sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Menino se candidata a técnico de time inglês, e dono 'agenda' entrevista

Torcedor de oito anos cria plano para elevar Doncaster Rovers da Terceira Divisão à elite em apenas três anos, e mandatário se sensibiliza com atitude

Por Fábio Lima e Felipe Schmidt Rio de Janeiro
38 comentários
Mac Wilson, torcedor do Doncaster Rovers. (Foto: Stevie Uttley)Mac sonha em ser técnico do Doncaster Rovers
(Foto: Stevie Uttley)
Quando o técnico Dean Sounders trocou o Doncaster Rovers, da Terceira Divisão inglesa, pelo Wolverhampton, da Segundona, o torcedor Mac Wilson, de apenas oito anos, resolveu tomar providências para ajudar seu clube de coração. Bolou um plano ambicioso e enviou a proposta ao presidente: gostaria de se candidatar ao posto de treinador para elevar a equipe à divisão de elite.
A audácia do jovem torcedor impressionou o empresário John Ryan, dono do Doncaster. O presidente não deixou o postulante ao importante cargo sem resposta e decidiu ligar para o menino, que não acreditou que estava falando com o "possível" novo chefe.
- Eu liguei para a casa dele na hora do almoço, domingo passado, ele pensou que fosse trote e passou o telefone para o pai. Confirmei que ele teria sua entrevista neste sábado, antes do jogo contra o Leyton Orient, e que depois eu mostraria o estádio antes de encontrar alguns jogadores. Os pais dele ficaram encantados pelo fato de eu ter doado tempo para responder ao pedido - explicou Ryan ao GLOBOESPORTE.COM.
O que chamou a atenção do presidente foram as metas traçadas por Mac, que planejou uma ascensão meteórica do time em um curto período de tempo.
- Eu amei sua abordagem direta e a excelente explicação no currículo, com um detalhado plano de nos levar à Premier League em três anos. Também gostei da honestidade ao admitir que a ideia era sua, mas que a carta havia sido escrita por seu pai, um torcedor de longos anos do Rovers. Fiquei tocado pelo fato de um estudante da sua idade ter tanta paixão pelo clube e querer garantir a manutenção de nosso sucesso atual (a equipe é a segunda colocada da Terceira Divisão) - disse.
John Ryan, presidente do Doncaster Rovers (Foto: Divulgação / Site Oficial)John Ryan realizou o sonho de jogar pelo clube por alguns minutos (Foto: Divulgação / Site Oficial)
John Ryan também tem um histórico incomum com o clube. Entrou no livro dos recordes como o jogador mais velho a entrar em campo profissionalmente, em abril de 2003, com 52 anos e 11 meses de idade. Mas na visão do empresário, sua fabulosa história não se compara à do novo talismã do Doncaster.
- Foi realmente tocante, e a paixão de Mac pelo Rovers é impressionante, mas eu tive alguns momentos excitantes. Claro que curti minha pequena perfomance saindo do banco contra o Hereford, mas o clube é muito maior do que eu, e tenho vivido momentos incríveis - ponderou.
jogadores do Doncaster Rovers comemorando (Foto: Reprodução / Facebook)Doncaster Rovers faz boa campanha na 3ª divisão
(Foto: Reprodução / Facebook)
Mac provou que sonhar não custa nada, por isso Ryan também se permite sonhar. Se pudesse contratar um nome de peso para o cargo, elegeria o treinador mais importante da história do futebol britânico. Mas, por enquanto, na vida real, acabou acertando com Brian Flynn, que já foi interino da seleção do País de Gales, até o fim da temporada.
- Escolheria Sir Alex Ferguson e traria um treinador jovem, entusiasmado e trabalhador com ele, já que desejamos voltar às divisões de elite e queremos permanecer lá.
O dirigente espera que Mac seja parte de um processo importante para o clube, que perdeu muitos torcedores nos últimos anos. A existência de crianças como o ilustre torcedor é a garantia de que o Doncaster terá um público fiel no futuro.
- Nos tempos ruins na década de 90 perdemos uma geração de torcedores para outros clubes como Yorkshire e Leeds United. Mas temos gente como Mac e seus colegas na escola para construir a base de torcedores novamente - concluiu um esperançoso John Ryan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário