quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Duelo Lyoto x Muñoz deixa irmãos Gracie em lados opostos do córner

Rener e Ryron estarão com brasileiro e americano, respectivamente. O pai deles, Rorion, foi contra por ter mentalidade da segunda geração da família

Por Rio de Janeiro
16 comentários
Netos de Hélio Gracie e filhos de Rorion Gracie, o criador do UFC, os irmãos Rener e Ryron foram formados para ensinar jiu-jítsu e sempre o fizeram juntos. Neste sábado, no entanto, eles defenderão lados opostos. Rener vai estar no córner de Lyoto Machida, que enfrenta o americano Mark Muñoz, que por sua vez terá Ryron em seu córner. Lyoto e Muñoz, que são amigos e costumam treinar juntos, vão fazer a luta principal do UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra. Em entrevista ao Combate.com, Rener contou que não foi fácil chegar a essa decisão:
- A princípio, nós não iríamos fazer isso. Aí o Lyoto e o Mark nos pediram. Foi uma decisão muito difícil, porque eu também treino com o Mark, e o Ryron também treina com o Lyoto. Ou seja, nós dois treinamos com Lyoto e Mark. Foi bem difícil chegar a essa decisão - disse, por telefone.
Lyoto Machida, Mark Muñoz, Ryron Gracie e Rener Gracie (Foto: Reprodução / Instagran)Ryron Gracie, Muñoz, Lyoto e Rener Gracie, com Hélio Gracie ao fundo (Foto: Reprodução / Instagram)
O que fez Rener e Ryron reconsiderarem a possibilidade da divisão no duelo foi a maneira como o MMA é tratado pela terceira geração da família Gracie, à qual os dois pertencem. O profissionalismo está acima de qualquer outra coisa.
- É interessante. Eu e meu irmão somos parte da terceira geração da família Gracie. Essa geração é bem diferente da segunda geração. Quando a segunda geração lutava, as lutas eram muito emocionais. Era caratê x jiu-jítsu, taekwondo x jiu-jítsu, wrestling x jiu-jítsu, então era a família Gracie contra o mundo inteiro. Toda luta era um grande desafio. Meu pai (Rorion), Royce e Rickson representavam a família Gracie contra outra arte marcial. Mas as coisas mudaram muito. Hoje, é um esporte, e não aquela coisa de defender a honra da família. É um esporte como futebol, basquete, é um jogo. E os caras são atletas profissionais nesse esporte que é o MMA, no qual se inclui o jiu-jítsu. São profissionais que precisam ganhar dinheiro, pagar as contas e ganhar o respeito por serem os melhores no que fazem - declarou Rener.
Eles vão fazer do mesmo jeito que fazem na academia, a não ser pelas luvas um pouco menores e pelos socos um pouco mais fortes. Mas assim que a luta acabar, vamos todos jantar juntos"
Rener Gracie, sobre Lyoto x Muñoz
Não é assim que pensam os Gracies mais antigos, como o pai deles, Rorion. Segundo Rener, Rorion tem a mesma mentalidade de Royce e Rickson, por exemplo, acreditando que o jiu-jítsu é muito mais do que um simples esporte, e não apoiou a ideia:
- Quando contei ao meu pai que eu e Ryron estaríamos no córner um contra o outro, ele não gostou e disse: "Não façam isso. Não é uma boa ideia". Para ele, uma luta não é pelo esporte, e sim pela honra. Ele é da segunda geração e ainda acredita que isso é muito maior do que o esporte. Mas nós explicamos ao nosso pai que tanto Lyoto Machida quanto Mark Muñoz representam o jiu-jítsu Gracie. Os dois representam a nossa academia. Da mesma maneira, elas treinam juntos na academia e fazem sparrings muito duros. Agora eles vão fazer sparring e socar um ao outro dentro do octógono. É diferente. Se eles pudessem escolher, claro que optariam por não lutar. Mas não tiveram escolha, então vão lutar. Eles vão fazer do mesmo jeito que fazem na academia, a não ser pelas luvas um pouco menores e pelos socos um pouco mais fortes. Mas assim que a luta acabar, vamos todos jantar juntos.
Rener Gracie e Ryron Gracie academia jiu-jitsu Estados Unidos (Foto: Getty Images)Rener Gracie (por baixo) e Ryron Gracie ensinam jiu-jítsu nos EUA (Foto: Getty Images)
Rener Gracie disse que ele e Ryron estão igualmente comprometidos com o duelo deste sábado e ressaltou que não treina Lyoto para derrotar Muñoz especificamente, e sim para fazer o compatriota dar o melhor de si dentro do octógono:
Quando contei ao meu pai que eu e Ryron estaríamos no córner um contra o outro, ele não gostou. Ele é da segunda geração e ainda acredita que isso é muito maior do que o esporte. Mas nós explicamos que tanto Lyoto quanto Muñoz representam o jiu-jítsu Gracie"
Rener, sobre a reação de Rorion Gracie
- Quando eu vou lá treinar o Lyoto, eu não treino o Lyoto contra o Mark, eu treino o Lyoto para o Lyoto, entende? Não quero ver o Mark perder, o que eu quero é ver o Lyoto vencer e ter certeza de que, no dia da luta, vai entrar lá o melhor Lyoto Machida possível. Nós concordamos que, se eu vou treinar Lyoto, vou dar 100% da minha dedicação para ele, da mesma maneira que o treinei para enfrentar Phil Davis, Rashad Evans... Contra outros lutadores, vou fazer a mesma coisa e espero que ele dê o seu melhor. Não que eu queria ver Mark Muñoz perder, mas quero ver Lyoto dando seu melhor. E meu irmão está igualmente comprometido em dar a Mark Muñoz a mesma energia e a mesma dedicação.
O segundo filho mais velho de Rorion Gracie (o mais velho é Ryron) contou ainda que a afinidade foi o fator que decidiu quem, enter ele o irmão, ficaria com Lyoto e quem ficaria com Muñoz:

- Nós decidimos na moeda. Estou brincando (risos). Eu treinei mais o Lyoto do que meu irmão, não muito, mas foi um pouco mais. E ele treinou o Mark um pouco mais do que eu. Eu conheço melhor o Lyoto. Eu dou aula de jiu-jítsu para os filhos dele, é bem uma coisa de família. Meu irmão treina com o Mark há muitos anos, e eles também são bons amigos. Mas eu treino com Mark e meu irmão treina com o Lyoto também. Poderíamos muito bem ter jogado uma moeda para decidir. Não importa, contanto que eles entrem lá e façam uma boa luta, sem que ninguém se machuque muito.
Lyoto Machida e Mark Muñoz se enfrentam na luta principal do UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra. O evento será realizado na tarde deste sábado, e o canal Combate transmite ao vivo a partir das 14h15m (de Brasília). O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real e transmite ao vivo a primeira luta do card, entre Brad Scott e Michael Kuiper.
UFC Fight Night 30: Machida x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Norman Parke x Jon Tuck
Alessio Sakara x Nicholas Musoke
Phil Harris x John Lineker
CARD PRELIMINAR
Al Iaquinta x Piotr Hallman
Luke Barnatt x Andrew Craig
Rosi Sexton x Jessica Andrade
Andy Ogle x Cole Miller
Jimy Hettes x Robert Whiteford
Brad Scott x Michael Kuiper

Nenhum comentário:

Postar um comentário