na corrida em Cingapura como um "roubo". Naquela corrida, um mecânico da equipe italiana apertou o botão errado e o liberou dos boxes com a mangueira de reabastecimento ainda engatada em seu carro. Com isso, ele acabou fora da zona de pontuação.
- Fiquei muito chateado com tudo o que aconteceu, não só com o que a Renault fez, que foi um roubo. A resposta clara é um roubo. E isso criou muitas coisas, como um safety car que juntou os carros. A maioria precisava ir para os boxes, e eu era um deles. Tivemos uns dez indo para os boxes. Meu mecânico errou, não posso esquecer isso, mas em um pit stop muito complicado, com dois carros entrando ao mesmo tempo e mais dez no pit lane. Ele apertou um botão em uma situação que nunca ia acontecer em um pit stop normal. O que fico chateado é que a Renault roubou. Apareceu alguém para falar: "Realmente eu bati por querer". Tudo bem. Tiraram o Briatore da parada? Tudo bem. O engenheiro? Os pilotos? Um piloto ganhou a corrida por um roubo. Deveria ter acontecido alguma coisa com os pilotos também - disse na ocasião.
Horários GP Cingapura 2011 (Foto: ArteEsporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário