sábado, 30 de julho de 2016

Mais que um maiô: Ingrid Oliveira quer se livrar de rótulos e mostrar seu valor

Antes de sua primeira Olimpíada, atleta afirma que seu desejo é ser reconhecida pelo desempenho nos saltos "e não porque querem me ver de maiô"

Por Rio de Janeiro
Treino da seleção Brasileira de saltos ornamentais  (Foto: André Durão)Ingrid Oliveira para a disputa olímpica dos saltos ornamentais 
(Foto: André Durão)
Na tarde deste sábado, os atletas brasileiros dos saltos ornamentais realizaram mais uma sessão de treinos no parque aquático Maria Lenk de olho na Olimpíada. Uma das principais personagens equipe desde o último Panamericano é Ingrid Oliveira, que em Toronto ganhou a medalha de prata na plataforma sincronizada ao lado de Giovanna Pedroso. A atleta chamou atenção também porque errou um salto, caiu de costas na água, levou nota zero e chorou.

Além disso, Ingrid ganhou o status de musa e virou alvo preferencial das lentes, uma situação que a incomoda. Por isso, nas Olimpíadas ela deseja ganhar o reconhecimento exclusivamente pelo desempenho na execução de seus saltos, e não pelo repercussão de suas curvas.

- Não gosto quando me colocam como musa, quero ser reconhecida como atleta. Não quero que me conheçam como a menina que tirou zero... Ninguém nem fala da minha medalha. Na quinta, estávamos na Vila tirando fotos no símbolo olímpico, aí chegaram dois caras e disseram: "Olha lá aquela menina que tirou zero no Pan". Mas eu ganhei medalha também, né. As pessoas não reconhecem. Fico triste. As pessoas têm que assistir ao esporte para torcer para o atleta se dar bem, e não porque alguém é bonita ou porque querem me ver de maiô - desabafou.
Treino da seleção Brasileira de saltos ornamentais  (Foto: André Durão)Ingrid durante treino. Disputa começa dia 7 (Foto: André Durão)
A disputa dos saltos ornamentais começa no dia 7 de agosto. Ingrid vai competir na plataforma de 10 metros individual e sincronizada. 
Saiba a agenda olímpica completa

Confira outros trechos do bate-papo com Ingrid Silveira:


Tietagem na Vila dos Atletas


- Na Vila tem sido tranquilo (o assédio). Eu que tenho vergonha de pedir para tirar foto. Estou doida para tirar uma com a Simone Biles (americana), da ginástica, a futura campeã olímpica, mas sempre que encontro ela está almoçando. Que raiva (risos).

Objetivos na competição
- Quero acertar o salto que fiz no Pan, quero chegar na final individual e ficar de quinto para cima no sincronizado. Se eu entrar na final quero brigar por medalha.

Clima de Olimpíada


- Depois da abertura ainda vai ficar mais com cara de Olimpíada mesmo, porque alguns países ainda não chegaram. Mas já entramos no esquema... como pegar ônibus e treinar em horário parecido com o da prova. Aqui na piscina para mim está tudo igual, porque ainda não tem público. Mas lá na Vila é totalmente diferente... os apartamentos, as pessoas. Estou andando e passa do lado uma campeã olímpica.

Ansiedade para ter ouvir o apoio da torcida

- Nos treinos, de vez em quando dou uma olhada para arquibancada, imagino todo mundo lá, com barulho. Mas não estou nervosa. Estou meio que imaginando esta situação para que não me atrapalhe na hora da prova.
Treino da seleção Brasileira de saltos ornamentais  (Foto: André Durão)Ingrid treina seu salto na plataforma de 10 metros (Foto: André Durão)

Íngrid de Oliveira treina no Maria Lenk (Foto: Diego Guichard)Íngrid de Oliveira treina no Maria Lenk (Foto: Diego Guichard)

Nenhum comentário:

Postar um comentário