quinta-feira, 2 de julho de 2015

"Enfrentar Weidman será um péssimo negócio para Rockhold", diz técnico

Ray Longo desabafa sobre o pouco reconhecimento que Chris tem como campeão dos médios e afirma que Machida foi o lutador mais duro que seu pupilo já enfrentou

Por Las Vegas, EUA
Ray Longo, treinador Chris Weidman (Foto: Jason Silva)Ray Longo acredita que Jacaré seja uma luta mais perigosa para Weidman do que Rockhold (Foto: Jason Silva)
Treinador principal do campeão dos médios do UFC, Chris Weidman, Ray Longo ainda não sabe quando seu pupilo voltará ao octógono.
A expectativa é de que o americano defenda o seu cinturão até o final do ano, contra o conterrâneo Luke RockholdA luta foi confirmada pelo presidente do UFC, Dana White,  no início do mês de junho e bastou ser anunciada para que o número um do ranking peso-médio saísse falando que é melhor que Weidman em todas as áreas.
Para Longo, no entanto,  se o duelo contra Luke realmente for o próximo, o combate será muito mais difícil do que o atleta da AKA imagina:
- Acredite ou não, acho que essa luta será completamente o oposto do que o Rockhold pensa. Acho que enfrentar o Chris é um péssimo negócio para ele. Weidman tem um bom jogo em pé e um bom wrestling. É bem mais completo, mas eu realmente gosto dessa luta - declarou em entrevista ao Combate.com.
- Eu concordo (que Jacaré seria um tipo de desafio diferente para o Chris). Não acho que o Rockhold seja muito bom em uma coisa só e acho que o Jacaré faz uma coisa melhor do que todo mundo, que é o seu jiu-jítsu. Então sempre haverá aquele elemento surpresa se a luta contra o Jacaré for para o chão. No caso do Rockhold, isso está meio no ar. É uma luta totalmente diferente.
Durante o bate-papo, Longo fez um desabafo sobre o fato de Weidman ainda não receber o crédito que merece como campeão. O técnico também falou sobre o seu relacionamento com o Brasil e disse que Lyoto Machida foi o desafio mais difícil que o americano já teve em sua carreira.
Confira, na entrevista abaixo:
Chris Weidman, Ray Longo (Foto: Reprodução/Instagram)Ray Longo posa com Chris Weidman. Os dois são sócios em uma academia de Nova York (Foto: Reprodução/Instagram)
Chris Weidman fez a sua última defesa de título em maio. Ele já tem previsão de quando quer voltar a lutar?
Chris ainda não tem data (para voltar a lutar), mas está aproveitando a família, comprou um novo carro e alguns brinquedinhos e acho que está aproveitando. Porém, ele também tem ajudado Gian Villante e Stephen Thompson, que têm lutas a seguir. Então, Chris ainda está muito ativo e fazendo muitos sparrings, trabalhando com esses caras. Ele está se divertindo muito, trabalhando e tudo está muito bem.
Dana White anunciou, no início do mês, que Rockhold será o próximo desafiante ao cinturão. Você concorda que seja ele?

Eu acho que estava entre o Rockhold e o Jacaré. Qualquer um deles seria ok para o Chris, ele vai se dar bem enfrentando qualquer um deles, então não importa. Então, eu não concordo ou discordo, mas os dois têm o direito de dizer que deveriam ser o desafiante ao cinturão. Acho que os dois estão logo ali.
Como analisou a performance do Chris contra o Vitor Belfort?
Chris foi muito bem, foi uma grande performance. Ele passou por uma pequena tempestade no início do primeiro round, mas se recuperou e finalizou a luta. Achei que foi uma performance muito boa. 
Weidman maltrata Belfort (Foto: AP Photo/John Locher)"Achei que o Vitor iria se sair bem no chão", diz técnico (Foto: AP Photo/John Locher)
Te surpreendeu o fato do Vitor não ter conseguido se defender no chão?
Vou te dizer que sei que o Chris tem um jogo de chão muito forte, mas eu achei que o Vitor iria se sair bem no chão. Ele não me surpreendeu completamente, mas eu pensei nisso… Sabe, o Chris é muito bom e as pessoas ainda não perceberam o quão bom ele é. Mesmo com o Belfort no chão, que era um faixa-preta em jiu-jítsu, ele o fez parecer um faixa-azul. Foi maluco!
Weidman venceu Anderson Silva duas vezes, Lyoto Machida e Vitor Belfort. Por que você acha que as pessoas ainda não dão a ele o devido crédito?

Como seu treinador, e eu digo isso do fundo do coração, ele nunca teve nada para provar para mim. Se ele perder ou ganhar, eu sei o quão bom lutador ele é. As pessoas são malucas, você nunca vai mudar o jeito que elas pensam. Eu acho que o Anderson Silva estava em um pedestal tão alto que as pessoas o idolatravam. E vê-lo perder é algo que elas não querem aceitar. Não é que o Chris é bom ou ruim, as pessoas é que não conseguem lidar com isso. Eu não sei, acho que ele está começando a receber o crédito que merece, mas não sei nem dizer porque ele pensa que é assim tão ruim. As pessoas ao seu redor sabem o quão bom ele é, para mim isso deveria ser suficiente. Quem liga para o que as pessoas pensam? Ele prova isso toda vez que luta.
O Chris é chamado de "matador de brasileiros". Como é a sua relação com o Brasil?
Espero que eles gostem de mim, porque eu gosto dos brasileiros. Não tem nada a ver... Eu realmente gosto do Lyoto Machida, acho que ele é um cara excelente, gosto dele, tem uma família bacana. Espero que eles não odeiem o Chris, porque isso é o esporte. Anderson também é um cara bacana, mas acho que, de todos os brasileiros, Lyoto é o que eu mais gosto. 
Chris Weidman e Lyoto Machida UFC 175 (Foto: Getty Images)Ray Longo acredita que Machida foi o adversário mais difícil de Weidman: " Foi o único cara que o Chris não finalizou" (Foto: Getty Images)
Acompanha o trabalho de algum treinador brasileiro
Os treinadores brasileiros estão fazendo um ótimo trabalho. Eu não os conheço muito bem, mas definitivamente viraria fã deles se tentasse aprender o que eles estão fazendo, porque sei que vai ter algo que eu possa absorver. Rafael Cordeiro tem feito um excelente trabalho com Rafael dos Anjos e Fabricio Werdum. Não entendo como você não pode ser fã de alguém que está sendo o melhor no que faz. 
Qual foi a luta mais difícil que o Weidman já teve até hoje?
Lyoto foi a luta mais difícil do Chris, foi o único cara que o Chris não finalizou. Acho que isso diz muito sobre o Machida. Sei que ele ainda tem um caminho a percorrer, mas no futuro, talvez os caminhos dos dois se reencontrem de novo. Eu espero que não, porque sou fã do Machida e não gostaria de vê-lo enfrentando o Chris novamente. Mas se acontecer, vamos estar prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário