quinta-feira, 2 de julho de 2015

Problema de Nasr com freio é causado por "choque térmico", diz engenheiro

Brasileiro teve dificuldades com desempenho ruim do carro na Áustria, mas acredita que características de Silverstone, palco do GP da Inglaterra, favorecerão Sauber

Por Direto de Silverstone


header livio oricchio (Foto: Editoria de Arte)
Bastaram dez voltas na corrida da Áustria, dia 21, para os freios da Sauber de Felipe Nasraquecerem e comprometer sua chance de marcar pontos. No GP da Inglaterra, cujos treinos livres começam amanhã, em Silverstone, o brasiliense de 22 anos acredita que não enfrentará a mesma dificuldade. “Nesta pista nós freamos bem menos”, disse nesta quinta-feira, no autódromo inglês. O engenheiro-chefe da Sauber, Giampaolo Dall'Ara, explicou ao GloboEsporte.com o que aconteceu no carro de Nasr em Montreal e Spielberg, razão até de certa irritação do piloto.

Três dias depois da prova na Áustria, Nasr voltou a pilotar no Circuito RB Ring durante o treino coletivo da F-1. Completou 178 voltas, no mesmo dia, quarta-feira, enquanto o GP teve 71. E o problema continuou se manifestando, mas em menos intensidade. “A solução para nossa dificuldade não é imediata. Precisamos rever o sistema de refrigeração para pistas como a da Áustria e as da Hungria e Cingapura”, afirmou Nasr. O GP da Hungria é o seguinte ao da Grã-Bretanha, dia 26.
Felipe Nasr Sauber (Foto: Getty Images)Felipe Nasr sofreu com o desempenho ruim dos freios da Sauber em Spielberg (Foto: Getty Images)

O time suíço, no entanto, já trabalha para resolver o problema. “Os nossos freios superaquecem em alguns traçados. Usávamos o sistema da Brembo (italiana). Para as etapas do Canadá e da Áustria, passamos para a Carbon Industries (francesa), por eles trabalharem numa temperatura um pouco mais elevada. E foi a primeira vez que o usamos, não o conhecíamos”, contou Dall'Ara.

A análise dos discos do carro de Nasr, na Áustria, mostrou que eles vitrificaram, como se diz na F-1. “Isso acontece quando há um choque térmico. Por alguma razão os freios de Nasr foram, por exemplo, dos 450 graus para mais de mil. E quando isso ocorre os discos são danificados e sua eficiência cai bastante.” Curiosamente, os freios do companheiro de Nasr, o sueco Marcus Ericsson, não reagiram da mesma forma. Ele não teve dificuldades.

Para a corrida de Silverstone, a Sauber voltou a utilizar o sistema da Brembo, conhecido por seus técnicos, em razão de os freios naturalmente não atingirem as temperaturas de circuitos como os de Melbourne e Spielberg. “Testamos várias soluções nos testes na Áustria e acreditamos ter compreendido algumas coisas”, falou Dall'Ara. A melhora permitiu a Nasr completar o equivalente a 2,5 GPs no mesmo dia.
Felipe Nasr admitiu frustração com o desempenho da Sauber no GP da Áustria (Foto: Divulgação)Felipe Nasr admitiu frustração com o desempenho da Sauber no GP da Áustria (Foto: Divulgação)
O desafio para receber a bandeirada entre os dez primeiros no GP da Inglaterra virá das deficiências do projeto do modelo C34-Ferrari da Sauber, incapaz de gerar elevada pressão aerodinâmica, essencial nos 5.891 metros do seletivo traçado de 18 curvas.

A administração da sócia e diretora da Sauber, Monisha Kaltenborn, é bem particular. A escuderia não tinha, por exemplo, um diretor técnico e ainda não conta com um especialista em aerodinâmica, depois da dispensa do experiente Willen Toet. Ontem a Sauber anunciou, contudo, a contratação do inglês Mark Smith, para a direção técnica.

“Não o conheço, mas sei que é experiente. Já é o início das soluções necessárias da Sauber. Contar com alguém que tenha visão global de todas as áreas do carro a serem melhoradas conjuntamente. Mas a melhora não é coisa de curto prazo. De qualquer forma, é uma boa iniciativa”, disse Nasr.

Mark Smith tem 54 anos e já foi diretor técnico ou segundo na hierarquia de engenharia das equipes Jordan, Renault, Red Bull, Force India e Caterham. Seu trabalho na Caterham foi bastante contestado. Tem fama de ser eficiente na coordenação dos desenhos do carro, mas não ter a liderança que a condição de diretor técnico exige. Mas nem sempre a fama na F-1 corresponde à realidade, ou mesmo condições mais favoráveis permitem aos profissionais exporem melhor suas habilidades.
Felipe Nasr GP Áustria Sauber (Foto: AP)Apesar de decepção com resultado da Áustria, Nasr está confiante em solução dos problemas na Inglaterra (Foto: AP)
Os primeiros treinos livres do GP da Inglaterra começam às 6 horas, horário de Brasília, 10 horas na Inglaterra. Confira todos os horários a seguir:
INFO - Circuito GP da Inglaterra (Foto: infoesporte)
INFO - Horário GP da Inglaterra (Foto: infoesporte)
 

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