terça-feira, 2 de dezembro de 2014

UFC anuncia acordo com a Reebok e promete repassar valor aos lutadores

Atletas e córneres terão de usar uniformes padronizados nas semanas de eventos e não poderão mais usar banners com patrocinadores no octógono

Por Rio de Janeiro
Lorenzo fertitta, sócio do UFC (Foto: Getty Images)Fertitta revelou detalhes do acordo entre o UFC e Reebok,
que entra em vigor em julho de 2015 (Foto: Getty Images)
O UFC anunciou nesta terça-feira um acordo que, segundo a própria organização, revolucionará a forma como os esportes de combate são geridos. A Reebok, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo, será a fornecedora exclusiva de todo tipo de roupa e aparelhos de treinos para os lutadores e seus córneres. O contrato, que não teve os valores divulgados, tem duração de seis anos e será válido a partir do dia 6 de julho, quando acontece o evento da Indepedência americana e a tradicional Fan Expo, na International Fight Week, em Las Vegas. Segundo Lorenzo Fertitta, um dos donos do UFC e que conversou com a imprensa por meio de teleconferência, boa parte do valor pago pela Reebok, senão todo, será distribuído entre os próprios lutadores, que serão divididos por faixas de ganhos baseados nas suas posições no ranking oficial da entidade. Atletas aposentados não serão contemplados.
Logo do UFC e da Reebok (Foto: Divulgação)O UFC e a Reebok anunciaram uma parceria de
seis anos, sem revelar os valores (Foto: Divulgação)
- Esta será a maior parceria que o UFC já fez em sua existência. Tivemos alguns parceiros e momentos que mudaram para melhor o rumo desta empresa. O TUF, a Budweiser, a EA Sports, e agora a Reebok, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo. Por este acordo, ela vai produzir os uniformes e todo o material de treino dos lutadores. Faremos algo que nunca foi feito em esportes de combate. Estamos muito orgulhosos de conseguir distribuir a grande maioria, senão todo o valor que conseguirmos para os atletas. As performances deles durante os eventos e as suas posições no ranking no dia da pesagem serão determinantes para que eles ganhem mais dinheiro. Quanto mais bem sucedidos, mais ganharão. Os campeões receberão um valor mais alto; os atletas que estão entre o 1º e o 5º lugares receberão o segundo maior valor; a próxima faixa compreende os atletas ranqueados entre o sexto e o décimo lugares, seguidos pelos colocados entre a 11ª e a 15ª posições. Por fim, estarão os não ranqueados. Vale também ressaltar que os lutadores serão recompensados quando lutarem. Atletas aposentados não estão incluídos neste raciocínio. Cada lutador tem uma situação própria, e os lutadores ranqueados ganharão substancialmente mais dinheiro. Os lutadores também receberão royalties por participação em eventos, campanhas publicitárias e leilões de luvas, shorts ou camisas que forem usadas em suas lutas - eles terão de guardar todo o material após cada luta. Pelo resto de suas vidas os lutadores receberão 20% dos royalties pelo material que for vendido com suas marcas e nomes.
UFC Chris Weidman x Anderson Silva MMA (Foto: Getty Images)Os banners dos atletas, que contém marcas de patrocinadores pessoais, serão banidos (Foto: Getty Images)
O acordo tem alguns pontos polêmicos, como a obrigatoriedade de os córneres dos atletas também usarem apenas as roupas da Reebok na semana da luta, e o banimento dos banners que os atletas estendem atrás de si antes das lutas, no octógono. Durante toda a semana, os atletas deverão usar apenas as roupas fornecidas pelo UFC ou ternos sem marcas ou logotipos aparentes. Para Fertitta, o modelo utilizado no futebol europeu é o mais adequado ao UFC.
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Johny Hendricks já usa as roupas da Reebok na semana
da luta contra Robbie Lawler (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Os lutadores serão vistos individualmente, mas queremos padronizar as roupas que eles usam. Vamos criar e inovar junto à Reebok para conseguirmos atingir o melhor desempenho por parte dos atletas. Estamos muito felizes com o design do novo material. Não podemos dar muitos detalhes agora, mas haverá todo tipo de material, cores e tipos de peças para que os atletas possam escolher os que mais lhes agradem. Os córneres também terão de usar o material produzido. Quando o lutador chegar para o evento, ele receberá todo o material necessário, fornecido pela Reebok. Shorts, calças, camisas, meias, roupas íntimas... tudo. Essas peças estarão identificadas com o nome de cada lutador. Os banners sairão do octógono, e os lutadores não poderão usar logotipos de seus patrocinadores durante os eventos do UFC. O modelo que usamos é semelhante ao do futebol europeu - com um espaço apenas para patrocinadores do UFC além da marca da Reebok - e das grandes ligas esportivas americanas. O MMA se tornou algo grande, imenso mundialmente. Os jogadores de basquete ou de futebol americano não podem entrar nas quadras ou campos com seus patrocinadores pessoais. Não é assim que funciona. Os lutadores podem ter seus patrocinadores pessoais, como qualquer atleta da NBA ou da NFL, mas durante os eventos do UFC deverão usar o material fornecido pelo UFC.
Dana White, Coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White também participou da teleconferência que
anunciou a parceria à imprensa (Foto: Evelyn Rodrigues)
Dana White também participou da teleconferência e revelou ter conversado com alguns atletas sobre o novo acordo, obtendo uma resposta muito positiva.
- Eu não posso ligar para 550 lutadores, mas para todos para quem eu liguei e falei sobre o assunto nos últimos três dias acharam o acordo muito bom os atletas em geral. Claro que haverá questionamentos, mas estamos prontos para lidar com eles. A verdade é que todos que lutaram pelo UFC em algum momento nestes últimos 11 ou 12 anos foram pagos. Todos. Quem jamais teve o retorno devido pelos investimentos feitos foram justamente os irmãos Fertitta. Eles investiram muito, muito dinheiro, e agora o UFC dá um salto para que até mesmo eles possam vir a recuperar uma parte do que foi investido. Este acordo eleva o MMA e o UFC, por ter uma parceira deste tamanho junto a nós. A Reebok possui 1500 lojas próprias ao redor do mundo, e isso não inclui as lojas de material esportivo que revende seus produtos. A partir de agora os produtos do UFC serão vendidos nessas lojas, e os lutadores receberão uma porcentagem do que for vendido com suas marcas individuais. É um avanço difícil de ser medido para o esporte, para o UFC e para os lutadores como marcas esportivas. Cerca de 20 lutadores do UFC atualmente são patrocinados por marcas que patrocinam o UFC.
Além dos atletas, os valores do acordo com a Reebok também terá um destino filantrópico. Segundo Lorenzo Fertitta, o UFC destinará uma parte do dinheiro pago pela fornecedora de material esportivo a uma organização chamada "Fight for Peace".
- Há uma grande preocupação com responsabilidade social da nossa parte e da Reebok. Um percentual de todo o contrato será destinado a instituições destinadas a melhorar a vida das pessoas. Uma delas é o "Fight for Peace" ou "Luta pela Paz", que visitamos no Rio de Janeiro, no Complexo da Maré, e vimos o trabalho incrível que é feito. Eles também trabalham em Londres, e serão beneficiados por este acordo por serem agentes que transformam a vida de jovens que estão em contato constante com o crime, a guerra e as drogas.

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