terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Hendricks diz que desde que venceu
o cinturão não se vê como o campeão

Lutador garante que tal mentalidade o mantém mais competitivo e promete
derrotar Lawler de forma a não deixar dúvidas sobre sua superioridade

Por Las Vegas, EUA
Aos 24 anos de idade, Johny Hendricks começou a sua carreira como lutador de MMA. Aos 30, conquistou o cinturão peso-meio-médio do UFC, em uma dura batalha contra Robbie Lawler. Logo após o combate, ocorrido em março passado, o atleta precisou fazer uma cirurgia no bíceps, lesionado durante o duelo. Em seguida, foram meses de recuperação e treinamento para, somente agora, nove meses depois, ele  defender o título pela primeira vez. E mesmo depois de ter colocado as mãos no cinturão mais cobiçado da divisão no mundo, o americano ainda não se vê como o campeão da categoria. Não é porque ficha ainda não tenha caído e sim porque Johny prefere manter essa mentalidade para se sentir mais competitivo e motivado. Pelo menos é isso que ele explicou aos jornalistas, durante uma entrevista coletiva realizada na sede do Ultimate, em Las Vegas, nesta segunda-feira:
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Cinturão conquistado não tira o foco de Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Esse tempo que fiquei longe acabou funcionando perfeitamente. Na verdade foi meio revigorante. Não me leve a mal, eu queria estar aqui, pois quando você vê esses caras lá lutando na sua divisão de peso, competindo na sua categoria, você quer estar lá com eles. Mas o meu corpo estava destruído em função de eu estar há mais de três anos lutando em um nível top e tentando lutar o máximo que eu pudesse em um ano para poder ser o desafiante número um. Às vezes... isso acontece o tempo todo, mas à vezes, é muito bom dar um passo para trás e relembrar o que te faz lutar. Durante todo esse processo eu não olhei para mim mesmo como o campeão. Você sabe o que eu quero dizer? É uma luta. Assim que eu assino aquele contrato, eu estou lutando pelo cinturão. Eu não posso trazer a minha luta passada para essa, não posso trazer nada mais, apenas o que acontece nessa luta. Eu acho que isso é algo que me ajuda, porque eu acabo mantendo essa competição aqui dentro de mim. Isso me mantém motivado, pois assim que você começa a acreditar em sua própria expectativa, é hora de se aposentar. Se eu só quisesse ser o campeão do UFC, eu já teria aposentado. Eu quero mais do que isso - declarou o lutador.
Faltando cinco dias para voltar a pisar no octógono, “Bigg Rigg” estava bastante inquieto, apesar de responder tranquilamente às perguntas. Entre uma pausa e outra, ele pegava um copo cheio de pedaços de tabaco e, ora cheirava, ora mascava. Teoricamente a prática auxilia no processo de perda de peso, mas parecia ter algum outro efeito, talvez psicológico, para o atleta. Na conversa com a imprensa, o americano não tocou no assunto, mas falou empolgado sobre a expectativa de seu retorno ao octógono. Pela primeira vez na carreira, ele vai enfrentar o mesmo adversário em uma luta de MMA.
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Cheirar tabaco é uma das práticas utilizadas pelo amrrticano para se preparar organica e mentalmente
(Foto: Evelyn Rodrigues)
- Espero um Robbie totalmente diferente. Se eu entrar lá pensando outra coisa, sou um idiota. Eu tenho que entrar lá pensando que será outra guerra de cinco rounds. Eu vou ter que levar os socos, vou ter que aguentar algumas coisas, e é assim que eu estou olhando para essa luta. É a primeira revanche da minha carreira no MMA, apesar de eu ter tido várias no wrestling,  e vai ser algo muito grande para a minha carreira. Se eu conseguir ir lá e transformar esse duelo em algo totalmente diferente do primeiro, então talvez as pessoas passem a pensar que têm que me vencer na primeira chance, porque se tiverem uma segunda chance, vão perceber que eu sou tão melhor que vou acabar com as dúvidas. É isso que eu quero fazer, quero acabar com as dúvidas do primeiro duelo contra ele.
Na disputa de cinturão ocorrida em março, além de romper o bíceps direito, Hendricks sofreu uma fratura fina na canela esquerda, ainda no primeiro round. As lesões prejudicaram visivelmente o seu desempenho no duelo, a ponto de, nos rounds finais, ele mal conseguir levantar o braço. Mas o lutador prefere olhar para o combate sem pensar nas adversidades que superou. Na preparação para o duelo deste sábado, ele afirma que estudou a fundo o adversário e garante que também buscou desenvolver novas técnicas para surpreender Lawler:
- Nesse training camp, eu agi como se ainda não tivesse lutado contra o Robbie Eu vou entrar lá desenvolvendo novas habilidades e técnicas, tentando ter certeza de que o que eu fiz de errado na luta anterior,  conseguirei corrigir. Acho que é importante dizer que ele está vindo para o tudo ou nada. Realisticamente falando, essa talvez seja a sua última chance. Eu tive que aprender coisas novas para essa luta, porque ele é aquele tipo de lutador que, embora eu já tenha enfrentado uma vez, ainda faz algumas coisas que eu preciso me certificar que estou ciente. Em troca, isso vai me fazer um lutador melhor. Há muitos jeitos de se fazer o seu nome e de fazer dinheiro, principalmente no UFC. Quantas pessoas estão por ai ainda e que podem dar boas lutas? Essa tem sido a minha reputação e por isso que eu quero finalizar lutas. Eu não finalizei minhas três últimas lutas, não consegui, mas estou buscando isso. Eu quero manter os fãs na ponta de suas cadeiras e eu sei que o Robbie está pensando a mesma coisa.
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Hendricks colocará sábado o cinturão em jogo
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Com um cartel de 16 vitórias e duas derrotas, Hendricks foi o primeiro campeão da divisão depois da saída do canadense Georges St-Pierre, que fez nove defesas de título bem sucedidas na categoria e manteve a sua hegemonia durante anos. Nove meses depois de assumir o posto, no entanto, o lutador ainda não conseguiu se desvencilhar das perguntas envolvendo o ex-dono do título. Os dois se enfrentaram em novembro do ano passado, em um duelo muito competitivo  e controverso, que acabou com a vitória do canadense na decisão. Logo após o combate, GSP anunciou que estava se retirando temporariamente do esporte e abdicou do título, alegando motivos pessoais. Hendricks conquistou o cinturão logo em seguida, mas desde então continuam surgindo rumores sobre a possível volta do canadense ao esporte.
- Seria ótimo se o GSP voltasse. Não me leve a mal, mas eu sei que há muitas pessoas na minha divisão de peso que podem ser a minha próxima luta, só que eu não posso menosprezar o Robbie. E é assim que está a minha mente agora. Se o GSP não voltar, isso não vai manchar o meu legado. Olhe para a divisão, está super competitiva agora. Há muitos matadores que estão a um soco de se tornarem o campeão. Ao mesmo tempo, não posso falar nada de ruim sobre o GSP porque ele fez muito pelo esporte e pela minha divisão de peso. Eu nunca conseguirei tirar isso dele. Não importa se um dia ele voltar e eu massacrá-lo, ele ainda é uma lenda, ainda é alguém que conquistou muito. Eu não estou aqui para isso. Estou aqui para fazer o meu próprio caminho e é por isso que há uma parte de mim que gostaria que ele se mantivesse longe, porque então eu não teria que competir sobre isso ou sentar aqui e falar em entrevistas sobre se ele vai voltar ou não. Ele fez um excelente trabalho pelo esporte e coisas maravilhosas para o UFC. É tudo o que eu vou dizer sobre ele - finalizou.
O combate entre Johny Hendricks e Robbie Lawler é a luta principal do UFC 181, que traz também a disputa de título peso-leve entre Anthony Pettis e Gilbert Melendez, treinadores da vigésima edição do “The Ultimate Fighter” nos EUA. O Canal Combate transmite o evento ao vivo neste sábado, a partir das 22h e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, com transmissão em vídeo da primeira luta.

UFC 181
6 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Robbie Lawler
Peso-leve: Anthony Pettis x Gilbert Melendez
Peso-pesado: Travis Browne x Brendan Schaub
Peso-galo: Raquel Pennington x Ashlee Evans-Smith
Peso-leve: Tony Ferguson x Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Francisco Rivera
Peso-médio: Eddie Gordon x Josh Samman
Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Justin Jones
Peso-pesado: Todd Duffee x Anthony Hamilton
Peso-galo: Matt Hobar x Sergio Pettis
Peso-pena: Clay Collard x Alex White

Nenhum comentário:

Postar um comentário