terça-feira, 19 de outubro de 2010

Flávio Cardoso é o novo líder da Volta

Ciclista vence terceira etapa, duas passagens de montanha e uma meta volante. Sua equipe, Pindamonhangaba, também assume a ponta

A equipe de Pindamonhangaba segue dominando a Volta Ciclística de São Paulo. Flávio Cardoso venceu a terceira etapa, num total de 178 quilômetros entre Bauru e São Carlos, em 4h23m00 e assumiu a liderança da principal prova de ciclismo de estrada do Brasil. Ao todo, 121 dos 129 atletas que largaram, superaram o tempo instável na região nesta segunda-feira, que começou com chuva em Bauru e terminou com calor em São Carlos. Esta terça-feira será intensa para os atletas : pela manhã disputarão uma prova de contra-relógio ainda em São Carlos e, à tarde, saem de Rio Claro com destino a Indaiatuba.
Volta Ciclística, Bauru e São CarlosFlávio Cardoso vibra antes de cruzar a linha de chegada da etapa Bauru-São Carlos (Foto: Sérgio Shibuya)
- Busquei o ataque a partir da primeira meta volante e depois consegui manter o ritmo até o final. Estou muito feliz, já que esta foi a minha primeira vitória na prova e ainda me garantiu a camisa de líder - declarou o baiano de Eunápolis, de 29 anos, que registrou uma média horária de 39,468 km/h e venceu os dois prêmios de montanha e uma meta volante (a outra ficou com Leonardo Lima, de Suzano).
O time de Pindamonhangaba assumiu também a liderança geral entre as equipes. Tem três atletas entre os cinco melhores da disputa: Edgardo Simon é o terceiro e Roberto Pinheiro ocupa o quinto lugar. Antes da vitória de Flávio Cardoso nesta segunda-feira, Pindamonhangaba garantira o primeiro lugar com Edgardo Simon na etapa inicial (Presidente Prudente a Assis) e Hector Figueiras na disputa seguinte (Marília a Bauru).
Edgardo Simon, capitão da equipe mostrou-se satisfeito pelo resultado de seu companheiro.
- Estou muito feliz pela vitória do Flávio, mais até do que se eu mesmo tivesse vencido. Meu foco principal é o trabalho da equipe. Não estou preocupado com meu sucesso individual. As condições são as melhores possíveis e nosso momento é excelente - declarou o atleta, terceiro colocado na etapa, logo atrás de Fábio Ribeiro, de Suzano.
Volta Ciclística, Bauru e São CarlosCiclistas percorreram 178 quilômetros em quase
quatro horas e meia (Foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
- A etapa foi muito dura e tenho que agradecer a Deus por ter conseguido acompanhar o Flávio durante boa parte do percurso. A equipe toda está de parabéns e vamos lutar para fazer bonito até o final - garantiu Fábio que escapou do pelotão, junto com Flávio Cardoso, pouco mais da metade do percurso. Os dois chegaram a São Carlos 59 segundos à frente de um pelotão com 59 atletas.
Dupla jornada nesta terça-feira - Os atletas da Volta Ciclística de São Paulo terão dupla jornada nesta terça-feira. A partir de 6h30m no Parque Eco-Esportivo Damha, em frente à sede do Golf Club de São Carlos, será disputada a prova de contra-relógio. Nesta fase, os ciclistas percorrem um circuito fechado de 14 quilômetros, com largadas a cada minuto (os últimos dez atletas saem a cada dois minutos). Quem fizer o trajeto em menor tempo será o vencedor. O pior classificado até o momento sairá em primeiro e o líder, na classificação geral, será o último a entrar na prova.
Após o contra-relógio, a caravana viaja 70 quilômetros para Rio Claro, em trecho neutralizado, para a parte de estrada da etapa. A largada será na Praça Boa Morte às 13h30m, com destino a Indaiatuba, com previsão de chegada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, às 16h30m.
O percurso, de 124.2 quilômetros, passará pelas rodovias Washington Luiz (SP 310), Bandeirantes (SP 348) e Professor Francisco Aguirre de Proença (SP 101). Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor são as cidades que estão no trajeto.
Dois atletas pegam carona ilegal e são eliminados
Volta Ciclística, Bauru e São CarlosCiclistas enfrentaram problemas no percurso do
interior de São Paulo (Foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
Oliver Hack, da equipe da Alemanha, e Edson Ponciano, da Seleção Paulista foram eliminados por atitude antidesportiva. Os atletas pegaram carona em carros de apoio, ato proibido pelo regulamento, e estão fora da competição. O clima instável na maior parte do percurso provocou várias quedas, sem gravidade. Mesmo assim, oito ciclistas desistiram da competição nesta etapa.
Equipe do Pará luta contra dificuldades e busca experiência
Com cinco ciclistas, a equipe do Pará luta contra adversidades para trilhar seu caminho no cenário nacional. Soberanos no Norte e Nordeste (os bons resultados na região garantiram o terceiro lugar no ranking brasileiro de estrada), os paraenses disputam a Volta Ciclística de São Paulo, pela primeira vez, em busca de experiência.
- A competição tem um nível acima do que estamos acostumados. Viemos para conhecer a estrutura de um evento deste porte e esperamos estar mais fortalecidos para 2011 - analisou Gilson Souza, um dos atletas da equipe, que ainda conta com a presença de Lourismar Silva, Antonio Torquato, Ageu Ferreira, Deyvison Barbosa e Esley Baia.
O treinador Edílson Kramer conta alguns dos problemas de seu time, 19º colocado na classificação geral.
- Estamos acostumados a pedalar em terreno plano em Belém. Aqui tem muitas subidas e descidas. Também não pudemos contar com quatro titulares, que trabalham durante o dia e não poderiam ficar ausentes por tanto tempo. Mas isso tudo é aprendizado e estamos satisfeitos de participar de um evento desta importância.
Resultados da terceira etapa - Bauru a São Carlos - 173 km (média horária de 39.468 km/h)
Individual
1- Flávio Cardoso (Pindamonhangaba) - 4h23m00s (13s de bonificação)
2- Fabio Ribeiro (Suzano) - 4h23m08s (8s de bonificação)
3 - Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - 4h23m59s (4s de bonificação)
4- Gonzalo Miranda (Chile) - mesmo tempo
5- Daniel Rogelin (São José dos Campos) - mt
6- Thiago Damasceno (Ribeirão Preto) - mt
7- Nicolas Frey (EUA) - mt
8- Fabiano Mota (Santos) - mt
9- Renato Ruiz (São Caetano) - mt (1s bonificação)
10- Louis Crosby (Nova Zelândia) - mt
Equipes
1 - Pindamonhangaba - 13h10m58s
2 - Suzano - a 8s
3 - Santos - a 59s
4 - Foz do Iguaçu - a 59s
5 - Florianópolis - a 59s
Metas Volantes
Primeira
1- Leonardo Lima (Suzano)
2- Jean Silva (Americana)
3- Renato Ruiz (São Caetano)
Segunda
1- Flávio Santos (Pindamonhangaba)
2- Fabio Ribeiro (Suzano)
3- Felipe Delai (Foz de Iguaçu)
Prêmios de Montanha
Primeiro
1- Flávio Santos (Pindamonhangaba)
2- Geraldo Xouza Jr. (Americana)
3- Leonardo Lima (Suzano)
Segundo
1- Flávio Santos (Pindamonhangaba)
2- Fabio Ribeiro (Suzano)
3- Felipe Delai (Foz de Iguaçu)
Classificação geral - após três etapas
Individual
1 - Flávio Cardoso (Pindamonhangaba) - 10h0m16s
2 - Fabio Ribeiro (Suzano) - a 16s
3 - Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - a 58s
4 - Gonzalo Miranda (Chile) - a 1m05s
5 - Roberto Pinheiro (Pindamonhangaba) - a 1m09s
6 - Bruno Tabanez (Americana) - a 1m10s
7 - Jean Silva (Americana) - a 1m13s
8 - Antonio Nascimento (Santos)- a 1m14s
9 - Renato Ruiz (São Caetano) - a 1min14s
10 - Fabiano Mota (Santos) - a 1min15s
Equipes
1 - Pindamonhangaba - 30h03m34s
2- Suzano - a 8s
3 - Santos - a 59s
4 - EUA - a 59s
5 - Americana - a 59 s
6 - São Caetano - a 59s
7- Chile - a 59s
8- São José dos Campos - a 59s
9- Foz do Iguaçu - a 59s
10- Seleção Paulista - a 59s
Por pontos
1 - Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - 23 pontos
2 - Flávio Santos (Pindamonhangaba) - 20 pontos
3- Gonzalo Miranda (Chile) - 15 pontos
Prêmio de montanha
1 - Flávio Santos (Pindamonhangaba) - 10 pontos
2- Antonio Nascimento (Santos) - 8 pontos
3 - Louis Crosby (Nova Zelândia) - 5 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário