quinta-feira, 2 de julho de 2015

Técnico: "Chad vai esfregar a cara do Conor na grade e enchê-lo de porrada"

Fábio Pateta acredita que irlandês vai entrar no octógono com muita pressão sobre os ombros. Ele também elogiou a postura de treinador de José Aldo: "Eu faria o mesmo"

Por Las Vegas
Fabio Pateta  (Foto: Evelyn Rodrigues)Fabio Pateta é o único brasileiro do quadro de treinadores do Team Alpha Male (Foto: Evelyn Rodrigues)
Treinador de jiu-jítsu do Team Alpha Male, o brasileiro Fabio "Pateta" Prado recebeu com surpresa a informação de que José Aldo está fora do UFC 189. O lutador não se recuperou da lesão na costela, sofrida durante um treino no último dia 23, e acabou sendo substituídopor Chad Mendes na luta contraConor McGregor, que agora valerá o cinturão interino da divisão até 66 kg.
E foi só o Ultimate anunciar a mudança para o irlandês afirmar que vai arrancar a cabeça de Chad Mendes. Pateta, no entanto, afirma que a declaração não intimida nem um pouco o time do americano:
- Conor adora falar. Eu já sei que ele não gosta do Chad, mas com a gente não tem essa não, também são negócios. No sábado, dia 11 de julho, Chad vai “malhar o Judas”. Já que o Aldo não vai poder fazer isso, o Chad vai entrar lá e malhar o McGregor pra ele. E vou te falar que o Chad vai esfregar a cara do Conor na grade e vai "sentar-lhe a mamona", enchê-lo de porrada, vai destruir no "ground and pound". Ele vai travar o quadril do McGregor e "bye bye”. O Conor tem que aproveitar para falar agora, porque depois que a luta acabar ninguém mais vai ouvir o que ele tem a dizer - disse, em entrevista ao Combate.com.
Único brasileiro do quadro de treinadores do time americano, que também inclui estrelas como Urijah Faber, TJ Dillashaw, Paige VanZant e Joseph Benavidez, Fábio analisou o estilo de luta do falastrão e afirmou que o fato de Mendes ter aceitado o duelo com tão pouco tempo de antecedência ajuda a colocar ainda mais pressão sobre os ombros de McGregor:
- A pressão do duelo vai estar toda sobre os ombros do McGregor, que nunca enfrentou um wrestler da qualidade do Mendes. Ele também vai ter que ajustar o seu treinamento com 15 dias de antecedência e vai entrar no evento sem poder perder, porque se ele perder, vai por água abaixo todo o dinheiro que o UFC investiu na promoção dessa luta e também a promessa de uma luta de muitos milhões contra o Aldo, pela unificação do cinturão. Então o McGregor pode falar o que for, mas tudo o que ele mais tem nos ombros hoje é pressão - completou.
Confira o bate-papo completo:
Como recebeu a notícia de que o José Aldo não ia mais lutar e que o UFC iria dar continuidade ao plano B, com o Chad e o McGregor disputando o cinturão interino no UFC 189?

A gente não estava levando aquela fé de que o Aldo não ia lutar, mas agora que o UFC anunciou e é oficial, o bicho vai pegar. O Chad vem de uma sequência boa de lutas, lutou em abril contra o Ricardo Lamas, e é um atleta careta, que não gosta de balada, que dorme cedo, come certinho. Ele nunca para completamente de treinar, então a oportunidade tinha que ser dele mesmo.
Montagem McGregor e Chad Mendes ufc (Foto: Globoesporte.com)Conor McGregor e Chad Mendes se enfrentam na luta principal do UFC 189, em Las Vegas (Foto: Globoesporte.com)
Quinze dias é tempo suficiente para o Chad se preparar para esse duelo?

Óbvio que a gente preferia ter mais tempo, ainda mais pro nível que essa luta representa. Porém, por outro lado, vai ser bom porque tira toda a pressão de cima dos ombros do Chad. Ele vai entrar lá para salvar o evento, sem aquela pressão de treinar por dois meses pensando só no cara. E o Chad vem de duas lutas muito duras, enfrentou o Lamas e o Aldo, treinou pros dois, então ele já vem de um nível muito alto. A pressão do duelo vai estar toda sobre os ombros do McGregor, que nunca enfrentou um wrestler da qualidade do Mendes. Ele também vai ter que ajustar o seu treinamento com 15 dias de antecedência e vai entrar no evento sem poder perder, porque se ele perder, vai por água abaixo todo o dinheiro que o UFC investiu na promoção dessa luta e também a promessa de uma luta de muitos milhões contra o Aldo, pela unificação do cinturão. Então o McGregor pode falar o que for, mas tudo o que ele mais tem nos ombros hoje é pressão. Ainda bem que ele vai ajudar o Chad a colocar uma grana no bolso também.

Recentemente, dois atletas da Alpha Male também já passaram por contusões semelhantes. O TJ Dillashaw lesionou a costela pouco antes da luta contra o Renan Barão, pelo UFC 186, em 25 de abril, e o Urijah Faber passou pela mesma lesão e não conseguiu lutar contra o japonês Masenori Kanehama, em Saitama, no dia 20 de setembro do ano passado. Acha que o Dedé Pederneiras fez o certo em não deixar o José Aldo lutar?

Sim, o Dedé fez o certo, eu faria o mesmo. O Aldo está no topo da divisão há quanto tempo? Vai obrigar o cara a lutar forçado? Em primeiro lugar vem a integridade física do atleta, sempre. E esse é um tipo de lesão que dói muito. Eu já machuquei a costela, sei o quanto dói. Não dá pra competir nem no jiu-jítsu, porque você tem que ficar parado, sem treinar, dói pra respirar e qualquer pancada na região é aquela dor aguda. Atleta lesionado dessa forma não tem como treinar mesmo, quanto menos defender cinturão. Tem que tirar férias pra se recuperar.

Como avalia o jogo do Conor McGregor? Tem muita gente dizendo que o estilo do Chad é mais perigoso que o do Aldo para ele. Você concorda?

Concordo. Acho que, até pelo pouco tempo que está tendo para se preparar, o Chad vai acabar apostando no que faz de melhor, que é o wrestling. Ele vai querer botar para baixo, porque o Conor é comprido, e o Mendes também é bastante explosivo, tem força, acho que vai dar certo. Ele faz um tipo de jogo que é ruim para todo mundo da divisão, mas tem que respeitar o McGregor. Ele é o “Bobo da Corte”, mas não é bobo no chão, sabe o que está fazendo, é faixa-marrom, já competiu em campeonatos de jiu-jítsu, sabe o que faz. Claro que o Chad treinou para enfrentar o Aldo, que é uma luta mil vezes mais difícil que o McGregor, em termos de trocação, de jogo, Aldo é muito mais completo. McGregor não fazer o que o Junior faz, não, mas a gente tem que respeitá-lo como adversário.

McGregor disse, depois que o UFC anunciou que ele lutaria pelo cinturão interino, que vai destruir o Chad completamente e que vai arrancar a sua cabeça …

Ele adora falar. Eu já sei que ele não gosta do Chad, mas com a gente não tem essa não, também são negócios. No sábado, dia 11 de julho, nós vamos “malhar o Judas”. Já que o Aldo não vai poder fazer isso, o Chad vai entrar lá e malhar o McGregor pra ele. E vou falar que o Chad vai esfregar a cara do Conor na grade e vai "sentar-lhe a mamona", enchê-lo de porrada, vai destruir no "ground and pound". Ele vai travar o quadril do McGregor e "bye bye”. O Conor tem que aproveitar para falar agora, porque depois que a luta acabar ninguém mais vai ouvir o que ele tem a dizer.

O que você achou de a luta entre o Chad e o McGregor valer cinturão interino? Você concorda?

O Team Alpha Male não perde a oportunidade. A gente nem quer entrar no mérito de ser certo ou não, se a oportunidade bateu na porta, a gente vai abrir. Agora não é hora de discutir se é certo ou não, é hora de agarrar a chance e correr para o abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário