terça-feira, 19 de outubro de 2010

Brasil 'dribla' a chuva, goleia a Costa Rica e está nas quartas do Grand Prix

Seleção sofre com forte marcação, mas brilha na segunda etapa. Falcão marca duas vezes e deixa a partida contundido antes de marca histórica

Com um ótimo segundo tempo, a Seleção Brasileira goleou a Costa Rica por 8 a 0 e garantiu sua classificação para as quartas de final na primeira colocação do Grupo A do Grand Prix de Futsal. Falcão, que deixou a partida machucado, marcou duas vezes e ficou a apenas um gol do 300 com a camisa do Brasil. Vander Carioca, Vinícius, Ari, Fernandinho e Rafael (dois) completaram o placar.
Por conta da forte chuva que atingiu a cidade de Anápolis-GO, na noite desta segunda-feira, a partida começou com cerca de 40 minutos de atraso. Goteiras no ginásio Newton de Faria interromperam o aquecimento dos jogadores e a quadra precisou ser secada para que a bola pudesse rolar. Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos e não pode mais ser alcançado na primeira colocação do grupo. Na busca do hexacampeonato, a Seleção volta a quadra nesta terça-feira para encerrar sua participação na primeira fase, contra a Líbia, às 18h.
Costa Rica sufoca o Brasil na primeira etapa
Não foi só a chuva que atrapalhou a Seleção Brasileira. A Costa Rica caprichou na marcação e o Brasil demorou abrir o placar. As primeiras finalizações da partida, mesmo que sem muito perigo, foram do adversário. A resposta brasileira, veio alguns minutos depois. Wilde tentou três vezes, mas a defesa costa-riquenha e o goleiro Orejas conseguiram afastar o perigo.
Ovacionado pela torcida e atrás da marca de 300 gols com a camisa amarela, Falcão começou no banco, entrando em quadra apenas com quatro minutos de jogo. Logo no primeiro lance, ele levou perigo ao gol adversário, mas seu chute de voleio passou à direita. O gol 298 ainda levaria 10 minutos de bola rolando para sair.
Falcão abre o placar para o Brasil
falcão comemora gol da seleção brasileira de futsalFalcão comemora um de seus dois gols sobre
a Costa Rica (Foto: Cristiano Borges / CBFS)
Depois de fazer baliza da Costa Rica balançar com o chute de Vinícius na trave, foi numa cobrança de falta ensaiada que a Seleção Brasileira conseguiu, enfim, balançar a rede. O goleiro Orejas tocou a bola com a mão fora da área e cometeu a penalidade. Na batida, Ari rolou para Vinícius, que deixou a bola passar para o chute certeiro de Falcão. Na comemoração, ele saudou a torcida e avisou que faltavam apenas dois para seus 300º gol.
A Costa Rica seguiu marcando bem e, até o intervalo, os brasileiros levaram perigo apenas no chutes de longe. A equipe centro-americana conseguiu encaixar alguns contra-ataques, mas o goleiro brasileiro Thiago trabalhou bem para garantir a pequena vantagem brasileira no marcador.
Depois do segundo gol fica fácil
Na saída para o intervalo, o técnico brasileiro, Marcos Sorato avisou que o segredo para uma vitória tranquila era marcar o segundo gol. Ele não poderia estar mais certo. Logo com dois minutos de jogo da segunda, Falcão voltou a brilhar. Ele ‘tabelou’ com o travessão, fez boa jogada com Ari no rebote e praticamente entrou com bola e tudo para ficar a um gol da marca histórica. Na comemoração de seu gol 299 pelo Brasil, levou cartão amarelo por provocar Paniagua.
Menos de um minuto depois, foi a vez de Rafael ampliar. Ele recebeu de Ari e, de fora da área, tirou de Orejas. E só deu Brasil. Com sete minutos, Vander Carioca apareceu bem para pegar o rebote do goleiro da Costa Rica e mandar a bola para o fundo da rede.
Gol 300 de Falcão é adiado
Com a goleada parcial no placar, o notícia ruim do lado brasileiro ficou por conta de Falcão. A apenas um gol da 300ª comemoração com a camisa do Brasil, ele voltou a sentir dores na panturrilha esquerda e deixou a partida para começar o tratamento no banco de reservas. A festa ficou para a próxima.
Dentro de quadra, o time brasileiro seguiu jogando com facilidade. Vinícius fez bela jogada com Vander Carioca em marcou o quinto com um chute certeiro no alto. Com a vitória garantida, treinador brasileiro decidiu mexer na equipe para dar ritmo de jogo aos reservas. Mas a toada não mudou. Aos 11 minutos da segunda etapa, Ari fez o seu e, dois minutos depois, Fernandinho deixou sua marca na rede costa-riquenha.
O Brasil seguiu dominando as ações até o fim da partida, mas diminuiu o ritmo. O que não impediu o oitavo gol brasileiro. Faltando menos de um minuto para o jogo terminar, Rafael acertou de fora da área e deu números finais ao placar que garantiu a classificação brasileira para as quartas-de-final da competição.
República Tcheca e Líbia não saem do empate
No outro jogo do Grupo A, Líbia e República Tcheca ficaram no empate por 2 a 2, no ginásio da Unievangélica, resultado ruim para ambas, que estão na chave liderada pela Seleção Brasileira. Martin e Siedler marcaram para a equipe europeia, enquanto Ibrahim e Rahoma fizeram para o time. Os tchecos têm um ponto, e os líbios, dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário