terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Jon Jones relembra treino "incrível" com Anderson: "Me ensinou muito"

Em visita ao Brasil só um mês antes da próxima luta, campeão do UFC diz preferir fãs daqui aos americanos: "Parecem ter mais orgulho dos atletas"

Por São Paulo
O esperado primeiro treino de Jon Jones e Anderson Silva deu o que falar na imprensa internacional. A dupla trocou experiências na academia oficial do UFC no último dia 17, após participar de uma coletiva da organização, e as fotos do encontro começaram a pipocar nas redes sociais, o que despertou muita curiosidade dos fãs. Jones veio ao Brasil para dar dois seminários, um em Porto Alegre e outro em São Paulo, e falou pela primeira vez sobre o tema ao conceder uma entrevista exclusiva ao Combate.com, pouco antes de iniciar as atividades no Centro Universitário Ítalo-brasileiro, na capital paulista. O campeão dos meio-pesados (até 93kg) tratou o treino com Spider como "magnífico" e disse ter aprendido muito com o ídolo:
- Foi incrível, uma experiência magnífica. Foi tudo o que pensei que seria. Ele foi muito respeitoso, me ensinou muito, e eu pude compartilhar com ele algumas coisas também.
Anderson Silva Jon Jones UFC sparring (Foto: Reprodução / Instagram)Sparring de Anderson Silva e Jon Jones (Foto: Reprodução / Instagram)
A relação de Jones com o Brasil vai além de Anderson. Ele guarda um carinho especial pelo país e inclusive prefere os fãs brasileiros aos americanos. Jones se sente mais querido por aqui:
- Você vai a um UFC nos EUA, e as pessoas te vaiam. Os brasileiros parecem realmente dar força para seus atletas. Parecem ter mais orgulho deles.
A visita ao Brasil, por sinal, soou estranha pelo fato de só faltar cerca de um mês para o duelo contra Daniel Cormier no UFC 182, que será realizado no dia 3 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Mas Jon Jones minimizou a viagem e disse que não vai esquecer como lutar em poucos dias. Ele falou ainda sobre a atual fase de Maurício Shogun, de quem tirou o cinturão em 2011, e apostou nas vitórias de Chris Weidman e Alexander Gustafsson sobre Vitor Belfort e Anthony Johnson, respectivamente. A seguir, veja a entrevista na íntegra:
Combate.com: Você está no Brasil novamente. Do que você mais gosta no país?
Jon Jones: Eu adoro o povo. Todo mundo tem ótima energia, todo mundo sorri, aproveita o dia. E todos respeitam muito as artes marciais. É isso, são as pessoas.
Jon Jones UFC (Foto: Ivan Raupp)Jon Jones faz sinal sugestivo com as mãos
durante entrevista: de propósito? (Foto: Ivan Raupp)
Que diferença você vê em relação aos EUA?
Acho que os fãs brasileiros têm uma maior apreciação pelo esporte e pelos atletas. Você consegue perceber isso basicamente indo a eventos de MMA. Você vai a um UFC nos EUA, e as pessoas te vaiam. Os brasileiros parecem realmente dar força para seus atletas. Parecem ter mais orgulho deles.
Ronda Rousey disse que adoraria lutar no Brasil. E você?
Adoraria lutar no Brasil, seria uma honra. Só não quero enfrentar um brasileiro (risos).
Cormier é seu maior desafio até aqui? É o adversário mais difícil que você terá enfrentado?
Vou ter que dizer que sim. Tento pensar que todo meu próximo adversário é o meu maior desafio. É a melhor maneira de respeitá-los e de me preparar para eles.
Gustafsson x Anthony Johnson. Quem vai vencer e por quê?
Acho que Alexander Gustafsson vai vencer a luta. Ele é um pouco mais versátil, o jogo dele flui um pouco mais. Ele tem mais ferramentas para vencer.
Até pouco tempo atrás todo mundo falava sobre a possível superluta entre você e o Anderson Silva, mas isso foi esquecido após as derrotas dele. Hoje em dia te agradaria esse duelo?
Não, nunca quis enfrentar o Anderson. Lutar contra ele não é um objetivo meu. Eu o respeito muito, respeito seu legado e sua amizade.
Jon Jones no seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)Jon Jones dá joelhada no seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)
Gostaria de tê-lo como um mentor?
Sim, com certeza. Adoraria poder ligar para ele, pedir conselhos, poder treinar com ele. Seria ótimo para mim.
Como foi o treino com o Anderson na academia do UFC?
Foi incrível, uma experiência magnífica. Foi tudo o que pensei que seria. Ele foi muito respeitoso, me ensinou muito, e eu pude compartilhar com ele algumas coisas também.
Você tornou-se campeão ao derrotar Maurício Shogun. Viu as últimas lutas dele? O que acha que aconteceu?
Não vi, mas acho que chega um ponto na carreira de todo lutador onde ele não é mais o mesmo. Você fica mais velho. Shogun teve seu auge, foi um auge magnífico, e agora ele só luta porque ama lutar.
Jon Jones no seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)O campeão com todos que participaram do seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)
Weidman x Vitor Belfort. Quem você acha que vai vencer e por quê?
Acho que Chris Weidman vai vencer, porque ele é um wrestler, e o wrestling é uma base muito forte. Muitos campeões são wrestlers.
Para encerrar: você está no Brasil um mês antes da sua luta contra o Cormier. Isso não te preocupa em relação à preparação?
Não, não tenho nenhuma preocupação. Tenho treinado muito duro e não acho que vou esquecer como lutar em poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário