quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mistura de surfe e skate, 'skimboard' vira moda nas praias de Salvador

A modalidade parece um surfe 'ao contrário': em vez de ir do fundo para a beira do mar, o praticante vai da beira para a parte mais funda da água

Por GLOBOESPORTE.COM, com informações da TV Bahia Salvador
Eles andam na contramão do surfe, são surfistas ao avesso. - No surfe, a gente vem do fundo para o raso. No skimboard, a gente faz exatamente o contrário, a gente vai do raso para o fundo – conta Lucas, praticante do esporte.
O skimboard é das antigas, uma brincadeira para quem gostava de fazer manobras na beira do mar, mas não tinha coragem de encarar as ondas. Ou pra quem não tinha grana para comprar uma prancha. Com pedaços de madeira, os caras faziam a festa.
Em Recife, virou opção em praias onde aconteciam ataques de tubarão. Bem mais prudente, né? Depois, o passatempo se transformou em esporte e o equipamento usado pela galera evoluiu muito.
Skimboard para matéria do Bahia Esporte (Foto: Reprodução/TV Bahia)Skimboard vira mania nas praias de Salvador (Foto:
Reprodução/TV Bahia)
- Aqui é uma prancha diferente. É uma prancha que é chamada de espuma. Não é aquela prancha de compensado naval, de madeirite, de madeira. Aqui ela é feita comum material que é de vinycel, airex, que é umas quatro vezes mais resistente que o poliuretano, que é o caso do surfe – explica Lucas.
As manobras são inspiradas em outras modalidades. O skimboard é uma grande mistura de surfe, skate e snowboard. Em Salvador, a praia de Amaralina é uma das melhores para a prática do skimboard. A habilidade da rapaziada chama atenção de quem passa pelo lugar.
Na areia, eles agem como caçadores. Olhos fixos na água, à espera do momento certo para atacar. É um "vai e vem" danado. O esporte exige explosão, técnica e muito preparo físico.
- Antes de praticar o esporte, eu pesava cerca de 90kg. Como é um esporte que requer uma explosão física na areia, com a prática, perdi 10kg. Hoje em dia, peso 80 – conta Matheus, outro praticante de skimboard.
A modalidade tem três tipos principais de manobra. Algumas são feitas na areia mesmo e lembram os movimentos do skate. Ao entrar na água, os atletas podem dar uma de surfistas ou usar a onda como rampa e decolar em saltos muito legais. O tempo em cima da prancha é curtinho, mas suficiente pra dar um show de criatividade.
Eles usam prancha, roupa de surfista, parecem surfistas, mas não são. A onda desses caras é surfar de trás pra frente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário