quinta-feira, 2 de julho de 2015

Alemão 102º do mundo elimina Nadal na segunda rodada em Wimbledon

Espanhol é dominado durante maior parte do jogo por Dustin Brown, que já o havia vencido na grama de Halle em 2014. "Miúra" encara seu pior ano em Grand Slams

Por Londres, Inglaterra


A zebra passeou pela quadra central do All England Club nesta quinta-feira. Dustin Brown, 102 do mundo, eliminou o cabeça de chave número 10 e bicampeão de Wimbledon, Rafael Nadal, por 3 sets a 1 (7/5, 3/6, 6/4, 6/4) na segunda rodada do Grand Slam britânico. Esta foi a 12ª derrota do espanhol na temporada. Caso não conquiste o US Open, este será o primeiro ano em que o "Miúra" não vence nenhum dos quatro grandes torneios do tênis desde 2004. 
Em 2014, Brown havia derrotado Nadal na segunda rodada de Halle por 2 a 0 (6/4, 6/1) no único confronto entre os dois. Com devoluções agressivas, sempre no pé de Nadal, e um saque e voleio difícil de ser batido, o alemão foi melhor durante quase todo o jogo. O sérvio Victor Troicki, que venceu o britânico Aljaz Bedene por 3 sets a 1 (6/4, 3/6, 6/2, 6/4), será o adversário na terceira rodada. 
Rafael Nadal x Dustin Brown, Wimbledon 2015 (Foto: Getty Images)Nadal é eliminado por 102º do mundo em Wimbledon (Foto: Getty Images)
- É fácil para mim jogar contra alguém que eu gosto porque não tenho nada a perder - disse Brown após o jogo.
Nadal conseguiu uma quebra no terceiro game e abriu 3/1 ao confirmar seu serviço. Brown devolveu a quebra no sexto e empatou em 3/3. Agressivo, o alemão atacava o "Miúra" e errava pouco.Os dois tenistas mantinham um alto nível, com poucos erros não forçados (5 de Brown e apenas 2 de Nadal). Após confirmar e fazer 6/5, Brown foi para cima no saque do espanhol e quebrou para fechar o primeiro set. 
Rafael Nadal x Dustin Brown, Wimbledon 2015 (Foto: Getty Images)Dustin Brown vibra durante vitória sobre Rafael Nadal (Foto: Getty Images)
Assim como na parcial anterior, Nadal conseguiu uma quebra no terceiro game. Brown tentava repetir a estratégia que funcionou no primeiro set. Jogava de forma bastante agressiva nas devoluções de saque e apostava no saque e voleio em seus games de serviço. Mas desta vez o espanhol encontrou as bolas que precisava e conseguiu nova quebra para fechar em 6/3. 
O jogo seguiu muito equilibrado no terceiro set. Brown voltou a dar dor de cabeça para Nadal no quinto game. O alemão subiu para volear e quebrou o serviço do espanhol. Muito eficiente no saque e voleio, Brown não dava chances para o 10º do ranking ameaçar seu serviço. Mantendo o ritmo forte, fechou em 6/4 com uma devolução de Nadal na rede.
Dustin Brown elimina Nadal em Wimbledon (Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett)Dustin Brown elimina Nadal em Wimbledon (Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett)
O pesadelo de Nadal piorou no quarto set. Brown conseguiu uma quebra no primeiro game e confirmou em seguida. As devoluções no pé seguiam incomodando o espanhol, que sempre tinha muito trabalho para vencer seus games de saque. O saque seguia como arma fundamental de Brown. Quando fez 5/3, o alemão tinha quase 80% de aproveitamento no primeiro serviço (15 de 19) e 4 aces no set. 
Brown teve dois match points no saque de Nadal. No primeiro, fez um golpe de vista, acreditando que a bola sairia. No segundo, um backhand vencedor do "Miúra" matou o ponto. O espanhol confirmou e passou a responsabilidade de fechar para o saque do alemão. Brown começou com uma dupla-falta, mas logo se recuperou e fechou o jogo com um ace.
Rafael Nadal x Dustin Brown, Wimbledon 2015 (Foto: Getty Images)Dustin Brown festeja surpreendente vitória em Wimbledon (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário