terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Jacaré evolui no boxe, e técnico diz: 'Lutador mais perigoso da categoria'

Treinador Josuel Distak afirma que objetivo é deixar o jogo do pupilo 'cada vez mais imprevisível'. Fera no jiu-jítsu, peso-médio não deixa o chão de lado

Por Rio de Janeiro
31 comentários
Oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu, sendo três na faixa preta, Ronaldo Jacaré se tornou um lutador completo de MMA ao longo dos últimos anos ao evoluir na parte de wrestling e, principalmente, no boxe. Mostrou isso ao nocautear o veterano Yushin Okami de forma impressionante na última luta. Sob a batuta do técnico Josuel Distak, Jacaré tem como objetivo deixar seu jogo cada vez mais versátil (assista ao lado ao treino de boxe de Jacaré).
- Eu me sinto bem melhor em pé agora. A cada dia que passa eu sinto que estou evoluindo. Estou fazendo a parte técnica de boxe com o Distak. Para mim é muito proveitoso, porque estou aprendendo muito e ficando mais confiante em pé. Isso só faz evoluir meu jogo de MMA. Quem tem mais armas no MMA vence, e não aquele que todo mundo já sabe o que vai fazer. Meu objetivo é ser um cara versátil e estou conseguindo. Estou felizão com esse treino de boxe, mas sem deixar o jiu-jítsu de lado. Faço a parte técnica de chão também - disse ao Combate.com.
Para Josuel Distak, a determinação de Ronaldo Jacaré faz a diferença. O treinador de MMA, que foca na meta de deixar o pupilo imprevisível, acredita que ele é atualmente o lutador mais perigoso da categoria dos médios (até 84kg) do UFC:
MMA Josuel Distak (Foto: Ivan Raupp)Josuel Distak é o treinador de MMA da equipe XGym (Foto: Ivan Raupp)
- Já esperava isso, porque o Jacaré é determinado. Todo cara que é determinado tem algo a mais, para aprender mais. O Jacaré está evoluindo muito em pé, está uma coisa absurda. Nossa estratégia é deixar o Jacaré cada vez mais imprevisível. Ninguém sabe como ele vem para a luta, só os treinadores e ele. O adversário hoje tem que estudar muito mais para lutar contra o Jacaré. Ele tem um jiu-jítsu e um wrestling muito fortes e agora está com uma trocação muito forte também. Ele é a nova arma brasileira. Na minha visão, o Jacaré é o lutador mais perigoso da categoria até 84kg. É perigoso em todas as áreas. Vai ser tornar um novo ídolo no MMA. E é um cara família. Da casa para o treino, do treino para casa. Respira luta 100%.
Nossa estratégia é deixar o
Jacaré cada vez mais imprevisível. Ninguém sabe como ele vem
para a luta, só os treinadores e
ele. O adversário hoje tem que estudar muito mais para lutar contra o Jacaré"
Josuel Distak
O jiu-jítsu, no entanto, ainda é a principal arma que Jacaré leva para o octógono. Por isso, ele pensa que ainda tem o que o melhorar na área, e os treinos de chão não são deixados de lado:
- Sempre penso que tenho que melhorar, e realmente tenho que melhorar. A cada dia que passa vejo coisas novas no jiu-jítsu. Estou aprendendo essas coisas novas agora. O jiu-jítsu é arte que a gente não pode deixar de lado, até pelo fato de ser minha arma principal. Procuro treinar a parte técnica que já sei e procuro aprender mais. Estou acrescentando mais armas ao meu jiu-jítsu também.
O próximo desafio de Ronaldo Jacaré será o francês Francis Carmont, que está invicto no Ultimate. Os dois se enfrentam no coevento principal da próxima edição do UFC em Jaraguá do Sul-SC, que está marcada para o dia 15 de fevereiro.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO (até agora):
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson
Thiago Tavares x Zubair Tuhugov*
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Cristiano Marcello x Joe Proctor
* Luta ainda não anunciada oficialmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário