sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Top 5 - Despedidas marcantes de 2010

Alguns talentos do esporte foram descobertos na temporada 2010. Entretanto, o outro lado também existe: astros decidiram abandonar as modalidades em que um dia brilharam. A decisão é tomada por falta de resultados, pela idade avançada, por lesões em sequência ou pelo simples objetivo de descansar após uma carreira intensa e em alto nível.

LONGE DAS QUADRAS

AFP PHOTO/KARIM JAAFA A russa Elena Dementieva surpreendeu os fãs de tênis ao anunciar o seu adeus. Aos 29 anos, ela foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, conquistou 16 títulos da WTA e foi vice-campeã por duas vezes de torneios Grand Slam. O terceiro lugar foi a sua melhor posição no ranking mundial, mas Dementieva já não tinha mais motivação para continuar na briga pela ponta. A russa deixou o esporte para constituir família e ter filhos. No masculino, Guillermo Cañas (ex-número 8) e Carlos Moyá (ex-número 1) também confirmaram saída do mundo do tênis. Moyá foi o primeiro espanhol a atingir o posto de número um do mundo, abrindo portas para nomes como Rafael Nadal.

LONGE DOS TATAMES

Folha Imagem Em abril, Danielle Zangrando anunciou sua aposentadoria do judô. Com 25 anos dedicados ao esporte, ela queria lutar pela última vez em novembro, nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo. No entanto, um "susto" mudou os planos para o fim da carreira: uma gravidez descoberta em maio fez com que a judoca organizasse uma despedida discreta. Zangrando inspirou a atual geração das meninas da modalidade, que conquistam resultados cada vez melhores em competições internacionais. Ela participou das Olimpíadas de Atlanta (em 1996) e Atenas (em 2004). Sua principal conquista foi a medalha de bronze no Mundial de 1995, quando surpreendeu ao chegar ao pódio com apenas 16 anos.

LONGE DA QUADRA E DA AREIA

Sebastião de Souza/AFP Nalbert anunciou sua aposentadoria em fevereiro. O ex-ponteiro justificou a decisão aos fãs e comentou que precisava de novos desafios na vida. Ele encerrou uma carreira marcada por conquistas, mas também por lesões. O crescimento de Nalbert no esporte foi precoce e ele foi campeão mundial em três categorias: infanto-juvenil (1991, aos 17 anos), juvenil (1993, aos 19) e adulto (2002, aos 28). Os problemas físicos o perseguiram com o avanço da idade, e Nalbert chegou a experimentar o vôlei de praia. Ele admitiu que não conseguiu repetir nas areias o mesmo sucesso das quadras e resolveu voltar ao esporte de origem. No fim da carreira, teve mais uma passagem pela praia, mas também sem brilho.

LONGE DO APITO

Neco Varella/Agência Freelancer Carlos Eugênio Simon deixou o futebol em dezembro. Sua última partida foi na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010, no jogo Fluminense e Guarani. Este confronto terminou 1 a 0 para o time tricolor, que faturou o título da competição. O árbitro colecionou polêmicas, mas também elogios durante a sua vitoriosa carreira. No quadro da Fifa desde 1997, ele participou de três Copas do Mundo. Em 2002, comandou dois jogos. Quatro anos depois, esteve em campo para três confrontos. Sem adversários no país, ele foi escolhido para participar da Copa-2010. Simon apitou duas partidas na África do Sul e foi alvo de dúvidas da imprensa inglesa antes da partida entre Inglaterra x EUA. Teve sucesso neste jogo e também em Alemanha x Gana.

LONGE DOS GRAMADOS

Folhapress A temporada 2010 foi rica em despedidas de atletas do futebol. No Brasil, Clemer, Marques e William decidiram dar adeus para seus times. Internacional, Atlético-MG e Corinthians, respectivamente, perderam jogadores identificados com a torcida. O ex-atacante do clube mineiro se aventura na política, enquanto os outros dois ex-jogadores continuam ligados ao esporte de alguma forma. No futebol internacional, jogadores que marcaram época também decidiram 'pendurar as chuteiras' após anos dedicados ao futebol. Morientes (ex-Real Madrid, Liverpool e Valencia), Pannucci (ex-Real Madrid, Milan, Inter de Milão e Roma) e Lehmann (ex-Borussia Dortmund e Arsenal) foram as principais baixas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário