sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Promotor, sobre UFC: ‘Se tiver de investir, que seja em esporte olímpico’

Valter Foleto Santin admite ter poucos dados no inquérito instaurado contra o evento, mas cobra: ‘O que o MP não quer é que o município dê dinheiro’

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
4 comentários
Vitor Belfort e Bisping na coletiva do UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)UFC São Paulo terá Vitor Belfort e Michael na luta
principal (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)
Foram três denúncias por e-mail. O promotor Valter Foleto Santin, então, resolveu cobrar explicações à prefeitura de São Paulo sobre o valor de R$ 2,5 milhões gasto em patrocínio ao UFC deste sábado, no ginásio do Ibirapuera. O agente do Ministério Público admite que baseou o inquérito em números não oficiais, mas afirma que essa não é a principal questão.
Segundo Santin, o orçamento prevê investimento em esportes olímpicos, que não é o caso do UFC. Por isso, diz que a Prefeitura não deve repassar o dinheiro para o UFC. Mas, com a proximidade do evento e com a grande possibilidade de o valor já ter sido investido, o promotor afirma que os responsáveis poderão ter de devolver a verba do próprio bolso.
- Ninguém quer impedir que o evento ocorra, obviamente que não. O que pretendemos é que o município não dê o dinheiro. Se o evento é realizado através da iniciativa privada, isso é problema dela. O que o MP não quer é que o município dê dinheiro. É um ato abusivo e um desperdício de dinheiro  público. Essas lutas nem mesmo são consideradas esporte olímpico. Com a proximidade das Olimpíadas, se tiver de investir em esporte, que seja em esportes olímpicos.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Ministério Público instaurou um inquérito afirmando que o acordo conta com irregularidades. Segundo o órgão, o valor acertado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab não condiz com o previsto pela Secretaria de Esportes do novo prefeito Fernando Haddad. Segundo o MP, a verba que seria destinada ao evento de MMA corresponde a 70% de todo o valor previsto para a Secretaria de Esportes no ano de 2013. No entanto, a lei orçamentária da prefeitura para o ano diz que a verba seria de mais 300 milhões de reais, o que leva o valor do patrocínio para o UFC a não corresponder nem a 1%.
O Ministério Público alega que a verba contestada (cerca de 3 milhões) é apenas a reservada para organização e patrocínio de eventos. Mas fontes ligadas ao órgão afirmam que, ainda assim, o valor previsto é bem superior.
Santin admite que ainda tem poucos dados concretos, mas cobra uma resposta da Prefeitura sobre o caso.
- Ainda tenho informações parciais sobre o caso. Não está muito claro. Eu pedi informações. Tive conhecimento desses dados inicialmente, até pela imprensa, mas não são oficiais. É um material muito pequeno, são dados extra-oficiais.
O UFC São Paulo será realizado na noite deste sábado, com o duelo entre Vitor Belfort e Michael Bisping como luta principal. O evento terá transmissão ao vivo e com exclusividade do canal Combate, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Nenhum comentário:

Postar um comentário