quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Scolari: o preferido do povo


qui, 29/11/12
por Vinicius Paiva |
categoria Marketing
No dia em que o presidente da CBF, José Maria Marin, apresentou oficialmente a dupla que conduzirá o Brasil rumo à Copa de 2014, o Blog Teoria dos Jogos teve acesso a um relatório exclusivo a respeito da aceitação do novo treinador (Luiz Felipe Scolari) mediante à concorrência ao principal cargo da Seleção. A pesquisa, elaborada pela ABR Inteligência – um dos braços do instituto IPEP Pesquisas – foi elaborada entre 25 e 27 de novembro, com 1.050 entrevistas em todas as regiões do país.
Retrocedendo a analise, percebe-se que a demissão do ex-técnico Mano Menezes passou longe de ser uma unanimidade entre os brasileiros:
Se 44% das pessoas concordaram com a saída do treinador, 43% dos mesmos foram contra, índice que denota absoluto empate técnico – considerando margem de erro de 3 pontos percentuais. Homens e mulheres pensam diferente: 59% deles foram favoráveis à demissão; 49% delas se opuseram. O perfil daqueles que aplaudiram a rescisão contratual também inclui adultos jovens (até 30 anos) com alta renda (acima de R$ 5.000) e residentes no Nordeste.
Por fim, nada menos que 78% da amostra considerou o trabalho de Mano Menezes bom ou regular, conforme verificado abaixo:
Quanto ao novo treinador, ainda que se falasse em Pep Guardiola (a melhor escolha, na opinião deste blogueiro), percebe-se que esta opção era muito difundida em pesquisas direcionadas – aquelas em que se vota mediante uma lista de nomes. Em abordagens espontâneas, a preferência recaía sobre o nome de Luiz Felipe Scolari:
Felipão liderava com 36% dos votos, frente a 17% de Muricy Ramalho, 8% de Pep Guardiola, 5% de Vanderlei Luxemburgo e 4% de Tite. O técnico gaúcho era favorito entre homens (39%), estrato onde também se encontra o grosso das preferências pelo espanhol (14%). Por idade, impressiona a aceitação de Luiz Felipe entre os mais velhos – 51% daqueles acima de 50 anos. Os mais jovens se dividem entre Scolari (28%) e Muricy (25%). O nível de renda dos adeptos da “família Scolari” pouco difere. Já Muricy, Guardiola e Luxemburgo são prestigiados em meio a pessoas com maior poder aquisitivo. Como não poderia deixar de ser, é na região Sul a maior aceitação do novo treinador (45%) – todos os demais encontram eco majoritário no Sudeste.
Por fim, 52% da população crê que o título da Copa do Mundo ficará no Brasil, com Espanha em segundo lugar (17%) e Alemanha em terceiro (7%). Surpreendentemente, a Argentina de Lionel Messi surge apenas na quarta posição (5%), superando Itália (3%) e França (2%).
Um grande abraço e saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário