sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Antes e depois: veja a mudança visual de um lutador para pesagem do UFC

SPORTV.COM mostra a diferença física do peso-pena Miltinho Vieira no
início da semana de luta e ao final do corte de peso, seis quilos mais magro

Por Adriano Albuquerque, Ivan Raupp, João Gabriel Rodrigues e Marcelo Russio São Paulo
Comente agora
A primeira luta dos atletas do UFC, eles frequentemente repetem, é contra a balança. Uma luta que começa já no início dos treinos, mas que se intensifica na semana do evento, quando os lutadores cortam a maior parte dos quilos para marcar o valor exato de suas categorias na pesagem de sexta-feira, véspera do torneio. O SPORTV.COM acompanhou o processo de perda de peso de Miltinho Vieira, que luta com Godofredo Pepey no UFC São Paulo neste sábado, para mostrar a diferença visual entre o atleta no início da semana de luta e no final do processo de corte de peso.
Miltinho chegou a São Paulo na terça-feira, pesando 72,2kg, uma marca já bem abaixo dos 80kg que alcança durante as férias e os 77kg de média que apresenta durante os treinamentos. Cerca de três semanas antes do combate, o lutador começa a dieta mais forte, planejada pelo preparador físico André Benkei, considerado o "mago da balança" da Brazilian Top Team.
UFC Miltinho Vieira (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Miltinho Vieira no início da semana (dir.) e na pesagem desta sexta (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Na "semana UFC", a última antes do combate, Miltinho precisa perder seis quilos para bater o limite do peso-pena - a categoria tem o valor de 65,8kg, mas inclui uma tolerância de uma libra (450g) para lutas que não valem cinturão. Desde terça-feira, o carioca troca a água comum pela água destilada, que desce rapidamente, e começa a treinar com roupas de plástico. O pior momento, porém, é a partir de quinta-feira.
- Depois do último treino - que teoricamente não é um treino forte, é mais para suar - a gente coloca aquela roupa de plástico, tenta suar o máximo possível e dorme sem comer. Dormir é muito ruim, sem comer e sem beber nada. Na última luta, fui dormir 1h da manhã e acordei às 7h já louco, ligando para o André Benkei, pedindo para vir para cá, "não estou aguentando, não consigo dormir, vem para cá me ver, estou com muita sede, preciso beber alguma coisa, colocar alguma coisa na boca, ver meu peso"… É agoniante. Você não bebe água, só água destilada, e só molha a boca e cospe. Tento deixar um balde ao lado da cama ou uma toalha no chão mesmo para não sujar o carpete. Na hora que acordo, molho a boca e cuspo, tento não engolir. No dia seguinte, se não deu para tirar, faço uma sauna - detalha o carioca.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A diferença no visual de um atleta alto para a categoria como Miltinho é menor que de alguns outros lutadores, como Gleison Tibau e Francisco Massaranduba, mas ainda é notória. Comparando a foto do lutador na terça-feira, com 72kg, com sua foto na ocasião da pesagem, com 66,2kg, suas costelas aparecem muito mais saltadas na sexta-feira. Seus braços e pescoço também afinaram, e seu rosto apresenta uma expressão mais abatida.
- Estava vendo as fotos do treino aberto e pensei, "Nossa, como estou feio". Eu cortei o cabelo para vir aqui, olho as fotos e penso, "Nossa, como meu cabelo cresceu". Não, na realidade, meu corpo inteiro que diminuiu, sou eu que estou mais fino, estou "chupado"… Já sou feio, fico mais feio ainda, dobra a feiúra! (risos) É estranho mesmo - reconhece.
pesagem mma ufc sao paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Godofredo Pepey e Miltinho Vieira vão fechar o card preliminar (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
A diferença visual para a hora da luta será ainda maior. Através do processo de reidratação, que inclui soro, água, e alimentação com frutas, os lutadores são capazes de recuperar tudo o que perderam na semana, e até mais. Miltinho espera subir até 75kg na hora da luta, ou seja, mais pesado do que quando chegou a São Paulo.
O UFC São Paulo será realizado na noite deste sábado, no ginásio do Ibirapuera, com Vitor Belfort x Michael Bisping como atração principal. O coevento principal será o duelo entre Daniel Sarafian e CB Dollaway. O canal Combate fará a transmissão ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h. O SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Nenhum comentário:

Postar um comentário