segunda-feira, 23 de maio de 2011

Árbitro de futebol de areia, primo de Varejão fala da relação com o astro

Integrante do quadro da Fifa, Felipe Varejão é um dos destaques da arbitragem na Copa Brasil, em Manaus, e nunca pensou em jogar basquete

Por Igor Christ Manaus
MONTAGEM - felipe primo anderson varejão juiz futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Os primos Felipe e Anderson Varejão: um é árbitro
da Fifa, o outro é estrela do basquete mundial
Com 1,92m de altura, Felipe Varejão bem que poderia ter seguido os exemplos de família para se tornar jogador de basquete. Poderia. Primo de Sandro Varejão, ex-jogador com passagem pela seleção brasileira, e de Anderson Varejão, astro do Cleveland Cavaliers, da NBA, ele preferiu se dedicar a apitar jogos de futebol. Com 27 anos, oito deles dedicado à arbitragem, Felipe faz parte do quadro da Fifa para o futebol de areia e está trabalhando nos jogos da Copa Brasil de Clubes, em Manaus. Ele também atua no campo em jogos do Campeonato Estadual do Espírito Santo.
Antes de entrar em quadra para apitar o jogo entre Flamengo e Santa Cruz, pela primeira rodada da competição, o capixaba Felipe falou da sua relação com o primo famoso.
- Eu e o Anderson nos falamos direto, onde a nossa família mora, lá em Vitória (ES). Inclusive, nesse período em que ficou fora da temporada por conta da lesão no tornozelo, ele passou muito tempo comigo. O Anderson sempre pergunta das viagens que eu faço e sempre me cobra porque eu não o visito em Cleveland - disse Felipe.
O árbitro contou que sempre pergunta ao primo como são os árbitros da NBA dentro de quadra.
- Ele sempre me fala que eles são duros e sérios. Ele também fala para eu me preocupar bastante com a parte física, para poder acompanhar todos os jogadores e assim errar cada vez menos - disse.
felipe primo anderson varejão juiz futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Felipe em ação na primeira rodada da Copa Brasil,
em Manaus (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)
Relembrando a infância em Vitória, Felipe revelou que Anderson também gostava de jogar futebol quando era mais novo.
- Nunca pensei em jogar basquete, o meu negócio sempre foi futebol, desde pequeno. O próprio Anderson batia a sua bolinha junto comigo, mas mudou de esporte. Depois, eu fui fazer educação física e optei por ser juiz mesmo.
A relação com o outro primo, Sandro Varejão, irmão e agente de Anderson, também foi lembrada. Segundo Felipe, o ex-jogador de basquete sempre o incentivou a trabalhar com o esporte.
- O Sandro, assim como o próprio Anderson, sempre foi um grande incentivador da minha carreira na arbitragem. Ele sempre falar para eu aperfeiçoar o meu inglês. Tudo para continuar apitando jogos internacionais e assim conseguir evoluir profissionalmente - explicou.
Arbitragem brasileira já é reconhecida internacionalmente
Além de Felipe, outros cinco árbitros se revezam nos jogos da Copa Brasil na capital amazonense. Três deles são credenciados pela Fifa. Na areia, eles mostram que a arbitragem brasileira tem se tornado referência dentro da modalidade.
- Para lidar com os melhores jogadores do mundo, os árbitros precisam ser do mesmo nível. E a Fifa sabe disso. Por isso, temos a chance de apitar jogos importantes fora do país, como a Copa do Mundo, por exemplo. Os jogadores brasileiros são malandros, catimbam e estamos preparados para ouvir as reclamações - explicou o árbitro pernambucano Ivo Morales, de 34 anos.
* O repórter do GLOBOESPORTE.COM viaja a convite da organização do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário